Fonte: Folha de SP
Obra de arte urbana na cidade de Liubliana, capital da Eslovênia, registrada em 2008 pela equipe do blog Da Rua
Foto: Lost Art/Divulgação
A Folha.com lançou nesta semana o blog Da Rua (folha.com/darua) produzido pelos fotógrafos, jornalistas e curadores Ignacio Aronovich e Louise Chin.
No novo blog, a dupla pretende mostrar o trabalho de artistas de rua que chamam a atenção pelo mundo.
"Quem sabe a gente consiga também ensinar para pessoas que só enxergam a obra por cima um pouco sobre quem são os artistas de rua, suas influências e embasamentos", afirma Chin.
Já no segundo post do blog, que estreou na quarta passada, eles discutem a preservação da arte de rua a partir da comoção em torno de grafite dos artistas Osgemeos, apagado nesta semana de um prédio em São Paulo.
"É uma discussão atual. Após o sucesso da Lei da Cidade Limpa em São Paulo, houve uma espécie de retrocesso com a publicidade voltando para relógios e pontos de ônibus. É importante discutir a ocupação do espaço público", diz Aronovich.
Eles começaram a fotografar arte de rua em 1996. Quatro anos depois, lançaram o site Lost Art (lost.art.br), um coletivo de fotografia, comportamento e arte que se tornou referência no meio.
"A gente documenta essa cena há muitos anos, antes de enxergarem como arte. Chamavam-nos de loucos. Vimos um potencial naqueles artistas, considerados vândalos na época", relata Chin.
A dupla já fotografou trabalhos de rua em países como EUA, Alemanha, Eslovênia (foto ao lado) e Chile.
0 comentários:
Postar um comentário