Por: Danilo Russo
Especial para o FOTOCOLAGEM
A iluminação é o assunto que trataremos nos próximos artigos. Este tema será divido em três partes, em consideração à grande quantidade de informações e à importância do assunto na fotografia. O presente artigo é uma introdução à iluminação e falaremos aqui da luz em si, de suas características físicas e fotográficas. No próximo mês trataremos do uso da luz na fotografia e serão apresentados conceitos de iluminação. Na terceira parte serão apresentados exemplos de iluminação em locações de estúdio e externas, serão explicadas técnicas e esquemas de iluminação.
A LUZ
A luz é uma radiação que é percebida por receptores presentes no olho (foto-receptores). Radiação é o termo genérico para definir a propagação da energia de um corpo (fonte) para um outro e vários modelos teóricos (matemáticos) foram desenvolvidos em várias épocas para estudar as características da luz. Para a fotografia, não é importante se conhecer as minúncias físicas da luz e, sim, uns poucos elementos necessários para se entender a luz de forma que se torne mais fácil trabalha-la.
Estas informações podem ser sintetizadas na frase:
"A luz tem um caráter ondulatório em relação a propagação no espaço (onda eletromagnética) e uma característica corpuscular em relação a energia que a compõe". (Fotone)
ONDA ELETROMAGNÉTICA
A luz é um tipo de energia que se propaga a partir de uma fonte com movimento análogo a uma onda.
As radiações eletromagnéticas podem ser descritas detalhadamente através do comprimento e freqüência da onda. O comprimento de onda é a distância entre dois pontos consecutivos de crista e a freqüência é o número de vezes por segundo que um ciclo completo ocorre.
Estes elementos de física tem uma grande importância para nos fotógrafos na hora de considerar a cor da luz, a suas dominantes e sua interação com o filme fotográfico.
ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO
Outra noção física muito importante é a divisão do espectro eletromagnético. O espectro eletromagnético é constituído de todas as ondas eletromagnéticas de mesma natureza e velocidade de propagação e se diferenciam só pela freqüência e, conseqüentemente, pelo comprimento da onda.
As ondas eletromagnéticas que compõem o espetro eletromagnético são:
Para fins fotográficos, estamos interessados no intervalo que vai dos raios ultravioleta até o infravermelho, intervalo onde está o espectro visível aos olhos humanos. Isso porque os filmes fotográficos têm sensibilidade somente um pouco maior que os olhos humanos.
No intervalo visível do espectro, é importante evidenciar como o comprimento de onda cria as diferentes cores da luz. A luz ‘branca’ é o resultado de uma fonte que contém todos os comprimentos de onda do espectro visível equilibrados. Variações desta distribuição caracterizam as cores da luz e as dominantes de cores.
Terminamos esta explicação apresentando um assunto extremamente importante para a fotografia, a temperatura da cor.
TEMPERATURA DE COR
A temperatura de cor não diz respeito a temperatura calorífica diretamente, antes, a escala de temperatura é usada em correspondência à freqüência da cor. Assim, determinada temperatura equivale a uma freqüência do espectro eletromagnético. A temperatura-cor da luz é medida em graus Kelvin (ºK) e foi definida a partir do aquecimento de um composto de carbono, que passa por todas as freqüências conforme aumenta seu calor. É uma escala por analogia.
Como a temperatura de cor diz sobre a freqüência, Assim ela informa sobre a cor da luz. Isso é importante para a escolha do filme fotográfico, para o balanceamento do equipamento digital e para calcular a dominante de cor que a imagem fotográfica pode assumir. Apresentamos a escala das principais temperaturas de cor na matéria passada sobre filmes fotográficos.
Estes poucos elementos de física são indispensáveis para introduzir os conceitos de luz e a técnicas de iluminação propriamente dita.
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
A Iluminação na fotografia. Segredos revelados pelo fotógrafo Danilo Russo
Camerapedia. Site lança enciclopedia digital sobre câmeras fotográficas
Camerapedia é uma enciclopédia de informações sobre câmeras fotográficas. Sua intenção é ser um canal de informações e links sobre todas as marcas e modelos de câmeras fotográficas.
Camerapedia é um site Wiki. Isto significa que qualquer usuário pode adicionar ou editar conteúdo. Se alguma coisa está faltando você pode adicioná-lo, e se você discordar de algo pode ainda alterar ou substituir informações. Um site Wiki tem como características: você não é mais um leitor passivo e quanto mais você participar melhor o conteúdo fica. Se você quer aprender mais sobre Wikis visite o Wiki entrada em Wikipedia.org.
O conteúdo textual de Camerapedia é liberado sob a licença GNU Free Documentation License 1.2, leia a página sobre direitos autorais para detalhes completos.
Acesse o site e confira: http://www.camerapedia.org/wiki/Main_Page
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
Fundação Conrado Wessel abre inscrições para prêmio de fotografia. Vencedores dividem R$284 mil
As inscrições para o Prêmio FCW de Arte (Fotografia), promovido anualmente pela Fundação Conrado Wessel (FCW), já estão abertas. Os fotógrafos profissionais interessados poderão concorrer em três categorias: Fotografia Publicitária, Ensaio Fotográfico Inédito e Ensaio Fotográfico Publicado. Os vencedores dividirão prêmios que totalizam R$ 284 mil, incluídos os encargos fiscais.
A categoria Ensaio Fotográfico irá contemplar trabalhos veiculados em mídia impressa, além de imagens inéditas, ainda não publicadas. Nos dois casos, deverá ser contemplado um conjunto de 5 a 10 imagens sobre o tema “Brasil: a questão socioambiental”. A publicação e a produção devem ter sido feitas no período entre janeiro de 2008 e dezembro de 2009, com abordagens que tenham a natureza e a relação do ser humano com o seu meio.
As premiações na categoria Ensaio Fotográfico serão de R$ 114 mil (primeiro lugar) e R$ 28 mil (segundo colocado). O autor do melhor Ensaio Fotográfico Inédito também receberá R$ 28 mil. Um mesmo profissional pode concorrer em Fotografia Publicitária e em apenas uma das duas modalidades de Ensaio Fotográfico.
Para a categoria Fotografia Publicitária, as inscrições seguirão as mesmas regras das últimas edições. Podem participar os fotógrafos de publicidade de todo o país, com até dois trabalhos veiculados em mídia impressa, entre dezembro de 2008 e dezembro de 2009. Continua valendo a obrigatoriedade de uma agência de publicidade na intermediação da veiculação do anúncio do qual a imagem faz parte. O valor do prêmio para o primeiro colocado nessa categoria será de R$ 114 mil.
“Esperamos repetir o sucesso do ano passado, quando recebemos um total de 184 inscrições, de 19 Estados, que reforçaram o caráter nacional de nossa premiação”, afirma José Caricatti, diretor da Fundação Conrado Wessel.
As inscrições para o Prêmio FCW de Arte podem ser feitas até o dia 5 de março de 2010. Os trabalhos serão julgados por uma comissão composta por alguns dos maiores nomes da fotografia brasileira.
A ficha de inscrição e o regulamento completo estão disponíveis no site da Fundação Conrado Wessel (www.fcw.org.br).
Grandes nomes da Fotografia
Na última edição, o Prêmio FCW de Arte foi concedido aos seguintes fotógrafos: André François e Francilins Castilho Leal (Ensaio Fotográfico Publicado), José Luiz Pederneiras Barbosa (Fotografia Publicitária) e Júlio Bittencourt (Ensaio Fotográfico Inédito).
Ao longo de sete edições, também foram agraciados profissionais como Alexandre Salgado, Gustavo Lacerda, Bob Wolfenson, Leonardo Vilela, Márcia Ramalho, Ricardo Cunha, Paulo Vainer, Felipe Hellmeister, Maurício Nahas, Andreas Heiniger, Ricardo de Vicq, Tiago Santana, João Castilho Leal e Lalo de Almeida
Sobre a FCW
A Fundação Conrado Wessel (FCW) foi criada em 1994, após o falecimento do seu instituidor, Ubaldo Augusto Conrado Wessel, que explicitou em testamento o desejo de criar uma fundação voltada para a filantropia, o fomento e apoio às atividades culturais, artísticas e científicas no Brasil.
A FCW também contribui com cinco entidades indicadas pelo seu instituidor. São elas: Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo, Exército da Salvação, Aldeias Infantis SOS Brasil, Fundação Antonio Prudente (Hospital do Câncer) e a Associação Escolar Benjamim Constant. Além disso, outras entidades são selecionadas todos os anos para que possam ser beneficiadas financeiramente.
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Retratos de Alagoas. Associação realiza concurso de fotografia para os 102 municípios alagoanos
Mostrar as belezas ocultas de Alagoas, estimulando o interesse dos alunos alagoanos, é o grande foco do primeiro concurso de fotografia que a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) está promovendo. O “Retratos de Alagoas” é uma ideia inovadora que está buscando identificar o que há de mais belo em cada pedacinho do Estado.
O concurso é aberto ao público estudantil de todas as escolas das redes públicas estadual e municipal, com inscrições totalmente gratuitas, podendo inscrever três (03) fotos por aluno. Os cartazes já estão espalhados por todas as escolas.
Mais informações pelos telefones (82) 2122-7306/7307.
Clique aqui e leia o regulamento.
Steven Klein comanda fotos de Madonna em versão "dona de casa" para Dolce&Gabbana
Fonte: Terra Notícias
Veja a imagem da nova campanha Primavera/Verão 2010 da Dolce&Gabbana com Madonna em versão "domesticada". As fotos foram feitas em Nova York, no início de novembro pelo fotógrafo das famosas Steven Klein.
As imagens serão publicadas nessa semana na Vanity Fair italiana. A campanha, inspirada no cinema neorrealista italiano, mostra Madonna lavando pratos e cozinhando, num clima cotidiano.
Madonna foi garota-propaganda da Louis Vuitton, Hoje estrela a campanha da Dolce & Gabbana.
"Ter a Madonna na nossa campanha é um sonho que se tornou realidade", disse a dupla de estilistas italianos em sua revista eletrônica, Swide
Britânicos proíbem anúncio de creme antirrugas com foto retocada
Fonte: BBC Brasil
Um anúncio impresso de um creme antirrugas para os olhos teve sua veiculação proibida na Grã-Bretanha depois que mais de 700 pessoas reclamaram que a foto usada foi retocada.
A propaganda para o produto da marca Olay, que apareceu inicialmente em uma revista do país, era estrelada pela ex-modelo britânica Twiggy, de 60 anos, considerada um dos grandes ícones da moda e do estilo dos anos 60.
A multinacional Procter and Gamble, dona da Olay, admitiu que houve "um pequeno retoque" na foto utilizada, e acabou substituindo-a por outra imagem que não tem "trabalho de pós-produção" na área dos olhos da ex-modelo.
A Advertising Standards Authority (ASA), que regulamenta a publicidade na Grã-Bretanha, disse que o anúncio dava uma "impressão enganosa" ao consumidor sobre os efeitos obtidos com o uso do produto.
"Consideramos que a combinação de referências a 'um olhar mais jovem', junto com a promessa de 'reduzir a aparência de rugas e olheiras' e o retoque da imagem na área dos olhos de Twiggy, daria margem a enganos", afirmou a ASA.
Prática aceitável
Através de um assessor de imprensa, a Procter and Gamble defendeu que é "uma prática aceitável na indústria da publicidade escolher mulheres bonitas como Twiggy para serem suas modelos, e usar cosméticos, maquiagem, cabeleireiro e técnicas de iluminação para mostrá-las em sua melhor forma".
A empresa ainda negou que o anúncio poderia incentivar as mulheres a ter uma percepção negativa sobre seu corpo, e rejeitou alegações de que a propaganda seria "irresponsável socialmente".
As reclamações dos consumidores foram feitas no site de uma campanha lançada pela parlamentar escocesa Jo Swinson, do Partido Liberal-Democrata.
"Especialistas já provaram que o retoque de fotos contribui para uma série de problemas em mulheres e adolescentes, como a depressão e os distúrbios alimentares", afirmou Swinson.
A ex-modelo Twiggy, que estrela outras campanhas de produtos da Olay, não se pronunciou sobre o caso.
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Vídeo apresenta 100 anos de história das câmeras fotográficas em apenas três minutos
A evolução das câmeras digitais acompanharam o progresso da tecnologia e dos estudos sobre a imagem. Conhecer o passado pode revelar o presente e surpreender o futuro. Veja abaixo o vídeo que conta um pouco da história das "máquinas do tempo" e imagens que ilustram uma sociedade pronta para os porta-retratos de família.
Fechando o foco na EAD. Escola Focus é referência nos cursos de fotografia à distância
Fonte: Paulo Chico
Folha Dirigida / Blog Escola Focus
Um clique ao alcance de... outro clique. Pode parecer estranho, mas é isso mesmo. Vamos explicar. As técnicas da arte da fotografia, que com a ponta do dedo dispara a câmera e registra a imagem, já podem ser desvendadas com o auxílio do mouse. Essa é a proposta da Escola Focus de Fotografia, há 35 anos no mercado.
“Nossos primeiros cursos à distância começaram em Janeiro de 2004, por mais de 20 anos, desenvolvemos apenas cursos compactos, com aulas particulares para alunos do interior de São Paulo e de outros estados. Estes, contudo, tinham que vir até nossa sede, em São Paulo, e passar, no mínimo, três dias conosco. Mas, com o advento da internet, já foi possível realizar um sonho antigo, de atender brasileiros que moram até mesmo no exterior”, conta Enio Leite, fundador e diretor da escola.
Para dar inicio aos cursos, garante o professor, não há necessidade de conhecimento prévio. “Preferimos até que o aluno não conheça nada, para não desenvolver vícios e condutas erradas. Também não deixamos de atender profissionais que queiram atuar em outras áreas da foto e necessidade de reciclagem ou requalificação imediata.” O curso é composto basicamente de leituras, questionários, pesquisas na internet, preparo de relatório e muito exercício prático. “O aluno só entende quando pratica” garante Enio Leite.
As duvidas são solucionadas por e-mail. skype ou mesmo telefone, sempre em horário comercial. “Se o estudante tiver algum tipo de problema, preparamos uma videoaula especificamente para ele. Cada módulo tem duração de 30 dias, e não há obrigatoriedade de horários. Ele estuda durante seu tempo livre, mas sabendo que, em média, deverá dedicar duas horas diárias para essa tarefa” explica o diretor da Focus.
Os professores são pós-doutorados e especialistas em Fotografia de Moda, Fotojornalismo, Casamentos e Eventos, Fotografia Industrial, Fotografia Publicitária e propaganda, Photoshop e outros programas de edição de imagem. O curso a distância é feito em até 8 módulos, ao valor de R$280 cada. O aluno pode fazer apenas módulos do seu interesse.
No entanto, cabe a ressalva: para receber o certificado de qualificação profissional, é preciso fazer o curso completo.
Saiba mais sobre a Escola Focus de Fotografia, aqui!
Artistas promovem exposição coletiva em SP. Obras podem virar boas sugestões de presente para o Natal
O Bazartes é a união de vários artistas que trabalham com diferentes tipos de manifestações, como fotografia, ilustração, gravura, pintura, estalações artísticas, design, cerâmica, música e cinema.
Uma ótima opção para encontrar um presente de Natal interessante e diferente.
"Teremos a participação de artistas experientes e atuantes, e de novos artistas, que fazem coisas incríveis e que poucas pessoas conhecem, e que merecem ser mostrados", comenta Leka Mendes, uma das organizadoras do projeto.
Serviço: de 17 à 20 de dezembro
das 11h às 20h
Av. Giovanni Gronchi, 863
Morumbi - SP
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Bazar de Fotografia promove encontro entre profissionais da imagem e amadores em Belo Horizonte
Que tal passar um dia agradável no 5º BAZAR DA FOTOGRAFIA?
Lá você poderá comprar para presentear ou aumentar seu acervo, fotos autorais assinadas pelos melhores fotógrafos de BH a preços de ocasião. Um ponto cultural foi preparado no local, para quem quiser bater um papinho com estas “FERAS DA FOTOGRAFIA”, trocar idéias e tomar uma cervejinha gelada no BAR DO BAZAR.
Uma boa oportunidade para quem procura um presente diferente para o natal. Cartões postais, câmeras antigas, fotos, álbuns e raridades do mundo fotográfico poderão ser encontrados no evento.
DIAS 12 & 13
De 10 AS 18 H.
GALERIA ORENOCO.
Rua Orenoco, 137 Carmo - Belo Horizonte - MG
Ton Munro produz ensaio nude para a Elle Americana
A edição de janeiro da revista Elle americana traz em sua capa a cantora pop Lady Gaga, foto de Tom Munro e o styling de Joe Zee. As imagens mostram o perfil característico de Munro: clean e style. Produções fantásticas e iluminação pontual.
Confira algumas imagens do ensaio e o making-off da produção.
Fotógrafo Steven Meisel se inspira no Twitpic para criar editorial fashion
Fonte: Blog Circuito Integrado
O fotógrafo Steven Meisel resolveu inovar em seu editorial para a "Vogue" italiana de dezembro. Ele se inspirou no Twitpic, ferramenta que permite o compartilhamento de fotos via Twitter, e criou o Meiselpic, em que modelos consagradas aparecem em poses descontraídas.
No editorial, 20 tops como Gisele Bündchen, Lara Stone e Naomi Campbell aparecem em imagens tiradas pelo fotógrafo com celulares, máquinas digitais e computadores. As fotos são acompanhadas por comentários, bem ao estilo que você e seus seguidores costumam fazer.
Veja o ensaio, aqui!
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Campus Party Brasil 2010. Área dedicada à fotografia promove concurso que prêmia 5 fotos com ingressos grátis. As inscrições já começaram!
O FOTOCOLAGEM está antenado com o trabalho da Campus Party. Ainda em 2009, o seu blog de fotografia na internet, realizou a cobertura minuto a minuto do maior evento de tecnologia do país. Em 2010 não será diferente e já estamos nos preparativos para acompanhar muita informação e a participação de convidados especiais. Que tal você ver isso de perto?
Um encontro único, em que os apaixonados pelas novas tecnologias convivem durante sete dias, compartilhando conhecimentos e trocando experiências em diferentes áreas de conteúdo. Assim é a Campus Party, que no Brasil será realizada de 25 a 31 de janeiro de 2010.
Para concorrer a um ingresso para o evento, faça uma foto relacionada aos temas tecnologia, entretenimento digital ou internet e indique a url da foto no formulário abaixo. As 5 fotos mais criativas ganharão um ingresso.
Aqueles que já se inscreveram no cparty e estiver entre os selecionados terá reembolso da entrada (alimentação e barraca são separados).
Não pense duas vezes, participe já!
Acesse o site e se inscreva, aqui!
As inscrições são válidas até 21/12. Os resultados saem em 23/12, quando os ganhadores receberão por e-mail um código de inscrição. A inscrição com esse código deve ser feita entre os dias 24 e 31 de dezembro no site da Campus Party, para ter direito à cortesia (ou reembolso no caso de já ser alguém inscrito como pagante). Se não forem feitas no prazo, perderão o direito à isenção do valor de entrada.
Concuso de fotografia no Acre promove a participação de profissionais da região. 12 imagens devem estar no calendário do Poder Judiciário
No período de 7 a 20 de dezembro estarão abertas as inscrições para o I Concurso de Fotografia do Tribunal de Justiça do Acre, organizado pela Assessoria de Comunicação Social do TJAC com o objetivo de democratizar a produção de material publicitário institucional.
A partir do tema “Perspectivas sobre a Justiça Acreana”, os 12 melhores trabalhos fotográficos selecionados pelo concurso irão compor o calendário 2010 do Poder Judiciário. A atividade busca levar a sociedade a refletir sobre o papel da Justiça no Estado do Acre, bem como expressar, por intermédio de imagens, a percepção que possui sobre o Judiciário Acreano.
Poderão se inscrever no concurso todos aqueles brasileiros e estrangeiros interessados, residentes no Estado, maiores de 18 anos. Assim, magistrados e servidores do Judiciário, a comunidade forense, os profissionais das mais diversas áreas e os estudantes em geral poderão participar.
Cada autor poderá inscrever até duas fotografias, que deverão ser produzidas em formato digital. Serão admitidas fotos capturadas por qualquer câmera fotográfica digital, ou até mesmo com a utilização de telefone celular.
Inscrições
Cada participante poderá inscrever até dois trabalhos. As inscrições podem ser realizadas da seguinte maneira:
1) Preenchimento da ficha de inscrição disponível no portal do Tribunal de Justiça na Internet – www.tjac.jus.br;
2) Envio da ficha de inscrição e da fotografia (digital) para o e-mail: concursos@tjac.jus.br.
Comissão Julgadora
As fotografias serão avaliadas por Comissão Julgadora a ser designada pelo Presidente do TJAC, cujos membros irão apreciar a criatividade, estética, qualidade artística e pertinência do tema proposto em cada trabalho apresentado.
Ao final da seleção, o calendário será produzido pela equipe da Assessoria de Comunicação Social em parceria com o Parque Gráfico do Tribunal de Justiça.
Para mais informações, acesse o ícone do concurso, localizado à esquerda da página principal do TJAC na Internet, ou ligue para (68) 3211-5356 e 3211-5357.
Fotógrafo desafia australiano e pretende fotografar 2014 mulheres de biquini
Fonte: Jornal Documento
Tchello Caramori, um fotógrafo brasileiro reconhecido internacionalmente desafia australiano que fotografou mais de 1010 mulheres de biquíni, em Sydney, na Austrália, em 2007, conseguindo entrar para o livro dos recordes Guinness, com a foto com maior número de pessoas em traje de banho.
Em 2010 Caramori trás para Cuiabá, capital de Mato Grosso o desafio de fotografar 2014 meninas vestidas de traje de banho, homenageando o estádio Verdão, que será em breve demolido, para construção do novo estádio, para sediar os jogos da Copa do Mundo. “Escolhi a cidade de Cuiabá, pois aqui é o diferencial da Copa no Brasil, com as inúmeras belezas naturais e como já vem sendo chamada a Copa do Pantanal”. “Por isso também será formado no centro do estádio pelas mulheres o número 2014, demonstrando a espera com muito entusiasmo e orgulho, por ser uma das cidades que estará sediando este maior espetáculo do Mundo”, explicou Tchello.
Caramori é natural de Londrina – PR; é formado em jornalismo e foi apresentador de um dos programas de maior audiência no Paraná na TV Record por sete anos, disse ter desencantado com o jornalismo e mergulhado de corpo e alma na fotografia.
Revelou nos últimos anos, talentos para a casa mais vigiada do Brasil, pois de acordo com Caramori, seu mundo gira em torno do universo feminino. Seu site mochileiras.com.br traz lindas mulheres em fotos sensuais, sem apelar para o nu explícito. A revista eletrônica ganhou destaque na internet quando foi citada pela Madona, pois a Luciana Costa, que havia pousado para o fotógrafo esta lá na Mochileiras e por acaso teve um afair com o Jesus Luz (o namorado da Madona).
Tchello Caramori já fotografou Dani bombeirinho, que é conhecida em todo Brasil como Mulher-samambaia, a ex-BBB Antonela, sim a argentina, Marcela (Mama), e a sua amiga Priscila Pires, que pousou para a Playboy neste ano de 2009. Ou seja, foram três emplacadas na casa mais famosa do Brasil.
O fotógrafo que parece conhecer o caminho para o BBB, tem uma escola técnica de fotografia em Londrina e recentemente está instalando uma filial em Cuiabá - MT. “Convido todas as mulheres mato-grossenses, como a imprensa regional e nacional, para fazer parte dessa história e marcar seu nome no livro dos recordes, no dia 23 de janeiro de 2010”. “Cuiabá fará parte do Guinness bouquet e entrará para história do Mundo”, declarou o fotógrafo.
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Cruzando Processos
Por: Rodrigo Favero
O processo cruzado definitivamente é um dos recursos mais interessantes e divertidos quando se fala em lomografia. Isso faz os olhos de muitos brilharem ao escutarem tais palavras, talvez porque no processo cruzado tudo muda de figura e nada fica previsível, ou seja, é quando uma fotografia aparentemente muito boa passa a ficar ÓTIMA! O processo cruzado, também conhecido como cross-process ou ainda xpro é nada mais nada menos que utilizar o filme slide (ou cromo que nesse caso deve ser revelado em processo E6) e revelado no processo C41 que é a revelação do negativo comum; seu filme será desse modo um negativo falseado.
Durante a revelação utiliza-se a química de outro processo e isso faz com que as cores saiam trocadas, saturadas como numa forte explosão de cores vivas e intensas onde uma imagem aparentemente "comum" vire uma fotografia surreal de filmes de ficção científica. Realizar essa técnica com filmes vencidos torna a brincadeira ainda mais emocionante pois os resultados são ainda mais fortes e inesperados.
Como tudo na lomografia, é a diversão e a criatividade que determinam uma boa imagem.
Veja algumas imagens deste processo:
Fotografias que dão água na boca na Usina do Gasômetro em Porto Alegre
Após grande sucesso em sua primeira edição em Lajeado (RS), a Exposição Fotográfica “Comer com os olhos” chega à Usina do Gasômetro, em Porto Alegre (RS). A mostra une o melhor da gastronomia contemporânea com o olhar da fotógrafa carioca Fernanda Melonio e, através de uma seleção fotográfica de dar água na boca, demonstra como uma mediação visual pode despertar e mesmo aguçar outros sentidos, como o gustativo, por vezes de modo mais intenso que o próprio prato, acentuando as sensações e fazendo com que seu observador tenha reações fisiológicas como salivar ao imaginar o sabor daquele determinado alimento, se esforçando para lembrar que pode olhar, mas não tocar, por mais tentadoras que sejam as fotografias...
SERVIÇO
Exposição Fotográfica "Comer com os Olhos"
Artista: Fernanda Melonio
Período: Até 02 de janeiro de 2010
Local: Usina do Gasômetro – Avenida Presidente João Goulart, 551 – Centro – Porto Alegre (RS)
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 21h
Macaca fotógrafa é ação viral da Samsung
Fonte: Infoblogs
Dias atrás surgiu a notícia de uma orangotango que fotografa o dia a dia do ambiente onde vive no zoológico de Viena, na Áustria, e manda a fotos direto para o Facebook.
A ação inusitada chamou muito a atenção e Nonja, a orangotango de 33 anos, ganhou mais de 50 mil fãs no Facebook. Algumas fotos são divertidas, outras não têm foco ou simplesmente mostram o nada (as fotos estão no álbum da macaca na rede social).
Toda a ação faz parte de uma campanha publicitária da Samsung para a câmera digital ST 1000, seu lançamento com Wi-Fi, GPS e Bluetooth, recursos de conectividade inesperados em uma câmera.
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Câmeras Polaroid serão relançadas em 2010
Fonte: Terra Tecnologia
Depois de anunciar que as clássicas câmeras Polaroid teriam sua produção descontinuada, a Polapremium finalmente anunciou que está preparando o relançamento da lendária Polaroid One Step, influenciada declaradamente pela persistência do projeto "The Impossible Project", que será o responsável pela produção e venda dos filmes instantâneos. A chegada ao mercado das câmeras e dos filmes deve ocorrer na metade de 2010.
O comunicado oficial da empresa explica que após "as dificuldades e mudanças na direção dos últimos anos", finalmente a Polapremium entendeu o "charme da marca que, surpreendentemente, não é baseado em câmeras digitais mas na inovadora invenção de Edwin Land de 1948".
Segundo explica o jornal Telegraph, os filmes instantâneos serão fabricados pela equipe do "The Impossible Project", uma espécie "de resgate das cinzas da fábrica original da Polaroid em Enschede, na Holanda". "Nos últimos anos ex-administradores da fábrica trabalharam, praticamente no amor, para recriar a mágica do filme instantâneo através de um valor de mercado acessível", escreve o jornal britânico.
O "The Impossible Project" foi criado em 2008 no mesmo dia em que a Polapremium anunciou o fechamento da fábrica da Polaroid na Holanda e a descontinuação da produção dos filmes instantâneos. Ex-executivos da empresa e alguns fâs da fotografia instantânea se uniram em torno do desafio de inventar um produto que tivesse as mesmas características da Polaroid e competitividade no mercado.
No comunicado divulgado ainda em outubro, a Polapremium afirma que foi "inspirada pelo sucesso do 'The Impossible Project'" para relançar a câmera One Step. Também explica que será uma das financiadoras do projeto, que inicialmente irá produzir uma edição limitada dos Filmes Instantâneos, já no início de 2010. A produção em larga escala dos filmes, em P&B e colorido, ocorrerá no decorrer do ano, conforme explica a Polapremium.
Não há informações sobre a chegada do produto ao Brasil, mas mais informações podem ser obtidas no site da empresa, no endereço www.polapremium.com.
Estúdio contrata fotógrafo para oportunidade em SP
O fotógrafo Bruno Pavão, um dos maiores nomes em fotografia de estúdio e 3D, está contratando uma pessoa que tenha noções básicas de fotografia para atuar na parte administrativa do estúdio, mas que possa acompanhar em alguns trabalhos, fazendo assistência e até fotografando.
O salário contempla um fixo + comissão.
Interessados favor entrar em contato pelo email: estudio@brunopavao.com.br
Site:
www.brunopavao.com.br
100 Portraits. Projeto pretende clicar personalidades da moda e da música internacional. Transmissão do set é ao vivo pela internet
Fonte: Blog da Julia Petit
O fim de semana foi agitado para a equipe do fotógrafo Nick Knight e a família do ShowStudio.com por conta do projeto “100 Portraits” que estão desenvolvendo para a revista modernex “i-D”, com retratos de personalidades da moda e da música. No domingo, Lady Gaga foi a maior atração e sua aparição online derrubou os servidores do site. Os estilistas Vivienne Westwod, Bernhard Willhelm, Ricardo Tisci, Giles Deacon e Christopher Kane também participaram. A rodada de fotos continua hoje, clique neste link para acompanhar a movimentação a vivo!
O FOTOCOLAGEM recebeu um post especial no canal português Fotografia DG
Olá pessoal
Novamente o FOTOCOLAGEM recebeu uma postagem o indicando como um blog para leitura. Na última-sexta-feira, o site Fotografia DG de Portugal, assinado pelo fotografo Diogo Guerreiro fez um post sobre o nosso blog, para conferir o texto na íntegra clique aqui!
O Fotografia DG é um dos blogs mais versáteis de Portugal. Além de notícias de fotografia, exposições, e entrevistas exclusivas, o blog ainda é uma ferramenta de indexação de outros sites sobre o mundo dos cliques. As parcerias e a diversidade de comentaristas que colaboram com o site permitem textos mais elaborados e inteligentes.
Muito obrigado Diogo, ficamos muito felizes com a postagem. Para quem quiser acompanhar o site Fotografia DG acesse: www.fotografia-dg.com
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Série Encontros: Fotojornalismo em Foco. Palestrantes debatem o papel da internet nos dias de hoje e a rotina do profissional de fotografia
Fonte: ARFOC-SP
A próxima Série Encontros discutirá a influência dos diferentes veículos e meios comunicação na produção e linguagem fotográfica dos fotojornalistas. O papel da internet nos dias de hoje. Como é produzir fotografias para os jornais diários e agências. As diferenças, tendências e muito mais.
Os convidados para este evento são: Paulo Whitaker, da agência Reuters e atual presidente da ARFOC-SP; Ségio Carvalho, editor do jornal Agora SP do grupo Folha e Nilton Fukuda do Estadao.com.br. A mediação do evento fica a cargo de José Cordeiro, repórter fotográfico e colunista do site da ARFOC-SP. O encontro acontece no próximo dia 07, segunda-feira, à partir das 19h, na livraria Cultura do Shopping Bourbon.
Palestrantes:
PauloWhitaker
Atual presidente da ARFOC-SP. Trabalhou na Folha de S. Paulo de 1984 a 1988. Atuou na agência Angular de 1989 a 1990. Posteriormente fotografou para AFP (Agence France Presse) de 1991 1997. Desde 1997 é repórter fotográfico da Reuters.
Sérgio Carvalho
Formado em jornalismo pela Pucamp, trabalhou como repórter fotográfico no jornal Correio Popular e no jornal Diário do Povo, chegando ao posto de diretor de fotografia da Agência Anhanguera de Notícias de Campinas. Atualmente é editor de fotografia do jornal Agora São Paulo do Grupo Folha da Manhã.
Nilton Fukuda
Atuou em jornais da região de Mogi das Cruzes. Trabalhou no Diário Popular, atual Diário de S. Paulo. Teve uma breve passagem pela Folha de S. Paulo. É repórter fotográfico do Grupo Estado - que edita os jornais O Estado S. Paulo e Jornal da Tarde - onde atualmente coordena a fotografia do portal Estadão.com.br.
Serviço:
Série Encontros: Fotojornalismo em Foco
Local: Livraria Cultura - Shopping Bourbon
Endereço: Rua Turiaçu 2100, Pompeía
Data: 07/12/2009 - 2ª feira
Horário: 19h00 às 22h00
Informações: 11 3257 3991
Exposição individual do fotógrafo Formiga entra em cartaz no Espaço +Soma em SP. Obras se enriquecem de detalhes e ângulos curiosos
Em dezembro, o multiartístico Espaço +Soma recebe duas novas exposições: Contêiner, de Flávio Ferraz, o Jey, no piso térreo, e É no Ínfimo que Vejo a Exuberância, de Formiga, no mezanino. Ambas ficam em cartaz até 23 de janeiro de 2010, com entrada gratuita.
Formiga
Mais que retratos fidedignos, suas imagens buscam revelar as "palavras que nos faltaram", como diz o poeta Manoel de Barros, uma das referências do artista. O título É no ínfimo que vejo a exuberância ajuda a explicar as obras: são macrofotografias de fendas, superfícies de metal corroídas, paredes degradadas. Vistos tão de perto, os detalhes podem se tornar abstratos, nos remetendo a pinturas e artistas como Miró, Munch e outros. As molduras expostas com as obras também foram feitas por Formiga, a partir de materiais reciclados de fogões, geladeiras, tambores de combustíveis e outros.
Formiga começou sua relacão com fotografia há apenas dois anos já com esse projeto. De lá pra cá já produziu mais de 1000 fotografias, captadas com uma camera digital portátil de 6.2 megapixels.
Espaço +Soma
Desde que abriu as portas em março deste ano, o Espaço +Soma tem atraído o público pela grade de atrações multidisciplinar. Localizado na Vila Madalena, reduto artístico da capital paulista, ocupa um galpão em que os visitantes podem desfrutar de exposições de arte, shows e happy hour embalado por DJs.
A programação original e variada do lugar reúne jovens talentos da música e das artes plásticas, nacionais e internacionais. Conta ainda com café bar e uma loja com seleção cuidadosa de livros de arte, música e quadrinhos, além de moleskines, gravuras, pôsteres, artes originais, objetos de design, discos independentes e DVDs, entre outros produtos.
Serviço:
É no Ínfimo que Vejo a Exuberância, de Formiga
De 3 de dezembro de 2009 a 23 de janeiro de 2010
Terça a sábado, das 12h às 20h
Entrada: Grátis
Endereço: Rua Fidalga, 98 – Vila Madalena – São Paulo, SP
Censura: Livre
Capacidade: 250 lugares
Estacionamento: Em frente (não conveniado)
Telefone: (11) 3031-7945
Site: www.maissoma.com
Fotógrafo Danilo Russo apresenta um olhar apurado sobre a história da fotografia de moda
O site do Instituto Internacional de Fotografia, uma das escolas de mais prestigiadas de São Paulo, apresenta para seus alunos e também leitores do site um panorama da história da fotografia de moda. Escrito pelo fotógrafo Danilo Russo, o texto viaja no tempo e traça a linguagem fotográfica da moda desde sua origem até a "desglamourização da moda" com nomes como Corinne Day e David Lachapelle.
"Em meus anos de ensino, tenho percebido o quanto é difícil para os alunos formarem uma visão geral dos movimentos e períodos da história da fotografia de moda. Por isso elaborei a sintética descrição que estou aqui apresentando, que longe de querer ser definitiva, pode ser um bom ponto de partida para um estudo mais aprofundado e para entender a fotografia de moda", comenta o fotógrafo.
Acesse o post completo aqui!
O FOTOCOLAGEM foi escolhido o “Blog da Semana” pelo canal BLOG DA COMUNICAÇÃO
O site apresenta todas as sextas-feiras dicas de páginas da web que se destacam na rede. O jornalista Guilherme Freitas entrou em contato com a equipe do FOTOCOLAGEM e tivemos um bate-papo muito bacana sobre o universo da “blogosfera”.
O resultado pode ser conferido aqui!
Agradecemos a equipe do BLOG DA COMUNICAÇÃO e conte sempre com o nosso apoio, para nós é uma honra fazer parte deste trabalho que rende conhecimento e cultura para tantos leitores.
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Um pequeno salto do tratamento à manipulação
Por: William de Oliveira
Olá amigos do fotocolagem, hoje vamos falar um pouco de tratamento de imagens, e quando o simples retoque do dia-a-dia passa para outra etapa de trabalho: a manipulação de imagem.
É um termo que quase não usamos e chega até causar espanto no meio fotográfico, mas assim mesmo muitas vezes usamos. A manipulação de imagens na fotografia é uma técnica usada com freqüência, por diferentes fotógrafos, mesmo que com certo preconceito.
O retoque digital, ou tratamento de imagens é de um uso cotidiano nos estúdios fotográficos de todo lugar, e de todos os segmentos, ele limita-se a ajustes de cor, luz, nitidez e leves correções de imperfeições da pele dos modelos fotografados, mas isso sem alterar o aspecto natural da imagem na captação.
A meu ver, o retoque salta para a manipulação quando o tempo e conjunto de técnicas aplicadas na transformação da imagem é maior. Quando os aspectos naturais da fotografia são modificados. Podemos ter um exemplo um tanto cômico com um vídeo que ficou famoso na internet - “losing weight with photoshop” ou “ perdendo peso com photoshop”
No dia-a-dia de estúdios nos deparamos com essa situação, normalmente em pedidos como retirar pêlos muito visíveis nos braços e pernas, alterar coloração de olhos e cabelos, e líder em audiência a transformação das formas dos corpos das modelos.
Enfim, retoque ou manipulação, sem exagero extremo ao ponto de ser ridículo, sempre aplicado com técnica e consciência de toda equipe envolvida pode sim ter um resultado satisfatório ao fotografo, a modelo, ao veiculo de publicação e é claro ao operador digital da imagem.
Nova revista fotográfica é lançada no mercado. Foto Grafia garante ensaios inéditos e artigos científicos elaborados por profissionais da área
Será lançada hoje, às 20h00, a revista acadêmica “Foto Grafia”. O evento ocorre na livraria Catarinense, no Balneário Camboriú Shopping, em Santa Catarina. A revista foi produzida pela Lapis Comunicação e Cultura em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A primeira edição contém projetos fotográficos produzidos por alunos da primeira turma de pós-graduação em fotografia da Univali, além de artigos científicos elaborados por profissionais da área.
Segundo o coordenador do curso, Ricardo Gallarza, “esses são projetos que demonstram a importância da visão individual sobre temas genéricos, como forma de reflexão contemporânea sobre o coletivo”, afirma.
A próxima edição da revista “Foto Grafia” já está sendo produzida com uma nova linha editorial e lançamento previsto para março de 2010. Nas próximas edições também eles estarão abertos para a colaboração do publico.
Para quem não puder ir ao lançamento ou morar em outra cidade, pode entrar em contato com eles para adquirir um exemplar, por meio do e-mail, contato@grupolapis.com.br ou veja os pontos de venda no site da Lapis: www.grupolapis.com.br
Serviço:
Lançamento da Revista Foto Grafia
Data: 03/12/2009
Local: Livraria Catarinense, no Balneário Camboriú Shopping
Horário: 20h00
Série de 250 exemplares de livros de viagens dos maiores nomes da fotografia do Brasil ganham lançamento inédito em SP
Para onde os grandes fotógrafos dirigem o foco em suas viagens particulares? A resposta está na coleção que começa com imagens inéditas de Beatriz Pontes, Bob Wolfenson, Christian Maldonado, Cristiano Mascaro, Marcelo Grego e Pedro Martinelli, por suas andaças pelo mundo. São 250 exemplares de cada, numerados e assinados pelos autores.
Lançamento: 03/12/2009
Quinta-feira das 18hs30 às 21hs30
Local: Livraria da Vila
Shopping Cidade Jardim Av. Magalhães de Castro, 12000 (pista local da marginal pinheiros entre as pontes da Bandeirantes e Morumbi)
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
JR Duran assina fotos de Flávia Alessandra na Playboy
Sem muito mistério, foi divulgada nesta quarta-feira a capa da Playboy estampada pela atriz Flávia Alessandra, 35 anos. O fotógrafo JR Duran responsável pelo ensaio afirma: "Ela nunca esteve tão linda!".
Este é o segundo ensaio sensual da protagonista de "Caras & Bocas" (TV Globo) para a revista. Ela já posou nua em agosto de 2006. Na verdade, a capa não foi nenhuma novidade, já que a foto já havia sido divulgada pela assessoria de imprensa.
Cliques mais picantes não vão demorar. A edição natalina da Playboy chegará às bancas no dia 8 de dezembro.
Segundo o vídeo apresentado pelo Fantástico, neste último domingo, as fotos devem seguir a mesma tendência clean do trabalho de JR Duran. Luz natural em janelas, tecidos e muito movimento marcam o trabalho do fotógrafo que já é "figurinha fácil na Playboy".
São Paulo, Minas, Piauí e Pará sob a ótica de seis fotográfos viajantes
Paragens é o resultado de ensaios realizados no interior do país por seis jovens fotógrafos. Na busca por algum local onde fosse possível navegar em águas mais tranqüilas e produtivas coube a cada um escolher seu destino e como fotografá-lo.
Há nessa exposição a mescla de processos fotográficos que vão desde técnicas do século XIX como vandyke, goma bicromatada, passando por cromos, negativos, e fotografia digitais.
Periferia de São Paulo, centro e sul de Minas Gerais, norte do Piauí e oeste do Pará foram as paragens escolhidas.
Fotógrafos: Dayan de Castro, Gustavo Morita, Lila Batista, Fabio Setimio, Marcia Lima, Pedro Marinho.
Exposição: Paragens
Local: Shopping Center 3, Piso Paulista, Av Paulista 2064.
Abertura: 3 de dezembro de 2009 as 20hs
Visitação: 4 a 14 de dezembro de 2009 das 10 as 22hs
Workshop de Adobe Lightroom ganha versão especial com Alex Villegas em SP. Curso revela recursos do Lightroom 3 beta
O Adobe Lightroom é um dos aplicativos mais populares entre os fotógrafos, por sua versatilidade, poder de processamento e facilidade de uso.
Gerenciando todo o processo fotográfico, da captura ao arquivamento final, o Lightroom tem facilitado enormemente a vida de todo profissional que sabe utilizar seus recursos.
O curso será ministrado pelo fotógrafo Alex Villegas, um dos mais reconhecidos profissionais da área quando o assunto é edição e tratamento de imagens. As aulas acontecem no Instituto Internacional de Fotografia nos dias 14 e 15 de dezembro, em São Paulo. Serão 16 horas de aula, voltadas ao estudo de todos os recursos do Lightroom, além de dicas para facilitar o uso cotidiano do software e uma breve experiência no Lightroom 3, que está em pleno desenvolvimento!
Alguns dos tópicos abordados são:
- Importação de imagens;
- Fluxos de edição para eventos sociais, moda e publicidade;
- Identificação e catalogação com metadados e keywords;
- Tratamento de imagens em grandes volumes;
- Tratamento mais especializado;
- Tudo sobre o processamento de imagens RAW no Lightroom;
- Gerenciamento de cores e impressão;
- Formatos de arquivo;
- Espaços de cor;
- Fluxo de trabalho em geral;
- Produção de slideshows e galerias de web;
- Principais plugins para Lightroom;
- Criação, instalação e compartilhamento de presets;
- Os novos recursos do Lightroom 3 beta.
O workshop tem 15 vagas disponíveis e uma oferta interessante no site do Alex Villegas, confira, aqui!
Mostra inédita leva ao público mais de 50 imagens de registros do futebol ao redor do mundo
Fonte: Museu do Futebol
Quem gosta de futebol, não pode perder a exposição "Ora, Bolas! O Futebol Pelo Mundo" que começa nesta sexta-feira, 5, no Museu do Futebol, instituição do Governo do Estado de São Paulo. Com patrocínio da Adidas, a exposição traz 51 fotos que mostram como um jogo de futebol pode ser improvisado em plena Muralha da China ou em um mosteiro budista em Mianmar.
Das imagens reunidas, 37 são do fotógrafo Caio Vilela, que pela primeira vez terá suas fotos expostas. As outras fazem parte das coleções editoriais e criativas da Getty Images Brasil, uma das mais respeitadas agências de criação e distribuição de conteúdo visual e multimídia. A mostra conta também com o apoio da Epson do Brasil para a impressão das fotos e fornecimento dos projetores utilizados na exposição.
Vídeos e textos levam aos visitantes informações e curiosidades sobre o futebol jogado em 24 países, como Iemên, Suazilândia e Camboja, entre outros. Os visitantes também terão a oportunidade de conferir uma vitrine com os modelos das 11 bolas, fabricadas pela Adidas, das Copas do Mundo de 1970 até 2010.
As imagens retratam como a paixão pelo futebol é capaz de unir diferentes povos. "Não é difícil entender por que o futebol é um fenômeno mundial", diz Caio Vilela. "Jogar ou assistir, xingar ou aplaudir, brilhar ou trapacear. Há várias formas de participar", completa.
Caio começou a registrar o futebol de rua há cinco anos, durante suas viagens como jornalista da área de turismo. Durante esse tempo, flagrou curiosidades do esporte pelos cinco continentes. Suas fotos foram publicadas no livro "Futebol sem Fronteiras" (Panda Books), e tem seu lançamento marcado para o mesmo dia da abertura da mostra.
Para completar a mostra, a artista convidada Regina Silveira terá a sua obra "O Jogador" (1981) exposta ao público. Professora da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), a artista é conhecida desde a década de 1980 por obras que exploram perspectivas e sombras a partir do uso de diversos materiais.
A exposição pretende trazer ao visitante a cultura e os costumes de outros países e mostrar como o esporte aproxima as sociedades. A curadoria fica a cargo do jornalista esportivo e apresentador da ESPN, Marcelo Duarte e do designer e editor de arte de diversas publicações, Augusto Lins Soares.
Serviço
Exposição Ora, Bolas! O Futebol Pelo Mundo
De 5 de dezembro a 14 de março
Lançamento do livro "Futebol Sem Fronteiras - Retratos da Bola ao redor do Mundo", de Caio Vilela
Dia: 5 de dezembro, às 15 horas no Auditório do Museu do Futebol. Com palestra do autor e presença do curador da exposição, Marcelo Duarte
Museu do Futebol
Local: Estádio do Pacaembu (Praça Charles Miller, s/n)
Preço: R$ 6,00 (R$ 3,00 a meia entrada para estudantes e idosos)
Entrada gratuita às quintas-feiras
Horário: das 10 às 18 horas
Bilheteria: das 10 às 17 horas
Site: www.museudofutebol.org.br
Telefone: (11) 3663-3848
*Consulte o horário em dias de jogos
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Calendário Pirelli 2010 consagra as belezas naturais do Brasil e evoca talento de Terry Richardson
Fonte: IOL Diário
A Pirelli apresentou o seu calendário para 2010, desta vez da responsabilidade do fotógrafo americano Terry Richardson, que veio até ao Brasil tentar fazer justiça à tradição de qualidade desta publicação.
Nas 30 imagens alusivas aos meses de 2010, Richardson retrata um regresso a um Eros puro e jocoso. Através da sua lente, persegue fantasias e provocações, mas com uma simplicidade que modela e captura o lado mais claro e brilhante da feminilidade. Retrata uma mulher que é cativante porque é natural, que joga com estereótipos para os desfazer, que faz da ironia o único véu com que se cobre», explica a marca em comunicado.
VEJA AQUI AS FOTOS (bastidores)
Este é um regresso às atmosferas naturais, autênticas, dos anos 60 e 70 do século passado. É uma clara homenagem às origens do Calendário, um regresso às primeiras edições de Robert Freeman (1964), Brian Duffy (1965) e Harry Peccinotti (1968 e 1969). Terry Richardson, tal como os seus ilustres antecessores, escolheu um tipo simples de fotografia, sem retoques, onde a naturalidade prevalece sobre a técnica e se torna a chave para remover os excessos artificiais, em voga hoje em dia, para revelar a verdadeira mulher que existe por debaixo.
O galo, o sabre, os jactos de água e os pneus velhos tornam-se os sinais de pontuação para dar ritmo e harmonia à história contada por Richardson, em que sugestões da Pop Art que inspirou algumas das primeiras edições do Calendário se fundem com um Eros característico deste fotógrafo americano, aquele Eros que, no 2010 Cal, só é evocado ligeiramente, através de alusões que Richardson usa para troçar das convenções, dando forma e carnalidade a coisas tabu.
"A minha técnica é a ausência de técnica: a lente é o meu olho, o meu carisma, a minha capacidade de capturar momentos de verdade, sejam eles quais forem, ângulos de imagem, uso da cor, luz, cenário esses sempre foram os aspectos essenciais da minha arte fotográfica", explica o fotógrafo.
Onze modelos aparecem no Calendário: Catherine McNeil, Abbey Lee Kershaw e Miranda Kerr da Austrália, Eniko Mihalik da Hungria, Marloes Horst da Holanda, Lily Cole, Daisy Lowe, e Rosie Huntingdon do Reino Unido, Georgina Stojilijtoric da Sérvia e duas naturais do Brasil, Gracie Carvalho e Ana Beatriz Barros.
Veja 5 imagens que já fazem parte da publicação: