A exposição “Passeios pelo Invisível – exposição fotográfica realizada por pessoas com deficiência visual” mostra que a fotografia é um modo de expressão artística e de inserção social. Além de luz, a fotografia é uma produção cultural que pode ser sentida com os olhos, com os ouvidos e com as mãos.
Os 14 trabalhos fotográficos produzidos por alunos do Lar Escola Santa Luzia para Cegos de Bauru (SP) têm a capacidade de quebrar preconceitos e mostrar uma das inúmeras possibilidades de participação na sociedade. Essas fotografias são o resultado de encontros sobre a fotografia orientadas por Júlio Riccó, mestrando do Instituto de Artes da UNESP – Campus São Paulo e voluntário na entidade. Segundo Riccó, “a exposição apresentara um pequeno recorte dos processos e procedimentos artísticos aplicados aos participantes dos encontros, identificando a importância de compreender as diferentes formas do ver por meio da fotografia”.
Sendo a exposição “Passeios pelo Invisível – fotografias feitas por pessoas com deficiência visual” uma produção artística para pessoas com e sem deficiência visual, ela possui recursos de acessibilidade como audiodescrição e fotografias táteis. Os visitantes da exposição são convidados a experimentarem os trabalhos fotográficos através do uso da visão, da audição e do tato.
Segundo explica Flávia Oliveira Machado, mestranda da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP e voluntária do Lar Santa Luzia, “a audiodescrição irá narrar descritivamente as fotografias possibilitando o acesso às informações visuais para aqueles que não as conseguem perceber ou compreender”. Além da audiodescrição, haverá trechos de depoimentos dos próprios participantes da exposição sobre o trabalho realizado.
A exposição “Passeios pelo Invisível – fotografias feitas por pessoas com deficiência visual”, além de mostrar uma produção artística de alunos do Lar Escola Santa Luzia para Cegos, pretende garantir a acessibilidade e motivar novas experiências de inserção social de pessoas com deficiência ao mostrarem suas habilidades e possibilidades de expressão artística.
Serviço
Exposição fotográfica acessível “Passeios pelo Invisível – fotografias feitas por pessoas com deficiência visual”
Data: 22 a 26 de novembro
Horário: 9h às 17h
Local: SENAI Bauru
Endereço: Rua Virgílio Malta, 11-22
Para mais informações:
Júlio Riccó
(14) 3016-2232 / 8143-7909
julioricco@uol.com.br
Flávia Oliveira Machado
(16) 91551705
flaviamachad@yahoo.com.br
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Exposição: Será que fotografia é somente presença e ausência de luz?
Publicado por
Deborah Silva
Arquivado em:
Exposições
Estou lendo: Exposição: Será que fotografia é somente presença e ausência de luz?Enviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário