Fonte: BBC Brasil
A galeria James Hyman, de Londres, expõe a partir de quinta-feira uma série de fotografias da atriz francesa Brigitte Bardot, tiradas por paparazzi. (Fotos: cortesia James Hyman Gallery)
A atriz francesa Brigitte Bardot, que comemora 75 anos, é o tema de uma exposição fotográfica em Londres, que também explora a origem dos paparazzi.
A exposição Brigitte Bardot e os Paparazzi Originais, a ser inaugurada na quinta-feira na galeria James Hyman, mostra a transição da fotografia de celebridades, dos estúdios e fotos posadas para as imagens capturadas na rua ou em momentos de lazer.
Brigitte Bardot foi uma das primeiras atrizes a ser 'perseguida' por paparazzi, sendo, inclusive, a musa do primeiro de todos eles, Tazio Secchiaroli, que inspirou o personagem Paparazzo do filme La Dolce Vita, de Federico Fellini.
A assessoria de Bardot chegava a avisar os fotógrafos sobre o paradeiro da atriz, para aumentar a cobertura da imprensa.
Segundo a curadoria, a exposição mostra como Bardot e os paparazzi criaram uma nova imagem de feminilidade, sexualidade feminina e moda jovem.
A exposição que reúne 75 fotografias, algumas delas nunca expostas antes, fica em cartaz até o dia 3 de dezembro.
A exposição mostra o momento em que 'celebridades' passaram a ser fotografadas 'de surpresa', ou sem a produção de um estúdio. O primeiro fotógrafo a adotar o estilo foi Tazio Secchiaroli.
Secchiaroli, cujo nome de guerra era 'paparazzo', foi o primeiro a clicar as 'celebridades' desavisadamente. Ele inspirou um personagem do filme 'La Dolce Vita', de Federico Fellini.
1 comentários:
Bem que esta exposição poderia vir parar aqui como parte das comemorações do ano França-Brasil.
Postar um comentário