Por Enio Leite
Escola Focus
O orçamento nunca deve ser passado na hora, a não ser que tenha certeza do trabalho que realizará ou se o fechamento do mesmo dependa disso por questões de prazo, mas não se deixe intimidar pelo cliente.
Na maioria das vezes, o cliente estará pesquisando o melhor preço e você pode correr o risco de dar um orçamento errado na tentativa de fechar o negócio. Peça pelo menos um dia para calcular os custos do trabalho e só depois envie o orçamento por e-mail ou portador.
Não se esqueça que todo o orçamento deve ter prazo de validade. Geralmente recomendo prazos curtos, assim o cliente caso esteja interessado, irá te procurar logo.
Estrutura de um orçamento base
Existem três tipos de orçamento básicos:
1. Estimativa de custos.
2. Orçamento.
3. Contrato.
1. Estimativas de custos
Normalmente usa-se a estimativa de custo quando o trabalho é muito grande e deve ser cumprido em várias etapas e, principalmente, quando seu prazo de duração é longo. Por exemplo, você está fazendo uma campanha fotográfica para uma construtora que durará 20 dias e fotografará vários locais ainda não definidos pelo cliente pois dependem da autorização dos proprietários e da administradora do imóvel. Em uma estimativa de custos existem dois tipos de custos, os fixos e os flutuantes.
Fixos: É o valor de sua saída para a realização de um trabalho. Este custo envolve a preparação do material para foto externa, locação de equipamento, combustível e cachê de assistente. O custo de cada saída vai variar de acordo com cada profissional e com a dificuldade e a distância onde será realizado o trabalho. Procure montar uma tabela de distâncias e horas de trabalho.
Flutuantes: São os valores que não podem ser mensurados antes do trabalho, como fotos excedentes na mesma locação, número de filmes utilizados fora da programação, provas e cópias adicionais e despesas extras decorrentes da produção.
Como funciona: Uma estimativa de custos é sempre precedida de um orçamento complementar onde as despesas extras estão envolvidas.
2. Orçamento
Um orçamento reúne todos os detalhes de uma produção fotográfica e nele devem constar todos os detalhes referentes à produção da foto que será realizada.
- Nome do cliente
- Data
- Nome da agência contratante
- Nome do contato
- Data da produção
- Local
- Profissionais envolvidos
- Número de provas e cópias
-Índice de desgaste, seguro, manutenção e reposição de equipamentos. Se os equipamentos forem seus, cobre uma taxa de aluguel, para cobrir estes custos
- Despesas complementares.
- Data de validade e tempo de veiculação.
O seu cliente não está comprando a foto. Ele está pagando pela licença de uso. Toda licença tem um prazo de vencimento. Vou desenvolver fotos para catalogo de moda verão, por exemplo. A campanha deu certo, o cliente vendeu tudo e está pensando em repetir a dose. Será uma nova campanha, como novos custos de veiculação, visando novos lucros. Sua foto será novamente licenciada, só que desta vez por 70% do valor, já que as mesmas estão prontas. Não esqueça que avisar seu cliente que o mesmo se aplica ao direito de uso de imagem das modelos. Será novo cachê, dentro do mesmo critério.
3. Contrato
Todo contrato de trabalho, veiculação ou prestação de serviço deve ser bem elaborado e, se for realizado para uma grande empresa ou se fizer parte de uma campanha que envolva veiculação em mídia e envolvimento de modelos e outros profissionais, o detalhamento é considerado fundamental.
Você pode encontrar modelos de contratos de produção fotográfica no site da Abrafoto - Associação Brasileira de Fotografia ou no próprio Google. Mas, atenção: contratos copiados, sem a orientação de um advogado poderá ser prejudicial aos seus negócios. Procure fazer um contrato que tenha a sua cara e que atenda as suas reais necessidades. Outra dica: todo e qualquer contrato para ter validade, precisa da assinatura de duas testemunhas!
Dados para preenchimento do contrato
- Nome da empresa contratante / Cliente
- CGC / Inscrição.
- Data de assinatura do contrato.
- Nome da agência contratante.
- Nome do contato.
- Data da produção.
- Local.
- Profissionais envolvidos.
- Número de filmes.
- Número de revelações.
- Número de provas e cópias.
- Despesas complementares.
- Data de validade e tempo de veiculação.
- Valor.
Por fim, não deixe de consultar também os preços praticados no mercado. Há segmentos, perfis de clientes, consumidores, cada um deles com exigências distintas. Esta comparação é importante para orientá-lo melhor a fazer um bom negocio.
FOCUS - ESCOLA DE FOTOGRAFIA
Tel. (11) 3107 22 19 ou (11) 3104 69 51
Rua Riachuelo, 265 / 1ºAndar. São Paulo, SP
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Aprenda a calcular orçamentos de serviços fotográficos
Publicado por
Eduardo Chaves
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