Fonte: Inês Calixto
Folha
Nem todas as histórias e conhecimentos são encontrados em livros. Alguns ficam guardados na memória e são transmitidos, de uma pessoa à outra, pela palavra. É a chamada tradição oral.
Foi dessa forma que conhecemos lendas como a do Saci Pererê, brincadeiras como pega-pega e cantigas de roda.
Na cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, uma organização chamada Grãos de Luz e Griô dedica seu tempo a ensinar para as crianças a sabedoria da tradição oral.
As histórias, brincadeiras, receitas, musicas e danças não são contadas por um professor, nem buscadas em livros. Para aprendê-las, as crianças viajam pelos caminhos da Chapada numa aventura que mistura trekking, banho de rio e observação da natureza.
A trilha leva à casa de um mestre: um pescador, um sanfoneiro, um garimpeiro. Eles contam aos pequenos histórias de como era a vida de antigamente, ensinam a fazer xaropes, armadilhas para peixe, e a acender fogo sem uso de fósforo ou isqueiro.
Fernanda Souza Soledade, 8 conta que participou da trilha Griô que leva à casa de uma parteira, Dona Iracema, na comunidade de Iuna. Entusiasmada, fala do banho de rio e que aprendeu a fazer xarope que as mulheres paridas bebem (mulher parida é como chamam ali a mulher que acaba de ter filho). Ela ensina a receita:
"Use álcool, coloque açúcar, majericão e menta. Tá pronto, é só beber. É xarope pra parida, viu?" Esclarece Fernanda.
Depois de aprender com os mestres, os garotos retornam para o espaço do Grãos de luz, onde as trilhas da cultura oral são transformadas em jogos de tabuleiro, bonecos de pano, máscaras e bonecos de papel machê.
Enquanto fala sobre o que faz na escola, Rayane Souza Santos, 11, conta: " Aqui a gente faz trabalhos sobre parteiras, bonecos de papel machê e um monte de coisas. O que eu mais gosto de fazer é costurar e fazer bonecos."
Olhando para as paredes, dá para entender o gosto de Rayane. Bordados em panos, como se fossem construídos à mão, estão os direitos das criança.
Ao lado deles, bonecos feitos de retalhos mostram que, por aqui, os meninos aprendem o valor da infância sentados no colo, brincando, costurando, pintando e bordando.
Clique aqui para conhecer o espaço Grãos de luz pela câmera dos pequenos.
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Kombi Alice leva fotografia e cinema para crianças na Chapada Diamantina (BA)
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
Notícias
Estou lendo: Kombi Alice leva fotografia e cinema para crianças na Chapada Diamantina (BA)Enviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário