O viajante Marcelo Andrê não poupou os cliques da câmera e trouxe para o FOTOCOLAGEM um novo ensaio: Jalapão. As imagens mostram um Brasil que poucos conhecem. São matas, rios e cachoeiras que estão escondidas das miras das câmeras urbanas.
Esta é a segunda aterrizada de Marcelo Andrê. No primeiro post, o fotógrafo registrou as belas imagens do Pantanal brasileiro. Confira!
Marcelo Andrê
Saudações,
Depois de uma semana de estrada seguindo para o estado do Tocantins, a passagem do ano foi no JALAPAO o deserto Brasileiro.
Lugar ainda selvagem onde a cultura e a natureza esta preservada e asegurada para as proximas geracoes atraves de varios tipos de reservas, APAS, PARQUES NACIONAIS, ESTADUAIS, RESERVASA BIOLOGICAS... Local onde os rios caudalosos mantem suas aguas tranaparentes limpidas, temos o previlegio de mergulhar abrir a boca e beber agua, feito raro em outras paragens deste Brasil.
O Parque Estadual do Jalapão foi criado em 12 de janeiro de 2001, abrange uma área de quase 150 mil hectares, sendo o maior parque estadual do estado de Tocantins. A vegetação é predominantemente de cerrado ralo e campo limpo com veredas. Sua posição estratégica possui continuidade com a Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, Estação Ecológica da Serra Geral e Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba. A região é considerada uma das maiores atrações turísticas do estado do Tocantins. Uma característica da região é a produção de artesanato de capim dourado e seda de buriti, que se tornou principal fonte de renda para as comunidades locais e tem sido alvo de estudos e ações para garantir seu uso sustentável, ecológica e economicamente. A cidade conhecida como porta de entrada do Jalapão é Ponte Alta do Tocantins.
Deserto brasileiro
O Jalapão é uma região árida pontilhada de oásis, situada a leste do estado do Tocantins, com temperatura média de 30ºC, tem área total de 34 mil Km², cortada por imensa teia de rios, riachos e ribeirões, todos de água límpida e transparente.
O Jalapão abrange os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Felix do Jalapão, Novo Acordo , Santa Tereza do Tocantins e Lagoa do Tocantins, ocupando uma área equivalente ao estado de Sergipe e que passou a condição de parque estadual a partir de 2001.
Os rios Sono, Soninho, Novo, Balsas, Preto e Caracol banham a paisagem árida e rasteira, que varia do cerrado baixo à campina. Matas de galeria surgem próximas de rios, cachoeiras, lagoas, dunas de areia, serras e chapadões de até 800 m de altura. A jalapa-do-brasil, que deu nome ao Jalapão, pode ser encontrada em toda parte.
Lá se encontra a comunidade dos Mumbucas - ex-escravos fugidos da Bahia. Nesta comunidade tem uma producao artezanal do capim dourado tipico da regiao do Jalapao.
Fauna
Composta por veados-campeiros, tamanduás-bandeiras, antas, capivaras, lobos-guarás, raposas, gambás, macacos, jacarés, onças, além de cobras (sucuris, cascavéis e jibóias). Entre as aves estão tucanos, papagaios, araras-azuis, siriemas, emas e urubus. É possível passar dias no Jalapão ser ver uma única pessoa. A densidade populacional é de 0,8 hab/km².
Mais Informações
http://jalapao.to.gov.br/
Proxima Parada Chapada dos Veadeiros - MT
Enjoy
Sobre Marcelo Andrê
MARCELO ANDRÊ, fotógrafo especializado em natureza, montanhismo e esportes de aventura.
Contatos:
Site: http://www.marceloandre.com/
Email: marceloandrebhz@gmail.com
0 comentários:
Postar um comentário