Concurso Goodyear de Fotografia 2010. Leia a resposta do organizador do evento sobre nossa postagem e os comentários de vocês
Amigos, conforme combinado com vocês, nós enviamos todos os comentários e emails que chegaram a nós para os organizadores do Concurso Goodyear de Fotografia 2010. Estes emails foram enviados no dia 27 de abril. O FOTOCOLAGEM recebeu a resposta não da Goodyear e sim da empresa Master Mídia, que está promovendo o concurso com o apoio da empresa de pneus.
Abaixo, segue o email escrito pelo senhor Otazú, para vocês tirarem suas próprias conclusões:
************
O Concurso Goodyear de Fotografia foi criado e é promovido e administrado pela Master Midia Marketing, empresa estabelecida com esta razão social desde 1987 e que no segmento de concursos culturais tem experiência desde 2003.
Neste meio tempo já organizamos e promovemos oito concursos na área de fotografia, motivado após deixar de fotografar e também para passar alguns valores inerentes a esta profissão para a minha filha, formada em Fotografia. Como fruto destas promoções, geramos dezenas de exposições Brasil afora.
Acho que tivemos muita sorte e talvez competência de contar com o apoio da Goodyear, uma das maiores empresas do mundo e líder do segmento de pneus no Brasil, que é nossa patrocinadora pela quinta vez. Esta sólida companhia tem fotógrafos e cinegrafistas contratados, após rígida seleção, para cobrirem seus eventos e registrarem seus produtos.
O Brasil é um país ainda com moderada cultura, mas nosso patrocinador respeita a cultura e a arte e colabora em seu desenvolvimento. No caso específico dos fotógrafos, posso assegurar que ela reconhece, respeita e valoriza os fotógrafos e por isto aceitou aderir a esta promoção.
É um concurso cultural com participação livre, participa quem quer, mas fechada, já que é possível aderir apenas se tiver registrado imagens dentro de um autódromo, conforme calendário do regulamento.
Temos tido sorte, ou competência, de sempre contarmos com a adesão de fotógrafos de renome em seus segmentos de atuação, e que por algum motivo, insistem em participar em diversas edições dos concursos. Acredito que não seja por falta de experiência ou competência destes fotógrafos, já que alguns são reconhecidos internacionalmente, professores e palestrantes sobre o assunto e editores de fotografia de veículos de comunicação.
Observação do FOTOCOLAGEM: Uau, qual será o motivo que fotógrafos RENOMADOS INSISTEM em participar?Você é um fotógrafo conhecido internacionalmente? Professor? Palestrante? Editor? Conta para gente o porquê você INSISTE em participar.
O concurso de fotografia não é para comprar ou usar de artifícios para formar banco de imagem e se apoderar delas. O organizador e o patrocinador têm fôlego e saúde financeira para não se propor a isto. É para valorizar e dar destaque aos fotógrafos. Nas edições anteriores, os vencedores sempre receberam mais do que o inicialmente proposto. E se vocês acompanharem com cuidado, logo receberão a notícias de novos prêmios e apoios que estão sendo negociados.
Observação do FOTOCOLAGEM: Leitores, então ficamos no aguardo do grande prêmio que será anunciado posteriormente, afinal, eles não estão pensando em dar só o que está anunciado (troféu e um vale brinde) e sim os vencedores receberão mais do que o proposto por eles. Aguardamos notícias.
Se o regulamento fosse lido com cuidado, você não teria professado em sua matéria que a companhia “deverá usar as fotografias em propagandas, anúncios e estabelecimentos comerciais”. Leia novamente: A MasterMidia Marketing Ltda e a Goodyear do Brasil S/A terão direito a utilização, publicação e divulgação de todas as fotos premiadas em veículos de comunicação e em órgãos internos, e confecção de peças publicitárias e promocionais, como forma de promoção do concurso e seus vencedores.
Observação do FOTOCOLAGEM: Leitores, mil desculpas pelo uso das palavras: “deverá usar”, quando o correto é: “eles terão direito a utilização”, ou seja, não significa que eles vão usar sua fotografia propriamente dito, mas eles tem o direito de utilização sim, se eles quiserem eles usam, afinal, “eles terão direito a utilização” ok?? rs
O objetivo é valorizar o fotógrafo que fica sob condições insalubres, com sol, calor, chuva e frio para criar a sua obra de arte e registrar instantâneos que contam uma história. A meta é promover os vencedores.
Um detalhe bem específico deste nosso patrocinador principal é que apesar dos inscritos em nossos concursos assinarem ficha de inscrição passando alguns dos direitos das imagens, a Goodyear nunca se utilizou delas para publicidade.
Quando em edições passadas a Goodyear usou foto vencedora de concurso em painel para decorar evento para público, solicitou autorização expressa ao fotógrafo, após questionar eventual pagamento pela obra, já que antes de tudo, a empresa patrocina este tipo de promoção só para divulgar e valorizar os artistas da fotografia.
Acredito que o blog teve a preocupação com a profissão de fotógrafos, mas acho que foi infeliz em algumas colocações.
Muito obrigado pela preocupação.
OTAZÚ
MasterMidia Marketing Ltda
************
Bom pessoal, está aí a resposta da Master Mídia representante da Goodyear. Agora o FOTOCOLAGEM quer saber: Mudou sua opinião sobre o concurso? O que acha? Vai participar? Mande seus comentários e emails para contato@fotocolagem.com.br , a gente quer saber sua opinião.
sexta-feira, 30 de abril de 2010
Blá blá blá da Goodyear
Publicado por
Deborah Silva
Estou lendo: Blá blá blá da GoodyearEnviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
bla bla bla... porque eles não assumem que querem foto "de grátis" ou então alteram o regulamento do concurso... cansa ler tantas justificativas, tantos bla bla blas dos organizadores.
OTAZÚ, vai tomar ... um ar fresco e pensar melhor no concurso.
É impressionante a falta de caráter e vergonha na cara de algumas empresas, seja em concurso ou msmo contratando um fotógrafo, eles não respeitam o profissional e não levam a sério nossa profissão. E ainda vem com esse papinho mentiroso. Por favor sr. Otazú nós ja entendemos o final propósito desse concurso, era melhro ter ficado quieto ou então assumir a bronca de um concurso mal organizado que não se presta nem a oferecer um prêmio digno ao vencedor, sei bem como é esse lance de "oferecemos mais do q a premiação", mas não está no edital, e se não ta no edital, esquece! Conheço bem essa láia de exploradosres como o Senhor que se acham esperto o suficiente pra achar que essa conversinha vai colar. Basta com esse desrespeito com o profissional da fotografia!
Brincadeira...
Muita calma. O regulamento diz algo importante que está sendo ignorado. Lá diz "como forma de promoção do concurso e seus vencedores." Legalmente essa frase faz diferença, eles só podem usar as fotos para divulgar o concurso e seus vencedores, está claro o uso que será feito, qualquer uso fora disso pode gerar processos contra eles. Se forem fazer outro uso deverão negociar.
Mesmo sendo cultural creio que uma empresa desse tamanho poderia valorizar mais a fotografia, o prêmio é muito pouco e eles estarão promovendo a marca graças ao esforço do fotógrafo em fazer uma boa foto. Não dá para entender porquê fotógrafos renomados ainda aceitam um prêmio tão medíocre. Mas o regulamento está claro quento ao uso que farão das fotos, para divulgação, fora isso tem que negociar com o fotógrafo.
Concordo com o Oziel, o regulamento está claro em defender os direitos autorais e regulamentar o uso das imagens somente para a "promoção do concurso e seus vencedores". Considero até um avanço em relação à outros concursos que simplesmente exigem a renúncia total dos direitos da imagem. Quanto aos prêmios...bom, aí é outra coisa...realmente poderiam incentivar com valores mais significativos.
uma pergunta, nao seria legal colocar o crédito da imagem que vcs colocaram no post?
Nao é para fazer controversia, mas acho que seria o apropiado.
Choveu no molhado...
Não se justifica o injustificável...
Postar um comentário