Fonte: Tech Tudo
Um objeto no centro, vinte câmeras Polaroid alinhadas em círculo e ativadas por computador, e um efeito pra lá de curioso. A experiência, Polaroid Matrix, atrai a atenção de quem passa pela Maker Faire, feira de arte e ciência que aconteceu semana passada, em Nova York.
A invenção do fotógrafo Sam Blanchard tenta simular os incríveis movimentos em câmera lenta (bullet-time) feitos pelos personagens do filme Matrix, dos irmãos Wachowski, sem a necessidade de diversos equipamentos caros e utilizando apenas uma tecnologia já bastante conhecida.
O projeto consiste em um círculo com 20 câmeras Polaroid que são ativadas por computador quando o objeto está posicionado da maneira desejada. Então, todas clicam ao mesmo tempo e acabam fotografando-o de ângulos diferentes.
Todas as fotos, que saem instantaneamente das máquinas, acabam sendo juntas e, quando passadas rapidamente, criam a sensação de que o objeto está se movimentando.
Outra possibilidade de utilizar o recurso é de virar as câmeras para trás, formando uma visão panorâmica do ambiente, e não um círculo em volta de um determinado objeto.
O protótipo do Polaroid Matrix foi criado em 2008, mas graças à escassez de filmes da marca no mercado, Sam teve que segurar um pouco a sua ideia, até decidir, no verão de 2010, contar aos internautas no site KickStarter sobre o projeto.
Depois tratou de pedir ajuda aos novos "parceiros" para custear a produção. Deu certo. Ele arrecadou mais de 500 dólares e conseguiu finalizar o "Matrix" a tempo de inscrevê-lo na Maker Faire.
0 comentários:
Postar um comentário