Fonte: Em Fechamento
Confira o post original clicando aqui!
Quando falarmos de Surrealismo, num primeiro momento, as primeiras imagens que vêm em nossas mentes são as pinturas de Salvador Dalí. Mas, além dele há uma série de artistas que produziram pinturas, esculturas e fotografias seguindo a linha dessa vanguarda. E é sobre esse último tipo de obra que vamos falar nesse post: a fotografia surrealista.
Assim como acontece na pintura, na fotografia surrealista são retratados o sonho, o impossível e o irreal. Por meio do irracional e do bizarro o artista busca mostrar verdades que não poderiam ser alcançadas pelo raciocínio lógico, explorando o imaginário e tendo forte influência das teorias psicanalista de Freud.
Num tempo que não havia photoshop nem qualquer tipo de manipulação digital podemos encontrar resultados impressionantes. Eram utilizadas técnicas como a múltipla exposição, montagem (manipulação de negativos), criação de imagens abstratas por meio de fotogramas (impressão diretas de objetos sobre papel sem uso da câmera fotográfica) e solarização.
0 comentários:
Postar um comentário