Dica da Semana: Ruído e redução de ruído
Produzir fotos para bancos de imagem e faturar uma grana com o que foi vendido não parece tarefa fácil pra quem nunca experimentou. É por isso que a iStockphoto, em parceria com o Fotocolagem, vai dar a você, fotógrafo ou aficionado da fotografia, dicas semanais sobre como aperfeiçoar suas imagens, a qualidade do seu trabalho e a sua técnica.
Para introduzí-lo ao universo da fotografia, destacamos o papel do ISO. O ISO é um tipo de configuração nas máquinas que mede a sensibilidade do sensor (nas máquinas digitais) ou filme (nas máquinas analógicas) com relação a luz. Os valores de ISO, ou chamado por alguns de ASA, variam de câmera para câmera. Você vai encontrar valores de 80 a 3200 e muitos outros.
A dica da semana é sobre ruído e redução de ruído. Quando as condições de luz ficam desfavoráveis, é preciso compensar aumentando o ISO da sua máquina, ou seja, a sensibilidade, o que resultará numa boa imagem apesar da deficiência de iluminação. Esse aumento de ISO leva mais corrente elétrica para o sensor da câmera, o que permite a ela “ver” mais com a mesma luz. No entanto, essa eletricidade extra aquece o sensor e pode introduzir uma descoloração de pixels, conhecida também como “ruído”.
Você nota isso ao ver pixels salpicando as áreas mais escuras da imagem. Quanto mais alto o ISO, mais quente fica o sensor e mais ruído pode surgir. O que é um problema, mas que tem solução. Nossas dicas são as seguintes:
Use configurações de ISO baixas, se possível.
Se for preciso elevar o ISO, certifique-se de que sua exposição esteja correta naquele momento, pois é difícil tentar corrigí-la depois com pós-processamento.
Fotos subexpostas provavelmente vão introduzir algum ruído visível depois da edição, especialmente ao expor detalhes nas áreas mais escuras.
Faça fotos RAW. Os mais recentes programas RAW de conversão e edição oferecem muitas opções, contanto que a exposição original da foto seja boa.
Nossa dica final para a redução de ruído em uma imagem é simples: se você tiver ruído visível, existem aplicativos e programas para ajudar a removê-los. Use-os sempre com cuidado, pois eles podem afetar os detalhes da imagem; e se você não estiver familiarizado com o software, pode destruir uma imagem ou deixá-la pior do que estava quando começou.
Boa sorte e mãos à obra!
Sobre a iStockphoto
A iStockphoto é a maior comunidade criativa de crowdsourcing do mundo, com 100% do seu conteúdo gerado pelos usuários. Atuando no segmento de arquivos multimídia, é hoje uma fonte fácil e acessível de arquivos royalty-free, com milhões de fotos, ilustrações, vídeos, áudios e animações em Flash®. Usando o mais avançado sistema de busca nesse setor, os clientes baixam um arquivo a cada segundo, de um acervo que tem mais de dez milhões de imagens, para projetos de marketing, editoriais, negócios, blogs e projetos pessoais. Fundada no ano 2000, a iStockphoto foi pioneira no modelo de negócios de micropagamentos para a fotografia. Tornou-se um dos sites mais bem-sucedidos do mundo entre os que têm conteúdo gerado pelos usuários. Com mais de 100 mil artistas em seu cadastro e publicando 40 mil arquivos por semana, a empresa tem sede em Calgary, Canadá, e é uma subsidiária da Getty Images.
terça-feira, 2 de outubro de 2012
Como produzir boas fotos para bancos de imagem?
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
colaboradores
Estou lendo: Como produzir boas fotos para bancos de imagem?Enviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário