Por: MOA
A fotografia sempre exerceu grande fascínio para as pessoas e a medida que foi se passando, os fotógrafos foram descobrindo novas formas no tratamento das mesmas através de vários processos químicos. Um dos mais conhecidos é a viragem sépia, embora esse processo seja antigo, essa alteração nos tons na prata, que formou a imagem puxando pro marrom, deu um novo significado para a foto em preto e branco.
Esse processo é bem simples mesmo para quem não tem o costume de manipular imagens em um laboratório fotográfico, deve ter alguns cuidados para que a alteração dos tons saiam perfeitos sem a aparição de manchas na cópia e para que isso não aconteça, o papel fotográfico depois de revelado, deve estar livre do hipossulfito de sódio que é o banho fixador, lavando-se bem a foto em água corrente. Não se deve colocar as mãos em cima da foto evitando as impressões digitais que podem estar invisíveis na foto real, porém aparecer na viragem sépia que sempre produzirá maiores detalhes do que a foto preto e branco.
Outro fator importante é o cuidado com a revelação, pois os papéis fotográficos resultam em uma boa ampliação quando revelados de um a um minuto e meio de revelação, antes desse tempo, a imagem poderá ficar com manchas e só após um minuto é que o banho atinge os sais de prata e após esse tempo ela irá escurecer por igual a imagem.
Um dos processos mais conhecidos da viragem sépia é por sulfuração:
Fórmula. Banho A
Ferricianeto de Potássio.......................................15,0g
Brometo de Potássio.............................................15,0 g
Água até................................................................1 litro.
Fórmula banho B.
Monossulfeto de Sódio........................................15,0 g
Água até................................................................1 litro.
Primeiro mergulha-se a foto no banho A até o total desaparacimento da imagem que será de mais ou menos 3 minutos, a seguir lave a cópia e mergulhe no banho B, onde a imagem voltará com um tom marrom, caso você queira intensificar com um tom mais quente poderá adicionar 2 a 5 gramas de Iodeto de Potássio.
Nota: o Monossulfeto de Sódio produz um odor muito desagradável, sendo aconselhável preparar e utilizar esse banho onde haja muita ventilação.
3 comentários:
Muito bom Moa essa matéria, cada vez mais fico mais fascinado pela fotografia.
Abraço!
Fala mestre... como sempre compartilhando conhecimento...é isso aí..muito bom artigo...
abraço..
joao
Oi Moa, execelente trabalho, parabéns!!!
Rosa Tassi
Postar um comentário