Por: Rodrigo Favero
Na segunda parte deste post (clique aqui para voltar ao post anterior sobre o tema) vou mostrar mais algumas câmeras que fazem parte do universo lomográfico, suas características e história, vale lembrar que estou listando apenas algumas, outras mais compõem uma parte importante da história recente, recomendo você a buscar mais informações e ver qual se adapta melhor ao seu gosto e estilo:
LOMO LC-a
A primeira e única, a LOMO LC-A foi quem deu o ponto de partida pra toda essa história, criada na década de 80 como parte de uma estratégia militar a pedido do General Igor Petrowitsch Kornitzky, tinha como objetivo ser de fácil uso para que todo cidadão soviético pudesse mostrar ao mundo o modo de vida socialista; em época de guerra fria a propaganda era importantíssima, teve sucesso em países como Cuba, Polônia, Checoslováquia na década de 80; resurgiu em Praga no ano de 1991 por meio de dois estudantes que viajavam sem uma câmera. Uma curiosidade é que sua linha de montagem é toda feita de mulheres apenas (agora o por que eu não sei). Utiliza filmes 35mm, companheira para todos os momentos com certeza é a máquina que mais carrega significado e sintetiza toda história da lomografia nos últimos 19 anos.
FISHEYE:
170º de visão é o que essa belezinha proporciona, a única câmera com esse poder de abertura é tão fácil de usar que até parece brincadeira, tudo o que você tem que fazer é avançar o filme, apontar e fazer seu universo sair redondo com filmes 35mm. É compacta, pode ser usada em todos os tipos de situações já que possui flash, deixa tudo em foco em cores brilhantes-contrastadas, então para tirar o melhor de sua fisheye aproxime ela ao máximo do que for fotografar. Detalhe que seu viewfinder é mero enfeite na prática já que sua lente grande tapa grande parte da visão.
HORIZON PERFEKT:
Em tempos de widrescreen que tal uma fotografia nos mesmos moldes?! A Horizon faz isso e com
maestria, não precisa de baterias, possui lentes de vidro e produz exposições de 58mm ( o que dá
aproximadamente dois frames de um filme de 35mm), portanto se você quer imagens panoramicas ela é sua escolha e ainda permite ajustar velocidades, abertura de maneira fácil e rápida. Possui uma irmã, a Horizon Kompakt que tem as mesmas funções, mas um design mais modesto e preço muito mais convidativo.
1 comentários:
adorei essa reportagem, bjs
Postar um comentário