O Diretor de Marca e Digital do HSBC, Carlos Alves, veio em público esclarecer que a campanha do HSBC no FLICKR deverá passar por mudanças sobre as questões dos direitos autorais cabendo ainda, a instituição financeira adquirir as imagens de acordo com as formas previstas por lei.
Acompanhe abaixo o email-resposta enviado aos fotógrafos Ignacio e Louise sobre a página "Palco HSBC":
************************
Caros Ignacio, Louise e demais participantes,
Lemos a mensagem de vocês e de outras pessoas e entendemos o seu ponto de vista.
Aliás, esta é a proposta da campanha do HSBC: promover a opinião das pessoas sobre diferentes assuntos, através de fotos e vídeos de depoimentos. Acreditávamos que a publicação dessas opiniões em escala nacional seria uma forma de estimular a participação das pessoas. Mas reconhecemos que é preciso mais do que isso.
O pensamento do HSBC aqui e no mundo é justamente reconhecer e respeitar os valores das pessoas, inclusive o respeito ao direito autoral de fotógrafos profissionais e amadores.
Sendo assim, o HSBC vem publicamente informar que já tomamos as providências para reformular a ação, agora com um regulamento compatível com as expectativas da comunidade.
A partir de agora, manteremos a proposta inicial de selecionarmos oito (8) fotos que melhor representarão os temas discutidos e as vencedoras serão devidamente adquiridas pelo HSBC, caso as mesmas sejam utilizadas em campanhas do HSBC.
Já solicitamos a alteração do regulamento junto ao Yahoo! (Flickr) e isto deverá ocorrer em breve.
Agradecemos a manifestação de vocês e a atenção neste momento.
Coloco-me à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.
Carlos Alves
Diretor de Marca e Digital do HSBC
************************
fonte: email do fotógrafo Clício enviado para a lista Fotoclic do Yahoo.
Observa-se que a movimentação da classe fotógrafica faz sentido e entende-se que, mais uma vez, a utilização das redes sociais para discussão de idéias, pensamentos e opiniões não é apenas uma mera "brincadeira" mas sim um instrumento que pode, e deve, estar à favor de quem tem algo a dizer.
Parabéns aos fotógrafos, afinal, é apenas uma batalha vencida ao meio de uma guerra de abusos contra a profissão.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Diretor de Marca do HSBC volta atrás e promete novo regulamento para aquisição de imagens no FLICKR. Acompanhe a carta resposta da instituição
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
Notícias
Estou lendo: Diretor de Marca do HSBC volta atrás e promete novo regulamento para aquisição de imagens no FLICKR. Acompanhe a carta resposta da instituiçãoEnviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário