O fotógrafo Mauro Holanda, especialista em fotografia de alimentos e palestrante do Estúdio Brasil 2010, encerra a série de entrevistas realizadas pelo Portal Photos, com algumas das personalidades que estarão presentes no EB 2010, que começa no próximo sábado, 06 de novembro.
Com 25 anos de experiência em fotografia de alimentos, Mauro Holanda compartilha com os leitores do Portal Photos peculiaridades de sua trajetória, que começou quase por acaso nesta área, das dificuldades da fotografia dentro da cozinha e de sua expectativa para a palestra no Memorial da América Latina, no dia 11 de novembro.
PORTAL PHOTOS - Sua carreira começou com a fotografia dentro da cozinha?
Nada! Queria ser fotografo de moda. Fui trabalhar de assistente com a fotógrafa Ella Dürst e depois de um ano descobri que aquele não era o meu negócio. Parti para a fotografia de arquitetura e decoração, outro interesse meu.
PORTAL PHOTOS - Como aconteceram seus primeiros trabalhos na fotografia de gastronomia e quando você percebeu que essa seria a sua especialidade?
Trabalhava com a Revista Casa Vogue quando fui chamado para apagar um “incêndio” na extinta Revista Gourmet, do mesmo grupo. Deu certo e comecei a fotografar comida. Quando percebi já estava envolvido até o pescoço na gastronomia. Daí, foi só continuar.
PORTAL PHOTOS - Quais são os maiores desafios ao fotografar alimentos?
Talvez, o maior desafio seja trabalhar rápido o suficiente para fotografar a comida antes de esfriar e se desmanchar. Isso tudo sem perder a capacidade de fazer uma boa foto. Apesar de as pessoas acharem o contrário, a foto de comida é uma foto de ação, exigindo muita rapidez e atenção do fotógrafo.
PORTAL PHOTOS - No Estúdio Brasil 2010 você irá falar, entre outras coisas, sobre esse mercado e todo o seu potencial. O que mais a palestra “A fotografia dentro da cozinha” nos reserva?
Espero mostrar que a fotografia gastronômica não está só nos grandes estúdios “super equipados”, mas também que podemos fazer uma boa foto dentro da cozinha e até na calçada do cliente.
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Fotografia de dar “água na boca”: Mauro Holanda revela os maiores desafios da fotografia de alimentos
Publicado por
Deborah Silva
Arquivado em:
Notícias
Estou lendo: Fotografia de dar “água na boca”: Mauro Holanda revela os maiores desafios da fotografia de alimentosEnviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário