Fonte: EFE
A visão imediata da realidade captada pela Leica do francês Henri Cartier-Bresson e a preparação minuciosa da imagem pelo americano Paul Strand coincidiram nos anos 1930 em retratar um México agitado, de onde saíram dezenas de fotografias expostas agora em Paris.
Entre 1932 e 1934, os dois fotógrafos imortalizaram com suas particulares formas de trabalhar um país em plena ebulição, receptor de todas as vanguardas que contrastaram com suas arraigadas tradições.
"Essa exposição revela um encontro de dois olhares que ocorreu no início da década de 1930 em um México pós-revolucionário, dois fotógrafos com um ideal social e político intenso em um país que acolhia intelectuais e artistas de muitos lugares do mundo", disse à Agência Efe o diretor de assuntos visuais da Fundação Televisa, Mauricio Maillé, colaborador da mostra.
A Fundação Henri Cartier-Bresson recolheu uma centena de imagens feitas por ambos os artistas na ocasião, que podem ser vistas a partir desta semana até o dia 22 de abril na capital francesa.
'Hombres de Santa Ana' (1933)
Foto: Henri Cartier-Bresson/Divulgação
A visão imediata da realidade captada pela Leica do francês Henri Cartier-Bresson e a preparação minuciosa da imagem pelo americano Paul Strand coincidiram nos anos 1930 em retratar um México agitado, de onde saíram dezenas de fotografias expostas agora em Paris.
Entre 1932 e 1934, os dois fotógrafos imortalizaram com suas particulares formas de trabalhar um país em plena ebulição, receptor de todas as vanguardas que contrastaram com suas arraigadas tradições.
"Essa exposição revela um encontro de dois olhares que ocorreu no início da década de 1930 em um México pós-revolucionário, dois fotógrafos com um ideal social e político intenso em um país que acolhia intelectuais e artistas de muitos lugares do mundo", disse à Agência Efe o diretor de assuntos visuais da Fundação Televisa, Mauricio Maillé, colaborador da mostra.
A Fundação Henri Cartier-Bresson recolheu uma centena de imagens feitas por ambos os artistas na ocasião, que podem ser vistas a partir desta semana até o dia 22 de abril na capital francesa.
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