Por: Kennia Di Andrino
No Módulo de Fotografia de Produto (Still) no IIF - Instituto Internacional de Fotografia colocamos em prática soluções para obter a melhor representação de cada objeto. E para realçar as qualidades do produto, como os brilhos, relevos e texturas, a iluminação é uma grande aliada.
ESTILOS
Existem dois tipos de fotografias de produto: a foto ambientada (ou seja, contextualizada com um ambiente) e a foto com o fundo para recorte.
Na foto ambientada, a composição é importante para que a mensagem seja passada com eficácia. Se você une uma xícara de café com os grãos em volta, a sensação de aconchego é muito maior do que apenas a xícara em um fundo branco. Já no caso da fotografia para recorte, o principal é retratar bem o produto, já que a mensagem publicitária será adicionada posteriormente.
OBJETOS
Dentre os objetos existem três tipos: objetos opacos, objetos translúcidos e objetos reflexivos. Cada um desses objetos se comporta de forma diferente à luz.
Opacos: A luz pode ser apontada diretamente para a peça. Devem-se levar em consideração suas cores, texturas e design para ressaltar sua identidade.
Os grãos opacos tiveram suas formas valorizadas utilizando a iluminação direta
Translúcidos: para valorizar a transparência, uma excelente dica é utilizar contraluz ou iluminar apenas o fundo (utilizando rebatedor para compensar a luz em outros ângulos).
Para reproduzir as dimensões da embalagem e sua transparência, utilizamos a contraluz
Reflexivos: Estes objetos são como espelhos. Por isso, refletem muito mais do que outros materiais. Neste caso, é comum cercar o objeto fotografado, ou seja, isola-lo do ambiente com rebatedores e tapadeiras, já que tudo que está a sua volta pode aparecer no objeto (como a própria objetiva da câmera, o teto, o fotógrafo ou outras pessoas no studio, etc...).
Saxofone. Destacamos a peça ao fotografá-la com um fundo preto. E para criarmos um reflexo agradável, incluímos rebatedores à frente e nas laterais
Fundo infinito - branco ou preto?
Depende. Se quiser o fundo para recorte do produto o branco é melhor por dois motivos: não interfere na cor do objeto (quando a luz volta) e é mais fácil de recortar nos photoshops da vida. Para isso, a luz apontada para o fundo infinito deve ser, em média, um ponto (da fotometria) acima que a luz principal. Mas cuidado para que a luz do fundo não volte para o produto, acabando com o contorno do objeto. Já o fundo preto, depende do conceito a ser passado na mensagem. No caso de fotografia de joias (ou outros objetos reflexivos, como a imagem do Saxofone) é bem interessante o fundo escuro para dar um melhor contraste na peça, além de deixá-la esteticamente mais agradável.
Kennia Di Andrino é radialista, jornalista e cursa fotografia no IIF - Instituto Internacional de Fotografia. Fascinada pela comunicação, Kennia busca explorar diversas áreas: Mídia impressa, audiovisual, virtual e, claro, fotográfica. Twitter: @kukadiandrino
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