Por: Prof. Enio Leite
Escola Focus
Se há uma área onde as câmeras fotográficas digitais parecem levar a melhor sobre as suas similares tradicionais é na gestão da cor. A captura digital de uma imagem consegue atingir resultados de fidelidade de cor muito mais rapidamente do que o método tradicional, porque temos a possibilidade de utilizar o software que nos é fornecido com a câmera para corrigirmos essa mesma cor.
Sendo um dos problemas com que o fotógrafo se debate mais freqüentemente, as dominantes de cor podem ser rapidamente eliminadas de uma imagem, passando o seu original a estar corretamente equilibrado. No sistema tradicional, só é possível eliminar essa mesma dominante numa segunda fase do processamento da imagem, ficando o nosso original sempre com esse desvio.
A neutralidade total de um filme fotográfico nem sempre é exigida, mas quando tal acontece, o processo para se atingir essa neutralidade é complexa e muitas vezes quase impossível de atingir. A utilização de um termocolorímetro ou calorímetro, será uma boa solução para resolver esse problema, mas o seu preço por ser muito elevado permite que seja utilizado quase que exclusivamente por fotógrafos profissionais. Por outro lado, o trabalho de correção de cor de uma imagem pode ser comprometido pela impressão.
Basta que o monitor, os químicos de cor e o papel footgráfico não estejam calibrados para que se tenha que reiniciar o trabalho. Ao contrário do filme, a fotografia digital independe de terceiros para atingirmos o resultado final esperado.
Para nos certificarmos de que a cor da nossa imagem está neutra, bastará utilizar corretamente o recurso do WB da própria câmera fotográfica digital, visto o mesmo já incluir em si a função de um termocolorímetro. Apesar das câmeras terem complexidades diferentes na utilização desse tipo de característica, mesmo as mais simples proporcionam programas de balanço automático de brancos que permitem resultados bastante próximos da realidade.
Há outras que permitem uma maior flexibilidade na sua utilização, que já é possível escolher a temperatura de cor mais adequada para uma determinada situação, ou até mesmo seguindo o padrão de uma folha branca, acertar a temperatura de cor de uma dada imagem os fotógrafos se deparam diariamente é com o equilíbrio de cor. O ajuste e equilíbrio das cores é um dos principais problemas que o fotografo enfrenta no seu dia a dia.
Uma das maneiras para calibrar estes ajustes é por meio do canal de cores sRGB, 8 cores por canal e Adobe RGB, 16 cores por canal. Veja mais detalhes no manual de sua câmera digital reflex. As câmeras modelos compact operam apenas com o padrão sRGB.
A COR EM PRIMEIRO LUGAR A EMOÇÃO DA COR
A cor é mais ligada à emoção do que à forma. Se expusermos para um grupo de pessoas, por um curto período, uma coleção simples de várias formas (quadrados, círculos, triângulos) em várias cores (vermelho, amarelo, azul), será lembrada muito mais as cores do que as formas em si..
Quando um designer escolhe uma cor, tem em mente que está lidando com um elemento de estímulo imediato que atinge diretamente a emoção humana. A ciência reconhece que as cores exercem sobre todos nós efeitos decisivos, tanto no plano fisiológico como psicológico. Quando descrevemos um objeto, geralmente a cor é sempre o ponto de referência: uma caixa marrom, um tubo vermelho, uma garrafa verde, uma bola dourada.
As cores e suas relações:
AMARELO É uma cor luminosa e muito forte para atrair a atenção, seja sozinho ou em conjunto com outras cores. É feliz, vibrante, vivo.
LARANJA Transborda irradiação e expansão. É acolhedor, quente, íntimo.
VERMELHO Significa força, alegria de viver, virilidade, masculinidade, dinamismo. É uma cor brutal, exaltante e até enervante. Impõe-se sem discrição. Essencialmente quente transbordante de vida e de agitação.
As nuances de vermelho têm características unicas: O vermelho púrpuro é severo, tradicional, rico, poderoso, de grande dignidade. Já o vermelho encarnado sugere atividade, força, movimento, desejos passionais, como rosas vermelhas,por exemplo. A cor vermelho cereja sugere sensualidade. O vermelho mais claro mostra força, impulso, energia, júbilo e triunfo, como a imagem logo abaixo. Tons mais escuros de vermelho, provacará senações mais grave e profundas. Ao tornar-se mais claro, mostra jovialidade e fantasia.
ROXO Equivale a um pensamento meditativo e místico, mistério. É uma cor melancólica, cheia de dignidade e realeza.
AZUL Cor profunda, calma. Preferida por adultos, denota maturidade maturidade, como terno azul de um executivo. Quando sombrio, o azul chama ao infinito. Mais claro, provoca uma sensação de frescor , levezae higiene, principalmente quando na presença de branco.
VERDE Cor universal da natureza. Denota vegetação fresca, harmonia e equilíbrio. Cor verde acalma, não se dirige a nenhuma direção nem encerra algum elemento de alegria, tristeza ou paixão. O verde mais amarelado sugere uma força ativa, um aspecto ensolarado. Entretanto, o verde é a cor mais difícil de representar numa tela de computador. O próprio pixel utiliza dois quadradinhos de cor verde, um de azul e um de vermelho, para melhorar sua percepçãp aos olhos hnumanos.
PRETO A cor impõe seriedade e respeito. Cor preponderantemente masculina. Silêncio eternizante.. Quando brilhante, confere nobreza, distinção e elegância. Também representa morte, o infortúnio, entre os ocidentais
CINZA Expressão de um estado de alma duvidosa e neutra. Símbolo da indecisão e da ausência de energia. Quanto mais sombrio, mais conota desânimo, monotonia.
BRANCO Sugere pureza. Acepsia, imaculabilidade. Cria uma impressão de vazio e de infinito. Evoca frescor e limpeza, principalmente quando combinado com o azul.
ROSA Cor de pouca vitalidade e sugere feminilidade e afeição. É uma cor íntima, de doçura e romantismo.
MARROM a impressão de algo maciço, denso, compacto. Sugere segurança e solidez. Lembra madeira antiga.
A percepção de uma cor é afetada pela experiência individual e os aspectos geográficos e culturais de uma determinada região, etnia ou religiosidade. Por exemplo, para os chineses, o branco é a cor oficial do luto, enquanto no ocidente ela está mais associada à pureza, ao início, e não ao fim, à morte.
Alguns antropologos afirmam que os indios brasileiros, ainda não aculturados, não tem percepção de perspectivas porque não tem linhas retas na natureza e acabam tendo uma percepção diferente do espaço.
A fotografia é uma invenção que só poderia ter viabilizada na cultura ocidental, não porque ele é superior a outras, mas extamente porque nela foram criadas as condições para que isso ocorresse, e uma das condições foi a criação da perspectiva, durante o período renascentista.
A "perspectiva artifialis" como era denominada naquela época, obtida a partir da camera escura foi condição cultural para o entendimento da imagem reproduzida em duas dimensões.
Segundo os mesmos antropologos quando a fotografia foi apresentada aos povos orientais, ela causou similar falta de compreensão que nos indigenas, no oriente a coisa foi pior ainda porque culturalmente eles adquiriram uma compreensão da perspectiva representada em 2 dimensões comp´letamente diversa da nossa. A leitura de textos deles é da esquerda para a direita, por exemplo. A fotografia é um signo e a sua compreensão depende de fatores culturais já germinados na história da cultura ocidental.
CONTROLE SOBRE A IMAGEM
A fotografia digital apresenta uma vantagem inegável de trabalho em relação aos processos tradicionais. Todos nós queremos, a todo o momento, melhorar a imagem. Entanto, é preciso estar consciente para não misturar os conceitos de manipulação.
Quando estamos no laboratório realizando uma ampliação, é possível experimentar a imagem com diferentes graus de papel, proteger mais uma zona para compensar um possível erro na exposição inicial. É possível alterar o enquadramento inicial, modificando algum dado na impressão, com o propósito de se obter uma imagem final melhor.
É disso que no fundo se trata. A Imagem digital permite-nos a possibilidade de tratamento da imagem, de uma maneira muito mais fácil, muito mais rápida e com menores custos.
Aqui reside a principal vantagem desse sistema, e caso o fotógrafo o escolha, o controle final passa totalmente para as suas mãos. A facilidade na sua captura, sua visualização instantânea, aliadas à possibilidade de manipulação, faz com que essa nova forma de conceber a fotografia seja diferente da tradicional e revolucione o conceito da fotografia contemporânea.
CRIATIVIDADE FOTOGRÁFICA
Além da facilidade e praticidade do processo digital, há outro fator que diferencia o processo digital. Até o advento da imagem digital surgir, a maioria dos fotógrafos optava por capturar uma realidade que se encontrava à sua frente. Poderia obviamente intervir sobre alguns aspectos da imagem, na altura do ponto de vista, mas a imagem seria utilizada conforme sua captação.
Com a utilização de câmeras fotográficas digitais, o fotógrafo passa a ter a possibilidade de intervir de outra forma sobre a imagem. Pode ter uma atitude ainda mais criativa sobre a imagem, porque há a possibilidade de intervir sobre ela em um segundo momento.
Na altura da captação de uma imagem, pode imaginar uma colagem com outra imagem que resulte numa terceira imagem. Em outras palavras, isto é também uma abordagem criativa sobre o ato de fotografar, e não deixa de ser fotografia pela aplicação dessas técnicas.
O advento de novas tecnologias inevitavelmente abre novas fronteiras para novas possibilidades e experimentações. Vamos nos aproveitar disto!
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