Por: Rodrigo Favero - @rodrigofavero
Confira todos os posts do colaborador na seção: LOMOGRAFIA
Ahhh o Rio de Janeiro, tão falado em músicas, poesias, mostrado no cinema, televisão e logicamente registrado em fotografias que fazem dessa cidade um cartão postal vívido e orgânico.
Que tal sair do tradicional, aproveitar que ta fazendo um calor descomunal ultimamente, pegar sua câmera pra lomografar um pouco por ae, aproveitar a paisagem já bonita por natureza, as mulheres, a praia, montanhas e principalmente o encontro de cores, luzes e formas que esse país tem excesso para produzir lindas imagens?!
Uma dica que eu descobri por acidente: use filmes com ISO um pouco mais alto, isso vai fazer com que ele queime mais facilmente e transforme a revelação numa explosão de cores e intensidade para os olhos, realmente fica bonito e não deixa de ser um experimento divertido que fica altamente plástico e convidativo.
Usando filmes Chrome e revelando em processo cruzado só faz acentuar ainda os resultados.
Saia do tradicional em usar apenas os cartões postais como locação e explore a cidade, uma esquina já tem muito a oferecer e se ainda assim resolver ir para um Pão de Açucar, Ipanema da vida faça com que ganhe nova vida e registre aquilo como se fosse um cego, indo em lugares que nem imagina em ângulos estranhos e sem pudores.
3 comentários:
adorei as dicas..mas fotogtafo com uma reflex digital, como conseguir o mesmo efeito que no filme?
adoro esse estilo lomo, mas até hoje só vi artigos explicando como consegui-lo nas fotos pós, no photoshop..
obrigada desde ja!
beleza de lomo.
Olá Liane,
Os "efeitos lomo" são conseguidos justamente pela falta de recursos e qualidade das câmeras, como a lente é de plástico normalmente falta foco e nitidez, a máquina não é bem vedada então entra luz por frestas que queimam o filme e ainda por cima se usar um filme vencido, chrome e mandar revelar em processo cruzado ae a coisa desanda de vez mesmo e sai tudo um caca (ou uma maravilha no caso). Como as câmeras caminham para serem cada vez mais certinhas, é mais difícil conseguir o "erro" sabe. Então acaba sobrando apenas o pós-produção pra atingir esses efeitos. Compre uma lomo e seja feliz, tem uns modelos baratinhos na Toy Camera e na Lomography.com.br oficial.
Mas é tudo experimentação.
rƒ
Postar um comentário