Por: Jorge Carneti
Colaborador à convite da FinePhoto
Dando continuidade ao acompanhamento das aulas do "curso básico de fotografia", da escola FinePhoto, dou sequência às técnicas apresentadas na segunda aula.
Tenha como seus grandes amigos o Diafragma e o Obturador da sua câmera, pois é deles que você conseguirá todos efeitos que desejar em sua fotografia. Claro que para isto você terá que conhecê-los bem, para que unidos façam ótimos trabalhos.
Se segura que agora vai começar a brincadeira!!!! (risos). Nas fotos abaixo, está o exemplo que foi ensinado sobre a técnica de Light Painting.
Pode confiar que isto não é Photoshop! Se na fotografia tudo é luz, por que não utilizá-las ao nosso favor? Não é mesmo? Então, como o próprio nome diz, esta é a arte de pintar com luz.
Coloque sua câmera em um tripé, ou apoie em algum lugar firme. Programe uma longa exposição do obturador (alguns segundos, dependendo da iluminação que o ambiente estiver sofrendo) e feche o máximo possível o diafragma. Após isto, dispare a fotografia e corra para a frente da câmera com uma lanterna, isqueiro ou qualquer outra fonte de luz e solte sua criatividade.
Apenas saiba que se não existir a foto, não existirá seu desenho. Faça sua arte, mas tenha seus traços na mente para você não se perder ao criá-la, pois não verá nada até que o obturador se feche e concretize sua fotografia.
Outra técnica interessante é o Panning. Onde assunto fotografado fica parado na cena enquanto todo o restante está em movimento. Esta técnica é feita através de um movimento horizontal da câmera, na mesma velocidade e direção do objeto que se move. Simples? Sim! Porém, requer um pouco de prática para não transformar toda a cena em um só borrão. Então deixe a velocidade do obturador levemente baixa, em média 1/10, deixe o foco apenas no que lhe interessar e siga o movimento que este estiver fazendo (quanto mais preciso melhor) e clique! O resultado será seu assunto estático e o fundo borrado, passando a sensação de movimento e alta velocidade, conforme a foto abaixo.
Caso queira o inverso, também é possível fazer. Basta deixar a câmera parada e ao passar o elemento (carro, pássaro, ou qualquer outro assunto) e clicar. Você terá então um resultado diferente, onde o fundo ficará focado e seu assunto borrado, dando a impressão que ele está se movimentando.
Agora inspire-se e divirta-se!
1 comentários:
Amei muito, mesmo pra quem é leigo da area de fotografia, ficou muito simples de entender esse mundo tecnologico!! ^.^
Postar um comentário