"A Kodak N° 1 tinha o seguinte slogan: “You press the buttom. We do the rest” - Você aperta o botão. Nós fazemos o resto", destaca o colaborador do FOTOCOLAGEM, Thiago Coutinho na seção: "Não é só apertar o botão"
Esse título traduz a idéia desse canal. Pois, por um lado faz uma alusão a um importante momento da História da Fotografia resgatando o slogan da Kodak n°1, que deu um grande impulso para popularização da fotografia. E, por outro, buscar trazer a reflexão e discussão sobre o assunto, ou seja, ir além da técnica.
Em 1888 a Kodak lança a “N° 1”, sua primeira câmera fotográfica. A grande diferença para as câmeras da época consistia na sua concepção, facilitar o uso. Com ela, não era necessário ter nenhum conhecimento de revelação e, diferente das câmeras da época, era possível fazer várias exposições sem a necessidade de trocar a chapa, pois utilizava um rolo que possibilitava em torno de 100 exposições.
Após realizar as exposições, bastava enviar a câmera para fábrica da Kodak, lá realizavam todo o processo de revelação e a câmera era devolvida com um novo rolo. A Kodak N° 1 tinha o seguinte slogan: “You press the buttom. We do the rest” - Você aperta o botão. Nós fazemos o resto.
Hoje, passados 124 anos e muitas imagens produzidas, a fotografia se desenvolveu bastante. Por isso, hoje não podemos apenas apertar o botão. É preciso buscar o conhecimento e, não me refiro apenas à busca pelo domínio técnico do aparelho. Afinal de contas, do que adianta discutir sobre diversos tipos de câmera, formatos de arquivo, programas de edição se não sabemos o que fotografar? Nada. Não adianta apenas apertar o botão sem qualquer critério.
Com a tecnologia digital a fotografia se popularizou ainda mais. Se antes da fotografia digital, cada família possuía uma câmera para registrar os acontecimentos familiares mais importantes. Na fotografia digital, cada membro possui uma câmera em seu celular e tudo se tornou fotografável.
O acesso aos meios fotográficos e de informação contribuiu para o surgimento de mais entusiastas e, posteriormente, novos “fotógrafos”. Porém, apesar da ávida busca pelo conhecimento fotográfico, muito pouco se reflete sobre a fotografia produzida. Essa busca, na maioria dos casos, limita-se ao domínio do aparelho e de sua linguagem. Ou seja, o estudo se torna um acúmulo de informações prontas sem qualquer reflexão.
Possivelmente, um dos primeiros passos para refletir sobre a fotografia seja conhecer sua História. Assim, é possível compreender como a fotografia se desenvolveu desde sua invenção/descoberta e as mudanças pelas quais passou, tanto ideológicas como técnicas. E, o mais importante em conhecer a história da fotografia é a ampliação do repertório imagético, pois ele que vai permitir que o fotógrafo tenha parâmetros para julgar e refletir sobre as próprias imagens.
Enfim, é importante refletir sobre o que e como se faz, pensar a fotografia antes e depois do clique. Afinal de contas, a cada imagem que produz o fotógrafo insere toda carga cultural adquirida através de experiências mais diversas, ou seja, quanto mais referências imagéticas melhor.
Fonte: Thiago Coutinho
Colaborador do FOTOCOLAGEM na seção: "Não é só apertar o botão"
Gostou do post? Deixe seu comentário ou escreva para o blog:
contato.fotocolagem@gmail.com
2 comentários:
Esta é uma reflexão que temos que fazer diariamente. Cada vez mais ampliarmos nossas possibilidades.
Embora concorde com o texto, não paro de pensar que o anúncio da Kodak visava o público geral, que nada sabe e nada quer saber sobre técnica fotográfica. Este público quer apenas apertar um botão e manter um registro próprio ou do coletivo em um dado momento no espaço e no tempo.
O que existe além disso é trabalho amador (feito com amor) e/ou profissional e para estes não basta apenas apertar um botão, com certeza.
Postar um comentário