Fonte: BBC Brasil
Esta fotografia, que mostra a nebulosa M70, foi a grance vencedora do Conusro da ESO.
Foto: Igor Chekalin
Foto: Igor Chekalin
Um concurso da Organização Europeia para a Investigação Astronômica no Hemisfério Sul (ESO, na sigla em inglês) premiou belas imagens do espaço processadas por astrônomos amadores.
A competição batizada de Hidden Treasures (Tesouros Escondidos, em tradução livre) permitiu que entusiastas pesquisassem os vastos arquivos de imagens registradas por meio de telescópios da ESO à procura de astros ocultos.
Para transformar esse material bruto em preto e branco nas belas imagens vencedoras foram necessárias muitas horas de trabalho, corrigindo distorções, retirando marcas geradas pelo instrumento e realçando detalhes contidos nas informações astronômicas.
Os organizadores do concurso da ESO se surpreenderam ao receber quase cem imagens feitas por amadores, uma quantidade alta dada a natureza complexa do desafio.
O vencedor, o russo Igor Chekalin, vai fazer uma visita ao gigantesco telescópio da ESO em Paranal, no Chile.
"Como um astrofotógrafo amador, este foi o trabalho de processamento de imagens mais difícil que já fiz. Minha participação na competição me apresentou diversos desafios, desde a instalação de software até o estudo de técnicas e a operação de sistemas que não conhecia antes", disse Chekalin.
A ESO é uma organização intergovernamental sediada na Alemanha e financiada por 14 países europeus e pelo Brasil.
Confira outras imagens, aqui!
0 comentários:
Postar um comentário