Não há dúvidas de que a fotografia digital trouxe uma série de facilidades para quem trabalha ou simplesmente gosta de fotografar. No entanto, organizar os arquivos gerados para evitar dores de cabeça no futuro nem sempre é uma tarefa fácil.
Segundo o fotógrafo Henrique Ribas, na era da fotografia analógica a organização era mais simples, devido, inclusive, aos elevados custos do filme fotográfico e da revelação, que não permitiam que o profissional registrasse um número tão grande de imagens como hoje. “Se, em um evento, o fotógrafo fazia cerca de 360 imagens, atualmente esse número pode ser facilmente multiplicado por 10”, avalia Ribas.
No passado, cada rolo era nomeado, datado e após a revelação, arquivado em pastas específicas, que traziam todos os detalhes daquele trabalho. Porém, a substituição do filme fotográfico pelo cartão de memória – e pelos diversos HDs – gerou acúmulo de arquivos em câmeras e computadores, que, quando não organizados devidamente, demandam grandes e desnecessários esforços na hora de procurar por uma fotografia específica.
Para evitar que, no futuro, a edição e tratamento das fotografias digitais não se tornem penosos, ou até que boas imagens sejam perdidas, Henrique Ribas dá algumas dicas:
Nunca deixe de realizar backup de suas imagens. Transfira todos os arquivos do cartão de memória para um computador e para uma terceira mídia externa;
Escolha uma pasta principal para colocar todas as fotos. Depois crie subpastas e nomeie cada uma especificando “quando” e “o que”;
Na hora de nomear os arquivos siga um padrão. Evite siglas e nomes que só você entenda;
Crie uma planilha de controle. Numere seus HDs, nomeie e registre o conteúdo de cada um deles;
E claro, não deixe para depois o que você pode fazer hoje.
De acordo com o fotógrafo, uma solução para quem trabalha com uma quantidade muito grande de fotos é a utilização de softwares que fazem a catalogação de imagens, como o Lightroom. “Este é o programa mais completo. Com ele podemos organizar, gerenciar, buscar e editar qualquer fotografia de maneira fácil e segura, pois os originais permanecem inalterados e as etapas podem ser revertidas com tranqüilidade”. Em Belo Horizonte, Ribas, que é certificado pela Adobe para o Lightroom, ministra curso na Escola de Imagem entre os dias 26 e 29 de outubro.
Durante as aulas serão trabalhados: ingestão, personalização, módulo Library, Grid, Loupe, ranking, metadados, módulo Develop, processamento RAW, export, módulo Print, integração do CS5 e do Lightroom. Aplicativos utilizados: Lightroom, ACR, Photoshop CS5.
SERVIÇO:
Curso Adobe Lightroom
Data: de 26/10 a 29/10
Horário: das 19h às 22h
Local: Escola de Imagem (R. Colômbia, 375. Sion. Belo Horizonte, MG). www.escoladeimagem.com.br
Inscrições: (31) 3264-6262 ou contatomg@escoladeimagem.com.br.
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Como organizar milhares de fotografias na era digital?
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
Cursos
Estou lendo: Como organizar milhares de fotografias na era digital?Enviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário