Por: Déborah Silva
ENVIADA ESPECIAL AO EVENTO
Na manhã de ontem, ocorreu a abertura do Estúdio Brasil 2010, o maior congresso de fotografia da América Latina. O FOTOCOLAGEM esteve por lá e vai te contar tudo que rolou. Instalado em novo lugar, no Memorial da América Latina em São Paulo, a terceira edição do congresso atendeu bem a expectativa do público. Logo na entrada, funcionárias recepcionavam os congressistas indicando como pegar suas credenciais e o “workbook”, material com informações sobre palestrantes e o evento. Com alguns minutos de atraso o Estúdio Brasil iniciou suas atividades, confira abaixo como foi cada palestra.
Aleksandar Srdic
O Mercado da Moda: Editoriais e Campanhas
Seu trabalho é focado em arte e moda e seus ensaios aparecem em muitas publicações brasileiras, revistas estrangeiras e exposições. Srdic iniciou a palestra explicando aos congressistas os aspectos que envolvem o processo de criação de um editorial de moda e campanhas, desde o contato com o cliente até o tratamento das imagens. “A fotografia de moda sem tratamento não está mais nas revistas”, afirma Srdic.
Após a teoria de seu trabalho, o fotógrafo fez uma prática ao vivo de uma sessão fotográfica no palco do Estúdio Brasil. Demonstrou como funciona a direção se um set e dos modelos. Finalizou respondendo as perguntas do público.
Thales Trigo
Equipamento Fotográfico Digital: Hoje e o Futuro
Fotógrafo profissional desde 1983, é diretor da FullFrame Escola de Fotografia em São Paulo, autor e tradutor de diversos livros de fotografia. O objetivo da palestra de Thales Trigo foi analisar o que é uma imagem digital como é formado e suas características. “Pixel não tem existência real é um conjunto de números” explicou.
O fotógrafo apresentou diversos modelos de máquinas fotográficas, dentre elas a primeira câmera digital , Kodak/Nikon DCS 100 de 1,3 mega pixels lançada no mercado em 1991. O público fez várias perguntas ao fim da palestra.
Cláudio Feijó
Luz como Poesia
Pedagogo, psicoterapeuta e fotógrafo. Fundou a Escola de Fotografia Imagem-Ação em 1972, adquirindo muita experiência na área de ensino. Muito brincalhão, Cláudio Feijó divertiu o público contando histórias do Estúdio Fotográfico e como surgiu a expressão “Olha o passarinho”! Falou sobre a linguagem fotográfica e sua relação com as emoções. “Toda fotografia é um auto retrato”, afirmou Feijó.
Explicou a diferença entre luz, iluminação, e luminosidade. “Mais vê em uma imagem quem tem coragem de colocar o repertório para fora”.
Tony Genérico
Revelando Segredos Profissionais
Trabalhou em Nova York por 19 anos. Lá fez parte do grupo que fundou a Soho Photo Gallery, em 1972. Consolidou-se na especialidade de splashes, ou seja, a fotografia do fluxo de líquidos congelados em alta velocidade. O fotógrafo explicou que para maioria das pessoas, fotografar stills é uma prática muito tediosa e pouco interessante. No entanto se você se interessa em aprender as várias técnicas de iluminação, tanto básicas como sofisticadas, a melhor opção é começar com produtos.
Tony Genérico finalizou sua apresentação, encerrando o primeiro dia do Estúdio Brasil com um ensaio ao vivo, demonstrando técnicas de iluminação que criam sensações diferentes à medida que o ensaio se desenvolve.
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Estúdio Brasil 2010 abre ciclo de palestras no maior congresso de fotografia de estúdio da América Latina
Publicado por
Deborah Silva
Arquivado em:
estudiobrasil
Estou lendo: Estúdio Brasil 2010 abre ciclo de palestras no maior congresso de fotografia de estúdio da América LatinaEnviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário