De 7 a 28 de Novembro, a Maia acolhe, pelo sétimo ano consecutivo, a World Press Photo, a mais importante exposição de fotojornalismo do mundo, presente, anualmente, em 90 locais de 40 países de todo o mundo.
Esta edição da World Press Photo contou com a participação de 5.019 fotógrafos de 125 países, com mais de 80.000 imagens. A exposição itinerante, internacionalmente reconhecida, e única no seu género, é constituída por 185 imagens de fotógrafos profissionais de várias nacionalidades, divididas por dez categorias que ilustram acontecimentos marcantes de 2007, entre os quais conflitos mundiais e eventos desportivos.
O britânico Tim Hethrington ganhou destaque com uma imagem captada no Afeganistão, na qual podemos observar "um militar americano a descansar num bunker". Segundo o presidente do júri da World Press Photo, Gray Knight, esta imagem retrata "a exaustão de um homem e de uma Nação".
Em simultâneo com a World Press Photo 2008 acontece a exposição dos trabalhos concorrentes ao oitavo Prémio Fotojornalismo Visão/BES, cujo vencedor foi o fotojornalista freelancer Augusto Brázio, 43 anos, entre 6.848 imagens, de 227 concorrentes. Brázio conquistou o prémio com uma fotografia de uma mulher de 19 anos, cujo terceiro filho acabava de nascer em casa quando foi assistida pelo INEM.
0 comentários:
Postar um comentário