O fenômeno migratório na Europa é abordado em exposição que reúne a obra de quatro jovens fotógrafos portugueses.
Foto: Edgar Martins
O Instituto Camões, a Embaixada de Portugal e a Universidade Católica de Brasília (UCB) decidiram unir esforços para realizar, na Capital Federal, uma exposição coletiva de arte contemporânea que discute um dos temas mais presentes hoje na agenda européia,"os fenômenos migratórios".
A exposição DESLOCAÇÕES, 4 PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS PORTUGUESAS reúne o trabalho de quatro jovens fotógrafos portugueses, de trajetória reconhecida na Europa e acontecerá no Instituto Camões, a partir do próximo dia 12 de novembro, às 19h30, e ficará abertaaté o dia 12 de dezembro.
Sob curadoria de Lúcia Marques, a exposição DESLOCAÇÕES, 4 PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS PORTUGUESAS apresenta o trabalho de quatro artistas de importantescidades portuguesas: Tatiana Macedo, de Lisboa; José Carlos Teixeira, do Porto; André Cepeda, de Coimbra; e Edgar Martins, de Évora. Seus trabalhos poderão ser vistos de segunda a quinta, das 9h às 14h; e às sextas-feiras, das 8 às 14h, com entrada franca.
Em Brasília, a exposição integrará trabalhos realizados durante o workshop de fotografia orientadopor Edgar Martins na Universidade Católica de Brasília.
A mostra faz parte do ciclo ENTRE PARTIDAS E CHEGADAS criado durante a Presidência de Portugal na União Européia, ocorrida no ano de 2007. A idéia do Instituto Camões foi pensar um projeto em parceria com o Comitê Econômico e Social Europeu, propondo a reflexão sobre um tema bastante atual em todas as discussões envolvendo países europeus: os fenômenos migratórios, a condição de deslocado, o sentimento de pertencimento ou de ausência. Era importante, também, difundir a língua portuguesa e, principalmente, reforçar a ligação entre os países europeus que compõem a União Européia. Nascia, assim, o projeto ENTRE PARTIDAS E CHEGADAS, já sob a forma de exposição de arte e incluindo também um ciclo de cinema comcuradoria de Nuno Sena (em Brasília, a mostra cinematográfica acontecerá dentro do âmbito daUniversidade Católica de Brasília, de 6 a 12 de novembro). Agora, o projeto chega ao Brasil.
Serviço: DESLOCAÇÕES, 4 PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS PORTUGUESAS
Local: Instituto Camões – Embaixada de Portugal
Visitação: de 12 de novembro até 12 de dezembro
Horários: de segunda a quinta, das 9h às 17h; esextas, das 8h às 14h
ENTRADA FRANCA
Instituto Camões Embaixada de PortugalSES Avenida das Nações, quadra 801, lote 2 – Brasília
0 comentários:
Postar um comentário