Fonte: Uol Daniela Fernandes - BBC Brasil em Paris
Um engenheiro em informática francês desenvolveu um trabalho artístico usando uma técnica fotográfica que permite captar imagens de 360 por 180 graus de monumentos, ruas ou áreas geográficas e seus arredores e representá-las em imagens planas, semelhantes à planetas.
Alexandre Duret-Lutz, professor da Escola de Engenheiros em Informática (Epita, na sigla em francês) em Paris, disse que usa a técnica conhecida como projeção estereográfica, em que todas as imagens colhidas em um círculo horizontal completo e um semi-círculo vertical em torno e acima do fotógrafo são projetadas em uma tela plana.
Em entrevista à BBC Brasil, Duret-Lutz afirmou ter iniciado o trabalho há três anos. O engenheiro em informática já criou centenas de "pequenos planetas" com imagens dos lugares mais variados. Entre eles, a Torre Eiffel, avenidas e jardins em Paris, além de igrejas e praças de pequenas cidades do interior da França.
Vários planetas também foram criados com imagens da natureza, como campos, praias e montanhas. "Para criar imagens de 360 por 180 graus, é preciso tirar fotos em todas as direções, incluindo o céu e o solo, para poder reconstruir a esfera", afirma.
"Dê uma volta e olhe ao redor. Você pode ver o ambiente em 360 graus horizontalmente. Você também precisa considerar a dimensão vertical. A cobertura de 180 graus vertical é feita a partir do ponto no céu acima de você até o ponto logo abaixo", diz Duret-Lutz.
Duret-Lutz afirma proceder em duas etapas. Primeiro, ele fotografa a vista ao seu redor horizontalmente e em arco vertical.
Depois ele monta, digitalmente, um panorama, distorcendo e juntando as fotos colhidas. Na última fase, ele converte o panorama em "planetas", usando um software especial.
Veja mais imagens!
terça-feira, 14 de abril de 2009
Panoramas viram "planetas" sob lentes de fotógrafo francês
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
Notícias
Estou lendo: Panoramas viram "planetas" sob lentes de fotógrafo francêsEnviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário