O fotógrafo norte- americano Irving Penn, um dos maiores nomes da história da fotografia.
Ser fotógrafo profissional não implica em ostentar nenhum titulo de nobreza, muito menos uma qualificação ou posição de destaque perante outros fotógrafos.
Temos um exemplo que pode ilustrar muito bem este fato. Entre no google, digite “fotógrafo profissional”, “fotógrafo de casamentos”, “fotografo de estudio” ou simplesmente “fotógrafo”. Irá encontrar uma infinidade de profissionais, para todos públicos, gostos e bolsos.
Nas minhas aulas procuro transmitir um conselho: não se limite a ser apenas bom fotógrafo, seja um especialista na sua área de atuação. Mostre ao seu cliente que você conhece muito bem o mercado dele. Discuta a posição da empresa frente aos concorrentes, mostre novidades e sugira saídas criativas, de baixo custo.
Antes de começar a fotografar as novas coleções, seja para catálogos ou site, sente com seu cliente, discuta sobre quem disputa espaço de mercado com seu empreendimento, quais os tipos de catálogos, folhetos e imagens que estão utilizando em seus sites.
Veja também como está o mercado lá fora e proponha algo que valorize, que alavanque as vendas. Mostre que sua intervenção profissional é importante. A honestidade e transparência do fotógrafo são as bases para sucesso de seu negócio.
A maioria dos empresários vive enclausurado em seus negócios. Não tem o habito de sair e dar uma espiada por ai. Faça isto por ele.
Hoje, qualquer um pode comprar uma câmera super profissional, programá-la em modo totalmente automático e sair por ai, fotografando e dizendo que é fotografo profissional. Mas, isto não implica que o novo fotógrafo tenha capacidade técnica, estética ou compreenda a demanda de seu cliente. Fotografar é muito fácil, mas se o fotógrafo não tiver controle sobre seu equipamento, jamais conseguirá repetir o mesmo resultado.
O profissional da fotografia não deve cobrar seus honorários pelo número de fotos, mas pela qualidade efetiva de seu trabalho.
A frase mais comum que costumo ouvir é: “sou autodidata. Sempre corro atrás daquilo que quero saber”. Sem duvida este é um dos caminhos que levam a aprendizagem. Mas tudo poderia ser diferente se o interessado recebesse auxílio de um professor. Receber esse suporte é uma segurança extra no processo de crescimento do fotógrafo.
Lembre-se: há dois tipos de professores: aquele que passa a mão na cabeça do aluno, mas não ensina nada. E, outro, que é chato, insistente, que cobra resultados constantemente. Em suma, é necessário um profissional para mostrar o caminho das pedras. Uma boa escola poderá fazê-lo entrar pela porta da frente no mercado. Este aluno, depois de formado, com certeza irá competir em nível de igualdade, com outros fotógrafos autodidatas que estão por ai há 10 ou 20 anos.
Fonte: Enio Leite
Mestre e fundador da escola de fotografia mais tradicional de São Paulo
Focus Foto, acesse o site e confira as novidades dos cursos!
0 comentários:
Postar um comentário