FotoRio 2009 reunirá estudiosos para discutirem a relação entre os dois temas
O Seminário "Fotografia e Pensamento Artístico Contemporâneo: Convergências, Interrupções, Deslocamentos", leva para a sala de cinema da CAIXA Cultural, de 05 a 08 de maio, o diálogo entre a produção da arte e da fotografia contemporânea. O evento, gratuito, faz parte da programação oficial do FotoRio 2009 e reunirá fotógrafos, filósofos, teóricos da comunicação, historiadores, críticos de arte, artistas e curadores de renome para discutir sobre a relação entre os dois temas.
Os ministrantes convidados colocarão em discussão seus posicionamentos em torno de um mesmo assunto, com o objetivo de atualizar questões referentes às influências recíprocas entre fotografia e pensamento artístico. Narrativas, Tempo, Movimento e Ponto-Cego são os temas do ciclo de palestras que tem duração de quatro dias. "Fotografia e Pensamento Artístico Contemporâneo: Convergências, Interrupções, Deslocamentos" é voltado para profissionais de artes visuais como também para todos os que se interessam por este segmento artístico.
Em Narrativa, serão colocadas em pauta as relações entre fotografia e narrativa na história da arte, assim como as questões do registro, das estratégias de apropriação e demais usos e inserções da fotografia na arte. Participam deste módulo Andre Parente, professor da Escola de Comunicação da UFRJ, o fotógrafo Wilton Montenegro, Helouise Costa, do Museu de Arte Contemporânea e USP e Luciano Vinhosa, da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Tempo discutirá os aspectos da histórica trajetória da fotografia rumo ao instantâneo, pondo em questão o tempo nos campos da fotografia e da arte contemporânea. Participam deste segmento Ronaldo Entler, professor da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Rosângela Rennó, artista visual; Luiza Interlenghi, crítica de arte e curadora; e Maurício Lissovsky, professor a Escola de Comunicação da UFRJ.
No terceiro dia, a palestra Movimento abordará em torno das artes do movimento e da fixidez, questionando fatores de contaminação e de diferenciação entre as imagens fotográfica, videográfica e cinematográfica. Fazem parte deste debate Peter Pál Pelbart, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Antônio Fatorelli, professor da Escola de Comunicação da UFRJ; Dirceu Maués, artista visual; e Claudio da Costa, professor do IART/UERJ.
O módulo Ponto-Cego questiona as lacunas presentes na superfície e nas interpretações de determinadas obras. Abrange ainda interrogações acerca da experiência do olhar. É a criação visual compreendida como um complexo e incerto conjunto. São os ministrantes deste último módulo, Milton Machado e Cezar Bartholomeu, professores da Escola de Belas Artes da UFRJ; Roberto Corrêa dos Santos, do IART/UERJ; e Adolfo Montejo Navas, curador.
PROGRAMAÇÃO
Dia 05/05 (terça-feira)
Narrativas
Aborda as relações entre fotografia e narrativa na história da arte, assim como as questões do registro, das estratégias de apropriação e demais usos e inserções da fotografia na arte.
Palestrantes:
André Parente (ECO/UFRJ)
Wilton Montenegro (fotógrafo)
Helouise Costa (MAC/USP)
Luciano Vinhosa (UFF)
Dia 06/05 (quarta-feira)
Tempo
Discute aspectos da histórica caminhada da fotografia rumo ao instantâneo e qual é, hoje, a discussão do tempo nos campos da fotografia e da arte contemporânea.
Palestrantes:
Ronaldo Entler (FAAP/UNICAMP)
Rosangela Rennó (artista visual)
Luiza Interlenghi (crítica e curadora)
Mauricio Lissovsky (ECO/UFRJ)
Dia 07/05 (quinta-feira)
Movimento
Debate em torno das artes do movimento e da fixidez, questionando fatores de contaminação e de diferenciação entre as imagens fotográfica, videográfica e cinematográfica.
Palestrantes:
Peter Pál Pelbart (PUC/SP)
Antônio Fatorelli (ECO/UFRJ)
Dirceu Maués (artista visual)
Cláudio da Costa (IART/UERJ)
Dia 08/05 (sexta-feira)
O ponto-cego
Questiona as lacunas presentes na superfície e nas interpretações de determinadas obras; abrange ainda interrogações acerca da experiência do olhar. É a criação visual compreendida como um complexo e incerto conjunto.
Palestrantes:
Milton Machado (EBA/UFRJ)
Roberto Corrêa dos Santos (IART/UERJ)
Cezar Bartholomeu (EBA/UFRJ)
Adolfo Montejo Navas (curador)
SERVIÇO
FotoRio 2009 - Seminário Fotografia e Pensamento Artístico Contemporâneo: Convergências, Interrupções, Deslocamentos.
Local: CAIXA Cultural RJ- Cinema 2
Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, Rio de Janeiro, RJ (ao lado da estação Carioca do Metrô)
Tel: (21) 2544-4080
Datas: de 05 a 08 de maio de 2009
Horário: 18h30 às 21h30
Entrada franca
Inscrições no local, a partir das 18h (Vagas limitadas)
Classificação indicativa: 16 anos
Acesso para portadores de necessidades especiais
Acesse a programação da CAIXA Cultural
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Caixa Cultural Rio abre espaço para debate sobre fotografia e arte
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
Palestras
Estou lendo: Caixa Cultural Rio abre espaço para debate sobre fotografia e arteEnviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário