Talvez se este blog tivesse voz, a primeira entrevista deste novo desafio seria com este fotógrafo, ícone quando o assunto é moda e polêmica.
O trabalho de Steven Meisel é intrigante, suas cenas misturam realidade e plasticidade em um ar que vai além do cotidiano e ultrapassa as barreiras da fotografia. Nascido em 1953, Meisel se apaixonou por moda ainda pequeno, quando desenhava mulheres em poses como fonte de inspiração.
O cenário para as fotos de Meisel passam longe de um tratamento superficial no photoshop, as praças, ruas, vielas, construções e muita desordem compõem o típico jeito “Steven” de fotografar. Diferente de outros fotógrafos que pouco ousam quando o assunto é moda, Meisel prefere fugir do lugar comum e busca refúgio com modelos que expressem sentimentos que vão muito além de sua magreza, mas possam levar dramaticidade a cena.
O trabalho mais conhecido deste fotógrafo é o livro SEX da Madonna, uma parceria do início dos anos 90 que deu muito o que falar. Steven conseguiu transmitir em imagens toda a sensualidade e a irreverência da personagem Dita Parlo incorporada pela cantora pop. As fotos em preto e branco denunciam um limite entre o artístico e o poético, também uma das marcas que levaram Meisel a assumir os principais editoriais de moda da Vogue Itália.
Campanhas? Sim, todas. Outra peculiaridade deste fotógrafo é unir na mesma mira uma dezena de modelos, todos afinados com o contexto. Os trabalhos de Meisel pode ser visto em todo o mundo, assinando fotos de Versace e Dolce e Gabanna, por exemplo.
A última de Madonna não é pousar nua. Pelo menos é o que se sabe. A cantora que estará no Brasil agora em dezembro assinou um contrato de £ 6.5 milhões, ou seja, R$ 23,5 milhões com a centenária Louis Vuitton. A exigência? Steven Meisel no comando.
As fotos foram ambientadas em um restaurante com um ar vintage e totalmente europeu. A composição entre o velho e o novo se destacam neste trabalho. Madonna surge na cena completamente ao inverso que o cenário propõe, vestidos longos e laços passam longe do olhar deste fotógrafo que ousa em mostrar nesta campanha que mulher moderna é aquela que abusa de sandálias gladiadoras e não se importa com os 5k de pulseiras.
Pois é, o casamento de Steven Meisel e Madonna parece durar através do tempo. Ao invés de nu, optaram por roupas, ou melhor, por bolsas.
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Steven Meisel de mãos dadas com Madonna
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
Notícias
Estou lendo: Steven Meisel de mãos dadas com MadonnaEnviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário