Por: Ranieri Ribeiro
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Não é apenas o tamanho da fonte de luz que influi na qualidade da iluminação.
A posição da fonte emissora é também muito importante. Uma mudança radical de ângulo de iluminação altera drasticamente o equilíbrio entre as áreas claras e escuras de uma cena, suas cores e a quantidade de detalhes que aparecem na imagem.
A posição da luz influi de duas maneiras na iluminação visual de um objeto. Uma delas é subjetiva. Diferentes ângulos de iluminação estão associados a estados de espírito bem diversos. Basta pensar nos efeitos sinistros que uma luz lançada de baixo para cima produz em um rosto, uma vez que esta iluminação é muito utilizada em filmes de terror, ou a misteriosa e sensual luz que este rosto pode adquirir se esta luz for lateral, deixando uma parte do rosto com uma sombra mais acentuada.
A outra maneira é a luz objetiva , diz respeito a quantidade de luz que incide sobre o objeto , pessoa , rosto que está sendo iluminado de forma diferente na quantidade de luz que chegará aos mesmos.
Assim para se captar a textura de uma superfície rugosa ou ondulante, como o mar, a posição da luz mais indicada é sem dúvida uma luz mais rasante, uma luz lateral mais baixa acentuando os detalhes de uma sombra mais pronunciada. Uma luz vertical, isto é, uma luz a pino, tipo Sol do meio dia tenderia a homogeneizar a superfície roubando –lhes os detalhes de sombra e profundidade.
Geralmente, podemos relacionar cinco principais posições da fonte de luz:
Luz Lateral: é a que produz os jogos de sombra mais radicais, como já vimos , salienta também a textura dos objetos.
Luz Meio Lateral: produz menos sombra que a luz lateral mostrando maior extensão de área iluminada.
Luz frontal: esta não apresenta praticamente sombras por que as linhas dos objetos ficam pouco acentuadas, já que não há contrastes. O mesmo acontece com a textura que tende a desaparecer em compensação a definição de cores é melhor.
Luz Vertical: os efeitos dessa iluminação assemelham-se aos da luz lateral, clareia intensamente o topo do objeto e produz sombras ao longo de seu corpo realçando detalhes e áreas de sombras bem definidas.
Luz de Retaguarda ou Contraluz: O objeto ou pessoas ficam menos iluminadas frontalmente e seus contornos são sublinhados por um halo de luz mais acentuados. O Contraluz ou luz de retaguarda funciona melhor em termos de definição de imagens, quando uma luz frontal ou meio lateral, menos intensa é projetada sobre o mesmo, permitindo identifica-lo. Podemos fazer essa iluminação rebatendo a luz sobre o objeto ou iluminando-o com uma pequena fonte de luz artificial (flash) Uma vez que luz não faz curva , podemos rebate-la, direciona-la, refleti-la, desvia-la.
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Posição da fonte de luz
Publicado por
Eduardo Chaves
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Foto casal no estúdio: contraluz com flash iluminado frontalmente com outra fonte de luz artificial, criando um halo luminoso ao redor do casal
Noiva iluminada com luz do sol meio lateral e iluminada pela frente com uma pequena fonte de luz artificial (flash)
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3 comentários:
Gostei da maneira clara de falar sobre um assunto meio tortuoso para quem, como eu, está começando a estudar fotografia.
:-))
parabéns pelo blog meu caro Ranieri, belo trabalho o de vocês.Abraços.
Parabéns pelo trabalho e pelo blog meu caro Ranieri.Abraços.
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