Fonte: Paulo Sobral
Fotógrafo de campanhas publicitárias, que atua no Studio Roberto Lima ao lado do fotografo Roberto Lima
Confira mais sobre o trabalho dele aqui!
Fotógrafo de campanhas publicitárias, que atua no Studio Roberto Lima ao lado do fotografo Roberto Lima
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Capa da Revista Interview. Publicação é uma das mais respeitadas no mundo quando o assunto é designer, diagramação e conceito. Vale conferir!
Além do estudo detalhado do briefing, há muitos detalhes a serem observados como limpeza, luz, disposição e composição.
O famoso slogan ‘imagem é tudo’ definitivamente não se encaixa a tudo na vida, porém no trabalho de fotografia publicitária para revistas, jornais, internet e afins, a definição se ajusta com perfeição. Não há dúvida de que ao folhear uma revista ou jornal e ao abrir um site da internet, a foto fala muito mais que qualquer texto, atrai para a leitura calculada ou para um clique num banner.
Com a quantidade de veículos que são impressos diariamente e a velocidade da internet, hoje podemos conferir fotos publicitárias nos mais diferentes tipos e estilos de anúncios. Vemos muita coisa boa, porém há também muita coisa mal feita. Há de se tomar cuidado, pois foto é sim um trabalho artístico que merece profissionalismo e muito cuidado, não basta ter bons equipamentos e sair fotografando, a técnica e a experiência são fundamentais no resultado final de uma imagem. Não dá para fotografar pensando no photoshop, pois, mesmo sendo necessário algumas vezes, nem sempre substitui a perfeição do momento, quando registrado com arte e perfeição.
A tecnologia para aperfeiçoar o trabalho final é muito bem-vinda! Há, porém muitos detalhes a serem observados antes e durante as fotos. Tudo começa com a ideia e a pré-foto, com estudo do tipo ou estilo a ser seguido, a definição de um fundo, objetivo da utilização, o espaço em que entrará o texto, a medida, o formato, a técnica e demais detalhes e especificações necessárias. Após o estudo do briefing, é necessário o cuidado com a limpeza, luz, disposição, composição e principalmente saber qual o resultado esperado do trabalho, qual a mensagem a ser transmitida. A ideia é que a imagem transmita o recado, para que o texto só a reforce.
Cabe ao fotógrafo grande responsabilidade no trabalho final de uma campanha publicitária e isso inclui também uma pré-seleção das melhores imagens captadas, que será enviada ao cliente ou agência para que possa ser selecionada a ideal. Ao fim deste processo é que entra o photoshop, com pequenos retoques, recortes e acertos.
A foto deve realmente falar mais que um texto, passar sensações, transportar o leitor ao layout e desta forma ajudar a campanha ser mais eficaz. Uma coisa é contar a historia, outra coisa é conduzir o leitor ou internauta à história e ilustrar com perfeição. Acredito plenamente que o slogan popular que diz que ‘uma imagem vale mais que mil palavras’ se encaixa perfeitamente a fotografia publicitária. A teoria dos discursos imagéticos nos habilita a penetrar no movimento interno dos anúncios, o que nos dá a possibilidade de empreender os procedimentos e recursos da propaganda.
Ao ver algo impresso, como as imagens vistas em anúncios, que o leitor já tocou ou viu um dia em mais de duas, deve trazer à tona essa experiência vivida. Por isso, as imagens publicitárias, além das técnicas, necessitam transportar a mensagem e serem eficientes no resultado.
O famoso slogan ‘imagem é tudo’ definitivamente não se encaixa a tudo na vida, porém no trabalho de fotografia publicitária para revistas, jornais, internet e afins, a definição se ajusta com perfeição. Não há dúvida de que ao folhear uma revista ou jornal e ao abrir um site da internet, a foto fala muito mais que qualquer texto, atrai para a leitura calculada ou para um clique num banner.
Com a quantidade de veículos que são impressos diariamente e a velocidade da internet, hoje podemos conferir fotos publicitárias nos mais diferentes tipos e estilos de anúncios. Vemos muita coisa boa, porém há também muita coisa mal feita. Há de se tomar cuidado, pois foto é sim um trabalho artístico que merece profissionalismo e muito cuidado, não basta ter bons equipamentos e sair fotografando, a técnica e a experiência são fundamentais no resultado final de uma imagem. Não dá para fotografar pensando no photoshop, pois, mesmo sendo necessário algumas vezes, nem sempre substitui a perfeição do momento, quando registrado com arte e perfeição.
A tecnologia para aperfeiçoar o trabalho final é muito bem-vinda! Há, porém muitos detalhes a serem observados antes e durante as fotos. Tudo começa com a ideia e a pré-foto, com estudo do tipo ou estilo a ser seguido, a definição de um fundo, objetivo da utilização, o espaço em que entrará o texto, a medida, o formato, a técnica e demais detalhes e especificações necessárias. Após o estudo do briefing, é necessário o cuidado com a limpeza, luz, disposição, composição e principalmente saber qual o resultado esperado do trabalho, qual a mensagem a ser transmitida. A ideia é que a imagem transmita o recado, para que o texto só a reforce.
Cabe ao fotógrafo grande responsabilidade no trabalho final de uma campanha publicitária e isso inclui também uma pré-seleção das melhores imagens captadas, que será enviada ao cliente ou agência para que possa ser selecionada a ideal. Ao fim deste processo é que entra o photoshop, com pequenos retoques, recortes e acertos.
A foto deve realmente falar mais que um texto, passar sensações, transportar o leitor ao layout e desta forma ajudar a campanha ser mais eficaz. Uma coisa é contar a historia, outra coisa é conduzir o leitor ou internauta à história e ilustrar com perfeição. Acredito plenamente que o slogan popular que diz que ‘uma imagem vale mais que mil palavras’ se encaixa perfeitamente a fotografia publicitária. A teoria dos discursos imagéticos nos habilita a penetrar no movimento interno dos anúncios, o que nos dá a possibilidade de empreender os procedimentos e recursos da propaganda.
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