Você já tem equipamentos, já leu livros, fez cursos e já sabe precificar seu olhar. E agora como vender seu click? A coluna "Criatividade em Processo" da colaboradora Fabi Araújo pede um olhar mais profissional sobre os preços cobrados pelo seu trabalho. Dá para inserir isso na prática? Confira!
Se você entrar na guerra de preço estará sendo mais um (Mais uma vez não queime OS FOTOGRÁFOS no mercado anunciando seu serviço em site de compras coletivas por “micharia”). Aprenda a valorizar seu produto (seu serviço fotográfico).
É melhor fazer 8 casamentos a R$ 1.000 ou 1 por R$ 8.000,00 ?
Se diminuir seu preço para R$ 500,0 vai fechar mais casamentos?
Pense bem (aprendi isso com grande empresário de BH).
Existe espaço para todos desenvolverem seu trabalho, precisamos nos fortalecer e cobrar preço justo.
Não venda Álbum fotográfico, DVD com fotos em alta resolução VENDA SONHOS. Aprenda a ouvir seu cliente e assim despertar verdadeira sua paixão. Agora que você já sabe quanto cobrar (veja o post da semana passada – criar link). Não deixe de cobrar pela reserva da data da sessão fotográfica. Passe todas as informações ao seu cliente (produtos disponíveis, como será realizada a sessão, etc...). Mesmo que sua empresa seja você é necessário aprender sobre finanças, marketing.
Você não compete com o outro fotografo , você deve competir com você mesmo (cada trabalho deve ser o melhor já produzido, esqueça aquele esquema de receita de bolo). Se você fizer igual sempre, ficará para trás, inove, criei, arrisque, cada novo cliente é um novo projeto, é o momento de buscar o melhor novamente, um novo desafio.
Como trabalhar de forma organizada? Criei um organograma (descreva o que deve ser feito e como deve ser feito) assim você passa a controlar seu fluxo de trabalho.
- Backup ( tenha 3 cópias) – NO PC para edição, no DVD para armazenamento e a terceira um HD externo (arquivo anual) nele você salva as fotos depois de editadas também. Para cada ano um novo HD.
- Edição: Seja impecável nas edições (não precisa mudar o rosto de sua cliente, mas com certeza aquela espinha horrorosa não deveria ter ficado ali).
- Quantas fotos entregar ao seu cliente? Depende única e exclusivamente de você. Mas lembre-se: que quanto mais você der ao seu cliente mais ele vai querer.
- Provas: Uma boa sugestão é Exibir em Webshow, ma isso vai depender muito de você. Muitos fotógrafos acreditam que entregar as fotos antes pode diminuir suas vendas. Você é fotografo, mas deve pensar como empresário. Você deve aprender a vender seu “peixe. Você pensa com o lado direito ou esquerdo do cérebro ?
Lado direito: São criativos e artísticos
Lado esquerdo: Lógicos e analíticos.
É melhor começar a treinar os dois lados, pois você depende deles para ter aquelas maravilhosas férias em Janeiro ou comprar aquele belo carro.
Meu namorado utilizada de forma excelente os dois lados do cérebro (ele é musico e vendedor) ele consegue entende e encantar seu cliente, tem paciência em ouvir e compreender o que o cliente deseja. No final de cada mês é sempre o campeão de vendas. Você acha que não tem habilidades para vender? Existem ótimos cursos no SENAC e outras grandes instituições, procure e aprenda mais sobre técnicas comerciais.
Reforço novamente vender barato não é vender bem (10 books a R$ 49,00 ou 2 books a R$ 500,00)?
- Marketing (o investimento é alto como fazer?) Clientes felizes fazem marketing de graça para você.
Sugestão de livro: Como ganhar amigos e influenciar as pessoas (Vermilion)
- Entrega do produto (Tenha atenção na embalagem, capriche este será seu fechamento) Não deixe de encantar seu cliente.
Lembre-se a forma na qual você trabalha determina onde você quer chegar.Se fizer igual a todo mundo terá os mesmos resultados. A realização de um sonho depende de dedicação.
Fonte: Fabi Araújo
Colaboradora do FOTOCOLAGEM na seção: "Criatividade em Processo" Gostou do post? Deixe seu comentário ou escreva para o blog: contato.fotocolagem@gmail.com
1 comentários:
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