São três dias e quase 22 horas para absorver o melhor que os 13 palestrantes propõem para um público superior a 700 congressistas. Os números impressionam pela participação de fotógrafos de várias partes do país. Sem dúvida um espaço privilegiado para network e reciclagem de conhecimento.
O FOTOCOLAGEM acompanhou de perto a abertura do Estúdio Brasil 2009 no Teatro das Artes, localizado no Shopping Eldorado, em São Paulo. O espaço trouxe, além de conforto para os congressistas, boa localização e também infra-estrutura invejável para outros eventos que acontecem na capital.
Logo na recepção os congressistas eram acompanhados pela equipe de marketing para adquirir o seu crachá e também o workbook, material essencial para acompanhar todas as atividades, palestras e perfis dos apresentadores do evento. Ainda no hall do Teatro das Artes, o público era convidado a conhecer o trabalho de alguns expositores que aproveitaram a chance de vender e negociar álbuns de casamento, maquinário para estúdio, dentre outros.
Do lado de fora, próximo a entrada, a Editora Photos, organizadora do evento e que assina também a produção do trabalho, divulgava seus últimos lançamentos editoriais. Durante o primeiro dia do fórum, o livro: “Guia de Iluminação para Fotógrafos” de Bill Hurter foi o mais pedido. Os congressistas levaram um exemplar para casa por R$89. Outros aproveitam para adquirir a camiseta comemorativa do Estúdio Brasil que saia por R$35.
Entre os participantes do evento, a fotógrafa Juliana Barros, natural da cidade de Santos, destaca que seus olhos estariam focados em todas as palestras, no entanto, também estava atenta à troca de experiência com outros profissionais. “Fazer contatos e conhecer outras linguagens de fotografia agrega muito ao conhecimento e expande o olhar”, comenta a fotojornalista.
Entre os entrevistados pela equipe do FOTOCOLAGEM no evento, observa-se que boa parte dos profissionais migraram sua atuação para a fotografia de eventos sociais. Os casamentos, aniversários, batizados e comemorações abraçam os profissionais que antes dedicavam-se timidamente à fotografia de moda e books.
“Ouvi falar muito bem do evento. Estava nesta última edição do Paraty em Foco e um grupo de amigos comentou sobre o Estúdio Brasil. Resolvi arriscar. Participei também do Photo Brasil, mas senti que faltou algo para agregar informações ao meu trabalho. Estou esperando mais deste fórum”, analisa a fotógrafa de eventos sociais, Carolina Catalani de São Bernardo do Campo.
“Acredito que este evento ajude a aguçar a percepção do profissional do que ele pode, deve e precisa ter no seu estúdio na hora de formatar um trabalho. Existe boas palestras, bons materiais, mas estou em busca de mais técnica”, afirma Fabio Montanhani, fotógrafo de eventos sociais que também mora na região do ABC Paulista.
Durante a abertura do evento, a humorista Cris Nocolotti da trupe do TERÇA INSANA, um dos grupos de maior sucesso em standup comedy do país, apresentou uma esquete sobre a difícil convivência entre filha e pai (fotógrafo). O público garantiu boas risadas.
Toda a transmissão da abertura e das duas primeiras palestras do ESDÚDIO BRASIL 2009 foram postadas ao vivo no twitter do @fotocolagem. Pessoas de várias partes do país puderam acompanhar os comentários e também encaminhar as informações do evento para seus contatos.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Estúdio Brasil 2009 consolida-se como o maior fórum de troca de experiências quando o assunto é fotografia de estúdio. Palestrantes são destaque
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
estudiobrasil,
Notícias
Estou lendo: Estúdio Brasil 2009 consolida-se como o maior fórum de troca de experiências quando o assunto é fotografia de estúdio. Palestrantes são destaqueEnviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Olá Eduardo!
Muito obrigado pela sua presença e comentários. Se hoje o Estúdio Brasil consolida-se como o maior congresso de fotografia de estúdio da América Latina, é graças ao apoio de vocês - e demais instituições que acreditaram no projeto. Como, principalmente, os congressistas que lotaram o Teatro da Artes. Em nome da Editora Photos, MUITO OBRIGADO!!
Só retificando, o nome da comediante que se apresentou na abertura é Grace Gianoukas do Terça Insana.
Grande abraço
Daniele Ebeling
Editora Photos
Postar um comentário