O filme "A Origem" venceu na noite deste domingo o Oscar de Melhor Fotografia, conferido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos. O prêmio levantou vários questionamentos principalmente pelo fato do filme ter sido gravado 70% em cromaki (técnica avançada de mudança de quadros por computador). Será que os recursos de efeitos especiais devem ser levados em conta com a tomada das cenas? Qual o critério para a escolha do vencedor nesta categoria?
O diretor de fotografia Wally Pfister agradeceu ao "mestre" Christopher Nolan, diretor do filme: “o trabalho dele me inspira há doze anos". O crescimento de Wally Pfister como fotógrafo acompanhou o de Christopher Nolan como diretor e roteirista. Pfister trabalha com Nolan desde seu segundo longa-metragem, Amnésia (2000). Curiosamente, o fotógrafo começou a trabalhar no início dos anos 1990 em vídeos soft porn (como a série da Playboy Inside Out) e clipes.
Essa foi a quarta indicação a Oscar de Wally Pfister, todas as anteriores também foram por filmes feitos em parceria com Nolan: Batman Begins, O Grande Truque e Batman - O Cavaleiro das Trevas
Também brigavam pela estatueta nesta categoria os filmes "Cisne Negro", "O Discurso do Rei", "A Rede Social" e "Bravura Indômita".
Você concorda que um filme gravado em fundo infinito e com cenas, luz, elementos e imagens alteradas por computador deve realmente ganhar a estatueta do Oscar? Comente!
Não assistiu o filme? Confira o trailer abaixo:
2 comentários:
concordo totalmente com o premio. não é pq um filme usa e abusa da tecnologia que ele não poderia ganhar esta categoria.
os recursos digitais só tem a acrescentar no meio da fotografia seja em qualquer vertente, com certas exceções.
Olha, acho que qualquer questão sobre a fotografia desse filme deve contemplar antes estes dois vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=ZB0PyyLNIV4
http://www.youtube.com/watch?v=gMRBl4esMlQ
Eu não vi uma tela verde, o que vi foram construções maravilhosas em estúdio, luz de primeira, engenharia de ponta para fazer tudo funcionar, trabalho de câmera excelente... enfim, é um dos prêmios de melhor fotografia mais merecidos dos últimos tempos.
O trabalho feito em A Origem, é algo que me lembrou o trabalho do Kubrick filmando 2001, é um outro patamar, não é trabalho em tela verde para montar depois. Lógico que tem cenas do filme que foram feitas com tela verde, é só ver o filme e sabemos quais são essas cenas, mas isso faz parte da técnica do cinema, é um recurso que quando bem utilizado gera resultados fantásticos.
[]'s
Armando Vernaglia Jr
www.vernaglia.com.br
@VernagliaJr
Postar um comentário