Em alusão ao 8 de abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer, o Hospital A.C.Camargo anuncia a mostra inédita de painéis "O Caminho da Fumaça", que apresenta de forma lúdica como o cigarro está associado a mais de uma dezena de tipos de câncer e outras doenças. Na abertura, dia 8, oncologistas oferecerão atendimento gratuito para a população com avaliações de tórax, voz e nível de dependência da nicotina
Se o cigarro fosse extinto hoje do planeta, quatro entre dez casos de câncer deixariam também de existir. Responsável por 5 milhões de mortes por ano no mundo, sendo 200 mil no Brasil segundo a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo é um dos principais fatores de risco para câncer de boca, esôfago, laringe, faringe, garganta, mama, colo do útero, ovário, bexiga, pâncreas e quase a totalidade de casos no pulmão. Ele é vilão também quando o assunto é enfisema e doenças cardiovasculares.
Para mostrar detalhes sobre como o fumo age no organismo, o Hospital A.C.Camargo, com patrocínio do Banco Santander, promove entre 8 e 23 de abril no Conjunto Nacional, em São Paulo, a exposição O Caminho da Fumaça, que traz dezoito painéis inéditos sobre a trajetória percorrida por substâncias nocivas como a nicotina no corpo humano. Cada obra traz informações sobre prevenção, sintomas de doenças e exames diagnósticos e se baseia no lúdico e na simplicidade para mostrar de que forma mais de 40 substâncias cancerígenas presentes no cigarro caminham pelos órgãos e deixam suas marcas. "O pulmão é o alvo mais conhecido do tabagismo, inclusive passivo, mas os danos não são privilégio dele. Queremos mostrar que fumar apenas um cigarro ou três maços por dia nunca é uma prática saudável para nenhuma parte do corpo", destaca o oncologista e diretor do Núcleo de Pulmão e Tórax do A.C.Camargo, Jefferson Luiz Gross.
Na abertura, 8, Dia Mundial de Combate ao Câncer, das 10 às 16 horas, em estandes montados no Conjunto Nacional, médicos dos Núcleos de Pulmão/Tórax, Fonoaudiologia e Grupo de Apoio ao Tabagista (GAT) estarão à disposição do público para avaliações de qualidade da voz, capacidade pulmonar com o aparelho Peak Flow e teste de Fagerström, que avalia o nível de dependência da nicotina. Serão também distribuídos materiais informativos sobre prevenção do câncer.
SERVIÇO
Exposição: O Caminho da Fumaça
Data: 8 a 23 de abril de 2011
Na abertura, dia 8, das 10 às 16 horas, oncologistas oferecerão avaliações de qualidade da voz, capacidade pulmonar e nível de dependência da nicotina.
Patrocínio: Banco Santander
Local: Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073, São Paulo - SP
Informações: www.accamargo.org.br
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Exposição mostra o caminho da fumaça e os danos que causa no corpo humano
Publicado por
Deborah Silva
Arquivado em:
Exposições
Estou lendo: Exposição mostra o caminho da fumaça e os danos que causa no corpo humanoEnviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Se o mal causado pelo tabagismo ficasse restrito a pessoa que fuma o cigarro/charuto/cigarrilha/etc na sua livre e espontânea vontade, seria nada de mais, mas os fumantes "passivos" também sofrem com este mal mesmo contra a sua vontade.
Esta e outras Exposições do gênero valem como mais uma tentativa de concientizar as pessoas que fumam.
Postar um comentário