Buena Fama Durmiendo
Foto: Manuel Álvarez Bravo
Foto: Manuel Álvarez Bravo
O maior nome da fotografia mexicana no século 20 é tema de exposição em cartaz no Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro – IMS-RJ. Manuel Álvarez Bravo: fotopoesia apresenta 250 imagens, produzidas principalmente entre os anos 1920 e 1950, que percorrem extensivamente sua obra ao longo de mais de 70 anos de atividade artística.
Nascido no seio de uma família que valorizava o contato com a cultura, seus primeiros trabalhos fotográficos, no começo dos anos 1920, exploram alguns elementos da tradição fotográfica pictorialista. Com o passar dos anos, Álvarez Bravo desenvolveu uma abordagem mais autoral que se distingue por imagens de natureza experimental, formal e abstrata. Mas são os ecos da revolução mexicana (1910-1920) que o influenciaram a estabelecer uma iconografia fotográfica centrada na cultura indígena, em sua gente e paisagem.
Em Bravo, a cultura e o povo mexicano se transformam em seu tema principal. E talvez esteja aí o traço de união com um ilustre colega brasileiro. Thomaz Farkas também tem a sua obra exibida no IMS do Rio.
Thomaz Farkas: uma antologia pessoal reedita em terras cariocas a exposição apresentada no início do ano em São Paulo, com cem imagens, parte delas inéditas, feitas pelo fotógrafo que faleceu em março deste ano.
Manuel Álvarez Bravo: fotopoesia e Thomaz Farkas: uma antologia pessoal
Local: Instituto Moreira Salles
Endereço: rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea, Rio de Janeiro
Data: até 26 de fevereiro
Horário: de terça a sexta, das 13h às 20h; e, aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Entrada franca
0 comentários:
Postar um comentário