Fonte: EFE
O anúncio de um creme antirrugas da L'Oréal teve sua circulação proibida no Reino Unido por apresentar o rosto de sua protagonista, a atriz Rachel Weisz, "exageradamente retocado", o que poderia sugerir de maneira enganosa que se tratava dos efeitos do produto.
Na propaganda, a atriz, de 41 anos, aparecia com uma pele extremamente suave, provavelmente retocada digitalmente no Photoshop, informou nesta quarta-feira o jornal britânico "The Guardian".
O organismo regulador da publicidade no Reino Unido (ASA, na sigla em inglês) decidiu proibir esse anúncio antes que ele fosse publicado nas revistas britânicas.
Segundo a ASA, as mudanças feitas na fotografia da atriz "exageravam enganosamente" o efeito do produto, o creme antienvelhecimento Revitalift Repair 10 da empresa francesa.
A atriz britânica, casada recentemente com o ator Daniel Craig, já se mostrou em várias ocasiões contrária aos retoques digitais exagerados e ao uso do bótox pelas estrelas.
A L'Oréal, por sua vez, reconheceu que a fotografia tinha sido retocada, mas defendeu as modificações aplicadas porque "o anúncio tentava representar Rachel Weisz da maneira mais favorecida possível, sendo que os esforços foram dirigidos em conseguir o máximo de retoque (digital) possível".
No entanto, a decisão da ASA foi bem recebida pela deputada liberal democrata Jo Swinson, que apoia uma campanha contra o uso de imagens de beleza não realistas na publicidade.
"A proibição deste anúncio, assim como a postura da ASA contra a publicidade com fotografias muito retocadas, deveriam ser uma chamada de atenção", afirmou a deputada.
Essa não foi a primeira vez que a ASA proibiu um anúncio da L' Oréal. Em 2011, o órgão regulador vetou as campanhas publicitárias com a atriz Julia Roberts e com a modelo Christy Turlington, as quais também estavam retocadas com Photoshop e foram consideradas como "propagandas enganosas".
1 comentários:
Acho que governo têm que se ater ao seu papel. Eles esquecem, que a fotografia faz parte de um imaginário, principalmente quanto à foto-publicidade. Antigamente se fazia isso somente com a luz e a maquiagem; agora temos outros subterfúgios para chegar em um resultado melhor. Claro que os exageros devem ser observados, mas quando na publicidade se faz os retoques, não se procura fazer as pessoas acreditarem de fato que vão ficar com a pele tão lisa; mas a idéia da pele um pouco mais lisa é o que tem que prevalecer.
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