O fotógrafo Geraldo Garcia, em seu blog: Fotografias & Idéias realizou um artigo e debate que, sem dúvida nenhuma, é de extrema importância para os fotógrafos. Afinal, como cobrar por serviços fotográficos?
Abaixo um trecho do post que vale apena ser lido na íntegra:
Por Geraldo Garcia:
Parece até gripe… todo ano, aproximadamente na mesma época uma “febre” varre as comunidades e listas de fotografia: “O mercado está ruim porque muitos jogam o preço no chão…”, “A culpa é dos fotógrafos iniciantes…”, “Vamos ensinar os iniciantes a cobrar…”, “Não! Vamos deixar que morram!”, “já cansei disso, já cansei daquilo…” Bla-bla-bla-bla…
Esse assunto é recorrente e muito importante. Escrevi esse texto faz alguns anos, pois acredito que o problema todo é fruto da falta de informação e isso acontece porque os fotógrafos novatos não recebem apoio e instrução dos fotógrafos “das antigas”. Na verdade muitos desses veteranos agem de forma discriminatória e protecionista sem perceberem que é essa atitude que faz com que os novatos cometam erros e prejudiquem o mercado.
Felizmente existem exceções e alguns fotógrafos preocupados com isso sempre tentam organizar encontros, palestras e debates para abordar essa questão e educar o mercado.
Esta versão revisada (quase totalmente reescrita) desse texto vai abordar mais aspectos da composição de preço do que o artigo original (que era focado exclusivamente nos custos).
...
Acesse: Fotografia & Idéias
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Como cobrar por serviços fotográficos?
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
Dicas
Estou lendo: Como cobrar por serviços fotográficos?Enviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Esse assunto é mto interessante, mas acho q os fotógrafos tem uma visão um pouco torta da questão dos preços. Em qualquer ramo, em qualquer área, em qualquer profissão, existe a concorrência.
Marcas grandes tem q conviver e driblar marcas novas que cobram a metade do preço por um produto que faz as mesmas funções do seu. Talvez não com a mesma qualidade, mas ele faz. O segredo é seguimentar. Cada um vende para um seguimento, e todos são felizes. Concorrência é normal e todos no mercado de trabalho tem q conviver com ela. Inclusive os fotógrafos.
Mateus,
Belas palavras.
Na prática a conversa é um pouco diferente. Eu sinto o mercado de fotografia cada vez mais GLADIADOR. Assisti a algumas palestras que ao invés do palestrante falar do tema, ele simplesmente falava o QUANTO ELE ERA BOM e o quanto nós que estávamos lá eramos IDIOTAS!...
Péssimo!
O que eu acredito, em relação aos preços, é que os fotógrafos precisam se segmentar sim, até mesmo para poder oferecer um serviço diferenciado e com qualidade e com foco no trabalho.
Enfim, esta pendenga entre $$$$ e trabalho vai longe!
Abraços
Eduardo Chaves
www.fotocolagem.blogspot.com
Postar um comentário