Ontem se encerrou o maior fórum de fotografia de estúdio do Brasil. Nós do FOTOCOLAGEM não pudemos acompanhar ao vivo as duas últimas palestras do dia, as dos fotógrafos Luiz Garrido e Klaus Mitteldorf. No entanto, vamos fazer um apanhado dos principais assuntos abordados na arena do Estúdio Brasil, baseado nas informações do workbook do evento.
Como Conquistar o Mercado
O fotógrafo Luiz Garrido comandou a discussão, na qual, o foco era: como conquistar o mercado editorial, de publicidade, banco de imagens e fine art?
Com o rápido desenvolvimento das altas tecnologias digitais e o crescimento da aplicação desses mecanismos no segmento fotográfico, verifica-se uma grande desvalorização do trabalho autoral do fotógrafo, uma enorme demanda pela rapidez e imediatismo nos trabalhos de publicidade, além do exagero e do uso indiscriminado de ferramentas como o Photoshop.
“Qual o papel do fotógrafo no universo atual da publicidade e do mercado editorial. Somos autores ou meros fornecedores que abastecem de imagens grandes campanhas e revistas. Como nossos clientes nos vêem e que peso tem nossa intervenção, opinião e participação na concepção de uma idéia de imagem. Seria a fotografia apenas mais uma ferramenta na execução de uma peça publicitária com o mesmo peso do Photoshop ou outros recursos que permitem montagens, retoques e estéticas diferenciadas ou realidades duvidosas?”
Inventando Nus
Klaus Mitteldorf é autor de vários livros e exposições individuais e coletivas. Este ano ganhou o Grande Prêmio do Festival Internacional de Fotografia de Higashikawa, no Japão.
“O meios de comunicação está esgotando o repertório visual de nus da maioria dos fotógrafos. A mesmice das revistas nesta área é uma constante e consequentemente o nu perdeu seu impacto, ficou comum aos olhos de todos. Precisamos mudar os conceitos”.
”Quero procurar novos caminhos, podem não ser definitivos, mas a intenção é fugir do convencional e criar novas linguagens. Minha proposta do workshop é baseada na experimentação e pesquisa”, afirma o fotógrafo.
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário