Palco de diversas manifestações culturais, a Praça Tiradentes mesmo em reformas recebe na próxima semana a exposição Por Um Fio, que ocupou uma praça em Lisboa no mês de julho e já faz parte da programação do Paraty em Foco em setembro. A exposição é a primeira de uma série de 12 mostras programadas dentro da ação O Estendal, que prevê pendurar literalmente expressões idiomáticas e lugares comuns da língua portuguesa em varais estendidos em praças públicas.
A ideia do projeto desenvolvido por fotógrafos que residem no Rio é tirar a arte de dentro das amarras de galerias e levá-la para mais perto do público comum. Partindo de um tema que se baseia sempre em uma frase feita - no caso o "Por um fio" - o grupo capta imagens a esmo em seu cotidiano ou em arquivo, e convida um curador para selecioná-las e compor um diálogo entre estas fotografias que são impressas em tecido.
Nesta primeira edição participam os fotógrafos Ana Rodrigues, Daniel Chiacos, Fred Pacífico, Henrique Andrade, Karin Lerner, Kelly Lima, Sílvio Moréia, Stella Mello e Tatiana Guinle. A curadora escolhida foi a artista plástica Claudia Tavares, que é professora do Ateliê da Imagem, na Urca (www.ateliedaimagem.com.br). Mestre em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ e em Imagem e Comunicação pelo GoldSmiths College da University of London, Claudia é uma das mentoras e organizadoras do projeto Figura, que realizou dez edições no Brasil (www.projetofigura.com), e coordena o Espaço Figura localizado bem em frente à Praça Tiradentes.
"Por um fio" não se prende apenas a fotografias dos mais diferentes e coloridos varais, prendedores, roupas ou demais objetos estendidos dentro de um universo literal, mas passeia também pela alusão ao tema. Deste modo, a lua desloca-se na imagem por um fio de luz, enquanto a gota também se pendura no fio d´água que pende do parapeito imaginário.
Como diz a curadora em seu texto de apresentação, a expressão por um fio já foi nome de filme, de livro e de poesia. "Na exposição, encontramos um fio temporal, que ora indica um instante destacado da fluidez do tempo, tão característico da fotografia, no qual o botão disparador não poderia ser apertado em outro momento, ora se expande criando um tempo elástico em que a luz passeia desenhando pelos fotogramas"
Enquanto prepara as próximas mostras, que deverão trazer os temas "Salve-se quem puder", "Nó em Pingo D`água" o "Gato e Sapato", o grupo mantém um recém criado blog para divulgar suas ações: http://oestendal.wordpress.com.
Por um fio
Praça Tiradentes
Dia 14 de agosto
Das 14:00 às 18:00 horas
Espaço Figura
Endereço: Praça Tiradentes, 85/4
Centro, Rio de Janeiro
Dias 15, 21 e 22 de agosto
Das 14:00 às 19:00 horas.
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Exposição de fotos transforma Praça Tiradentes em galeria de arte, no Rio
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
Exposições
Estou lendo: Exposição de fotos transforma Praça Tiradentes em galeria de arte, no RioEnviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário