Fonte: O Globo
Confira o post original clicando aqui!
ara quem gosta de fotografia, há uma chance de conhecer o que de mais expressivo se produziu no Brasil nos primeiros dez anos do século XXI. A exposição "Geração 00 - A nova fotografia" Brasileira, que abre neste sábado no Sesc Belenzinho, em São Paulo, é uma espécie de mapeamento da fotografia contemporânea brasileira. São 55 artistas e 180 obras.
Veja mais fotos da exposição Geração 00
O curador da exposição, Eder Chiodetto, explica que foi buscar autores que já estavam em atividade nos anos 90, mas que produziram intensamente entre 2001 e 2010, além de novos fotógrafos que despontaram nos últimos anos.
- Houve uma profunda transformação no pensar e no fazer a fotografia a partir de 2001. Grande parte dessas mudanças, aconteceu em função da revolução tecnológica, da disseminação das câmeras digitais, da internet e dos softwares pós-produção. A massificação do uso da fotografia tornou claro para o grande público o fato de que qualquer fotografia incorpora realidade e ficção, como já nos alertavam, há décadas, vários teóricos da comunicação - diz Chiodetto.
A exposição divide-se em dois módulos. No primeiro, chamado de "Limites e metalinguagem", os artistas utilizam a fotografia como desdobramento de seus trabalhos. Há registros de performances, flertes com o cinema e obras que retratam a representação do mundo contemporâneo.
No segundo módulo - "Documental imaginário / Novo fotojornalismo" - há trabalhos de documentaristas que incorporam a estética e os conceitos da atmosfera cinematográfica, literária e até mesmo publicitária. É gente que também edita, escreve e divulga seu trabalho na internet, por exemplo. O resultado transforma o relato de questões sociais em representações universais de forte teor autoral e poético, como nos trabalhos da Cia. de Foto, João Castilho, Breno Rotatori e Guy Veloso.
- A fotografia brasileira desta primeira década do século 21 alcançou grande destaque no panorama de arte mundial. Nossa cultura antropofágica, hábil e ágil em perceber novas tendências gerou uma fotografia vibrante, que passou a ser pesquisada e divulgada por curadores e instituições do mundo inteiro - explica o curador.
Durante o período da exposição, o Sesc vai promover uma programação paralela com oficinas, saídas fotográficas, leituras de portfólio, palestras e entrevistas com fotógrafos que integram a mostra.
A abertura da mostra integra a programação da Virada Cultural 2011, com duração de 30 horas, a partir das 16h do dia 16, sábado, até as 22h do domingo. A exposição Geração 00 - A Nova Fotografia Brasileira, vai de 16 de abril até 12 de junho no Sesc Belenzinho, em dois espaços expositivos, no Galpão Multiuso e na Área de Exposições.
Confira a entrevista exclusiva no portal O Globo, aqui!
0 comentários:
Postar um comentário