Parte da exposição Retratos Yanomami, de Claudia Andujar
A CAIXA Cultural e a Embaixada dos Estados Unidos trazem para o Rio de Janeiro, no dia 25 de maio, as exposições Legado Sagrado, do fotógrafo norte-americano Edward Curtis, e Retratos Yanomami, da brasileira Claudia Andujar, um paralelo das culturas indígenas dos Estados Unidos e do Brasil através do trabalho de dois dos mais renomados fotógrafos mundiais na temática indígena. Com coordenação de João Kulcsár, as mostras fotográficas apresentam juntas, pela primeira vez no Brasil, 88 fotografias: 60 de Curtis e 28 de Andujar.
Legado Sagrado e Retratos Yanomami propõem ao visitante um passeio pela história dos povos indígenas. "O índio permeia a história norte-americana tanto quanto faz parte dos valores culturais e sociais que formam a identidade brasileira. Fazer uma mostra com fotógrafos de extrema qualidade técnica e estética como Edward S. Curtis e Claudia Andujar é uma contribuição inestimável para o momento atual do homem ocidental contemporâneo", afirma João Kulcsár.
Em Legado Sagrado, as imagens de Curtis, pioneiro em revelar os costumes dos índios norte-americanos, mostram a sua arte no retrato e na paisagem, tanto em passagens da vida cotidiana como nos rituais indígenas. Esta exposição, criada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, mostra ao visitante a ampla diversidade das tribos norte-americanas. O acervo de fotos desta coleção pertence a Christopher Cardozo. "É uma oportunidade de ver imagens ampliadas em diversos processos históricos como platina, viragem a ouro e fotogravura, entre outros", explica Kulcsár.
Transpondo a temática indígena para a realidade brasileira, Retratos Yanomami, da fotógrafa suíça naturalizada brasileira Claudia Andujar, retrata a luta do povo Yanomami pela preservação. Sempre entre a razão e a intuição, os cortes, enquadramentos e personagens de Claudia se arredondam para falar de uma incessante busca pelo entendimento e o diálogo. "Claudia, em sua procura pelo eterno, leva para suas imagens a compreensão, a angústia, os devaneios dos indígenas", explica o coordenador das mostras.
As exposições Legado Sagrado e Retratos Yanomami, patrocinadas pela Caixa Econômica Federal, ficarão em cartaz na CAIXA Cultural Rio até 28 de junho de 2009. No dia 26 de junho, o curador da mostra, João Kulcsár, fará visita guiada para o público, às 19h.
Edward S. Curtis
Edward Sheriff Curtis nasceu no Estado de Wisconsin no ano de 1868. Seu interesse por fotografia aumentou depois que sua família se mudou para Seattle, no Estado de Washington. Durante 24 anos trabalhou no projeto de sua vida, The North American Indian (O Índio Norte-Americano), um dos mais importantes trabalhos fotográficos do Séc. XX. O resultado é uma coleção de 20 volumes encadernados em couro, texto impresso a mão e fotogravuras originais. Autodidata, confeccionou sua primeira câmera fotográfica após estudar a lente de um estereoscópio.
Claudia Andujar
Claudia Andujar nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1931. Viveu na Hungria e nos Estados Unidos no início dos anos 50, transferindo-se para São Paulo em 1957, onde se naturalizou brasileira. Aqui, atuou como repórter fotográfica de publicações como a lendária revista "Realidade" e desenvolveu por cinco anos, juntamente com George Love, o Workshop de Fotografia do Museu de Arte de São Paulo, trabalho que acabou por influenciar dezenas de fotógrafos paulistas em atividade nestas duas últimas décadas. Claudia tornou-se mundialmente conhecida ao ter obras suas adquiridas pelo curador de fotografia Edward Steichen, do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA). Em sua luta pelo povo Yanomami, já publicou livros, como "Mitopoemas Yanomami e Yanomami em frente do Eterno", de 1979, e filmou o documentário "Povo da Lua, Povo do Sangue: Yanomami". Claudia Andujar tem trabalhos em importantes coleções nacionais, como MAM-SP, Coleção Pirelli/MASP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outras, e internacionais, como MoMa - Nova York, Amsterdam Art Museum e Fundação Cartier de Arte Contemporânea.
Serviço:
Exposições de fotografia: Legado Sagrado, de Edward Curtis, e Retratos Yanomami, de Claudia Andujar
Local: CAIXA Cultural RJ – Galerias 2 e 3
Endereço: AV. Almirante Barroso, 25 Centro
Inauguração: 25 de maio, às 19h (para convidados e imprensa)
Temporada pública: de 26 de maio a 28 de junho de 2009.
Visita Guiada: 26 de junho, às 19h, com o curador João Kulcsár
Horários: terça a sábado, das 10 às 22h; domingo, das 10h às 21h
Entrada franca
Acesso para portadores de necessidades especiais.
Atendimento para escolas com agendamento prévio.
Acesse a programação da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural
4 comentários:
Ola, what's up amigos? :)
In first steps it is really good if somebody supports you, so hope to meet friendly and helpful people here. Let me know if I can help you.
Thanks and good luck everyone! ;)
Hi, as you can see this is my first post here.
Hope to receive any assistance from you if I will have any quesitons.
Thanks in advance and good luck! :)
Hi, as you can see this is my first post here.
Hope to receive some help from you if I will have some quesitons.
Thanks in advance and good luck! :)
Hi people,
What online zines do you read and would recommend?
For all you ska folks out there I recommend The Enough Fanzine. It is one of the first ska fanzines on the www.
They have throusands of reviews from the most popular bands all over the world. Check them out online: [url=http://www.enoughfanzine.com]Enough Fanzine[/url]. Best of it all, they are 100% non-profit and just helping the scene!
Looking forward to your recommendations.
Regards!
Postar um comentário