Fonte: G1
'Viva favela' reúne 50 fotos do cotidiano de diferentes favelas. Fotografias foram expostas em galerias de Nova York.
O resultado do trabalho desses correspondentes comunitários, gente que foi capacitado pela ONG Viva Rio para atuar como fotógrafos e jornalistas, é o livro “Viva Favela”.
Veja a galeria de fotos do "Viva Favela"
Com cerca de 50 fotografias de Deise Lane, Kita Pedroza, Nando Dias, Rodrigues Moura, Sandra Delgado, Tony Barros e Walter Mesquita, o livro revela as alegrias, dificuldades e o lazer dos moradores das favelas como a Rocinha, Mangueira, Morro do Alemão, Santa Marta, Cidade de Deus, entre outras.
Sucesso nos EUA
As imagens fizeram sucesso nos Estados Unidos e encantaram o professor Peter Lucas, membro da New York University e da The New School University, que fez um texto para o livro. "Em 2005, o Viva Favela ganhou o prestigiado prêmio de estímulo à fotografia documental concendido pelo Open Society Institute, em Nova York, numa competição acirrada entre projetos de fotografia documental acerca dos direitos humanos originários de diversas partes do mundo", escreve.
Sem clichês
Grávida observa os policiais na Cidade de Deus
De acordo com Rubem César Fernandes, diretor executivo da ONG Viva Rio e um dos criadores do Viva Favela, o projeto tem como objetivo mostrar um olhar não estereotipado da vida nas comunidades cariocas. “Morro e asfalto se estranham em nossos dias, mas os fotógrafos rompem o medo e nos oferecem uma intimidade que faz bem ao olhar.
Transformam as circunstâncias pobres e violentas da favela num ambiente que dá gosto de frequentar. Mostram que, para além dos nobres princípios que embalam o bom trabalho existe o sentimento indispensável de amor e prazer pela vida que vibra lá fora, do outro lado da cerca que nos protege” argumenta Rubem César Fernandes.
Banho na laje, funk e futebol
O tradicional banho na laje, as coreografias embaladas pelo funk e o fanatismo pelo futebol são uma das marcas registradas da coletânea.
O livro “Viva Favela” será lançado na terça-feira (31), na livraria Folha Seca, na Rua do Ouvidor nº 37, no Centro, às 18h30. O evento de lançamento da coletânea terá apresentações de hip hop e de dança de rua, com o grupo Gang de Break Consciente, da Rocinha, desfile de modelos do projeto Lente dos Sonhos, da Cidade de Deus e exposição de fotos premiadas no Open Society Institute Documentary Photography Distribution Grant, tíitulo conquistado pelo Viva Favela no Estados Unidos, em 2005 .
Outras fotos do acervo dos correspondentes comunitários estão no site www.vivafavela.com.br