Por: Yuri Bittar
Confira todos os posts do colaborador na seção: Fotografia no Dia-a-Dia
Neste último sábado realizamos mais uma Saída Fotocultura. Apesar de muito frio e um pouco de chuva 45 fotógrafos apareceram, e pudemos fazer muitas e boas fotos e, como sempre, também nos divertir muito.
Para quem ainda não conhece, as saídas fotográficas são a reunião de fotógrafos que saem juntos para a rua ou para um local específico, com o intuito de, além de fotografar, trocar experiências, fazer amizades e conhecer a cidade. Um dos principais motivos dessas reuniões é a segurança, afinal em qualquer grande cidade é muito perigoso andar com câmeras fotográficas a mostra.
Mas as saídas acabam sendo também um caldeirão de idéias, afinal é um encontro de pessoas criativas e ativas, que tem a arte fotográfica como prioridade e paixão.
Nesta saída partimos do Metrô Sé, seguimos até o Largo São Francisco, depois Av. Brigadeiro Luis Antônio, Viaduto Jacareí, Viaduto 9 de Julho, chegando por fim à Rua da Consolação. Logo no começo, na Praça da Sé, a chuva nos atrapalhou um pouco. Ficamos fotografando um pouco nas escadarias da Catedral da Sé, até porque tinha por ali um grupo de zumbis, que nos permitiu fazer algumas fotos bem interessantes.
Apesar da insistente garoa fomos para o Largo São Francisco, pois lá encontra-se uma escultura chamada "Beijo Eterno", um ótimo pretexto para tirarmos fotos inclusive dos casais presentes na saída. Aliás os fotógrafos que estavam em casais acabaram sendo nossa salvação, já que com frio e chuva poucas pessoas se aventuraram pelas ruas do centro da cidade!
E não tinha jeito, casal juntinho ou se beijando era imediatamente cercado e fotografado. Isso foi muito divertido e os casais entraram na brincadeira.
Depois continuamos nosso roteiro, registrando a cidade e os casais. Muitas brincadeira e risadas para frente fizemos ainda algumas paradas para “modelar”, já que hoje em dia fotógrafo e modelo muitas vezes se confundem. Abordamos também algumas pessoas na rua, que geralmente ficavam felizes em serem modelos por um minuto!
Nas saídas fotográficas não se pode bobear que alguém te clica! Mas falando sério, tivemos uma turma muito legal presente, com clima de total respeito, apesar das brincadeiras constantes. Apesar de praticarmos acima de tudo a fotografia, acabamos exercitando também a arte de compartilhar as técnicas e pontos de vista, os conhecimentos sobre a cidade e até aprendemos a nos soltar mais e posar para algumas fotos.
Como o tema era o dia dos namorados, muitos casais incluíram a saída em sua programação especial do dia. Tenho certeza que foi um bom começo para esse dia de paixão e felicidade.
Mas desta vez os solteiros não escaparam também, mesmo os integrantes do grupo, e tiveram que posar um pouco para saciar a sede de fotos do grupo!
Fiquei especialmente feliz pelas fotos realizadas. Olhares captados com muita sensibilidade em momentos espontâneos ou posados.
No final da saída, além de reencontrar amigos, fazer outros novos e tirar belas fotos, tive a certeza de que compartilhar não é dividir, e sim multiplicar. Fotografar assim em grupo é um grande aprendizado e muito produtivo. Foram feitas muitas e ótimas fotos, e agora durante a semana temos a importante tarefa de vê-las, e é esse o momento de aprender ainda mais, pois ver como ficaram as fotos daqueles que lá estavam completa a experiência, a troca, a multiplicação do conhecimento fotográfico e humano. Humano, eis a palavra que explica esse evento, não há nada mais humano que o trabalho em equipe, em clima de amizade, onde observamos as pessoas, buscamos entendê-las e registrá-las, num trabalho conjunto, com o outro, com o humano.
Obrigado aos que foram! Para quem não foi vejas as fotos neste link e apareça na próxima!
1 comentários:
O resumo desta saída está no blog http://saidasfotocultura.blogspot.com/2010/06/dia-dos-namorados-como-foi-14-saida.html para quem quiser acompanhar as próximas.
Postar um comentário