Por: Enio Leite
Focus Escola de Fotografia
Todo o profissional, empresa ou prestador de serviços, seja fotógrafo, advogado, arquiteto, médico, dentista, chef de cozinha e outros, para ter destaque no mercado de trabalho precisa apresentar cardápio de serviços atualizados e diferenciados.
Por exemplo, o cliente que confia em seu advogado, deseja que ele o atenda em qualquer situação seja civil, trabalhista, tributária, previdenciária ou criminal. Não importa se ele atua em todas estas áreas ou não. A presença e a atenção de seu advogado são quesitos necessários para conforto de seu cliente.
O mesmo ocorre com os fotógrafos. O cliente está em busca de um profissional polivalente, aquele que possa atendê-lo nas mais variadas tarefas, seja fotografia publicitária, fotografia corporativa, casamentos e eventos, retratos e books e se possível que também possa organizar, diagramar e imprimir em fotolivro suas fotos pessoais, de viagens e familiares.
Imagine a seguinte situação: Seu cliente preferido resolve, a partir de hoje trabalhar com "Pacotes de Serviços". Quer que você fotografe para o site e catálogos de suas empresas, faça o book de sua filha do meio, fotografe o casamento de sua filha mais velha, faça o pet book, do cachorrinho de sua sogra... Com um pequeno detalhe: o casamento da filha vai ser grátis, pois "já estou te passando muito serviço!" Se você não for polivalente ou fotografo multimídia, nada feito! Um médico pode ser a sua especialidade, mas ele nunca deixa de ser clinico geral.
Situações como esta ocorrem diariamente! Para que isto seja possível, o fotografo precisa ante de todo, estar profissionalmente preparado, para atender este tipo de demanda. Em seguida, terr uma rede social de relacionamento, conhecer as pessoas certas, estar sempre em contato com elas, marcar presença, etc.
Outro fator importante é estar sempre oferecendo novos produtos, novas idéias,novos conceitos de imagem, despertando novas necessidades em seus clientes.
Às vezes temos que fazer algumas concessões. Fotografar de graça para um cliente ou fornecedor, como antiquario por exemplo. Se futuramente você precisar de uma peça antiga e rara para compor um cenário, já sabe onde ir buscar.
Vivemos atualmente em uma época muito diferente do nosso passado. Uma época que avança muito rápido, e onde profissionais e empresas tem muita dificuldade de acompanhar o incessante e acelerado ritmo do Mercado. Este ritmo é imposto pelo próprio mercado e pela concorrência entre as empresas para expandir sua atuação e influencia sobre determinados mercados.
Como um profissional pode ampliar sua área de atuação? Ela deve na maior parte das vezes ampliar seu poder de influenciar as pessoas a aderirem a seus produtos e serviços. E este poder de influenciar pessoas, de divulgar empresas, de ampliar mercados é Marketing .
Hoje é crucial para qualquer profissional, ter bons Talentos.Ser polivalente. A demanda de mercado não atende aquele que faz apenas uma única coisa, atua em uma única área. Há 30 ou 40 anos atrás as empresas buscavam meramente mão de obra em sua generalidade. O que as empresas necessitavam naquela época, era produzir mais. As empresas tinham grande facilidade de colocar seus produtos no mercado. Então começaram a surgir concorrências, e surgiu a necessidade de criar uma empresa para influenciar um comprador a seu favor, em vez de comprar dos concorrentes.
Com o advento do marketing, as empresas começaram a expandir seus mercados e a crescer exponencialmente, e novamente necessitava de Mão de Obra. Mesmo que desqualificada, eles precisavam de trabalhadores. Mas com o avanço tecnológico e a constante mudança do mercado mundial, atualmente apenas mão de obra e Marketing, não faz com que as empresas se destaquem. É necessário que a empresa possua Talentos, ou seja, precisa de empregados ou pessoal com autonomia de decisão, que possa pensar por si mesmo, e que traga soluções para seus problemas.
É muito difícil para uma empresa achar um talento destes, pois o mercado de profissionais é muito grande. Então como uma empresa pode conhecer um talento. Através do Marketing Pessoal do mesmo.
Marketing pessoal é o ato de um indivíduo ir modificando seu comportamento e sua forma de agir, visando um melhor posicionamento no mercado, em empresas que lhe interessam. Para isso o individuo precisa desenvolver técnicas para poder divulgar sua imagem , sua competência e utilizar seus contatos para chegar onde quer. O profissional deve entender o que o mercado precisa para que ele possa se adaptar, estudar, evoluir neste sentido. E no segundo passo profissional precisa então começar a se divulgar, entre seus conhecidos, clientes, outros.
Marketing pessoal precisa ser feito na base da verdade, ética e valores do ambiente onde você quer atuar. Não adianta criar um personagem, visando conseguir um cliente, pois pode acontecer de descobrirem que você não tem a capacidade que demonstrou, e com certeza irá perder o trabalho e qualquer possibilidade de indicação posterior. Então tome cuidado com seu marketing pessoal.
Muitos fotógrafos profissionais não acreditam na utilização do marketing pessoal, mas a realidade ele é a ferramenta que irá impulsionar sua carreira.
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Seja um fotógrafo polivalente!
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
colaboradores
Estou lendo: Seja um fotógrafo polivalente!Enviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário