Por: Yuri Gonzaga
INFO ONLINE
Com visual inovador, a Sony Alpha NEX-3K (14,2 megapixels) está na nova categoria de câmeras, que traz lentes intercambiáveis que apostam no corpo reduzido das compactas e no grande sensor das reflex. As capturas da NEX-3K são realizadas através de uma lente de zoom de 3 vezes, num equivalente 35mm de 27-83mm e um sensor CMOS de tamanho avantajado, o qual produz instantâneos e vídeos muito superiores em situações de baixa luminosidade. Esta câmera nipônica é etiquetada com o valor 2.499 reais.
Veja a Sony NEX-3K em ação na INFO TV
Por conta de seu formato e peso é possível usar a NEX-3 com uma só mão, mas nem sempre. O controle do zoom é feito somente girando o anel de zoom da lente – o que torna a tarefa mais precisa. A curva da parte esquerda (onde fica o botão do disparo) permite que o usuário não se preocupe com o manuseio da câmera. Na minha mão, que considero grande, a “compacta” tem uma pegada realmente boa e, para donos de mãos menores, essa característica deve melhorar.
Construído em plástico do tipo policarbonato, a sensação que o corpo da câmera passa é de bem acabada, mas não tanto quanto se fosse feita em liga de magnésio, material aplicado nas melhores reflex e também na irmã NEX-5, que ainda não chegou oficialmente ao Brasil. Comparando o volume ocupado pela câmera desta análise com as DSLR Nikon D5000 e Canon T2i, a NEX-3 é 63% e 58% menor, respectivamente. A massa, de 492g com bateria e objetiva, também é reduzida: está 382g abaixo da Nikon e 232g da Canon.
Ainda sobre o design desta Alpha, quando colocada lado a lado com a Samsung NX10, que também é uma câmera híbrida, as diferenças ainda são gritantes. A máquina da fabricante coreana, ao contrário da NEX-3, manteve o visor ocular eletrônico, o chamado EVF (daí a recente categoria de câmeras EVIL, sigla do inglês que significa “câmera de visor eletrônico com lentes intercambiáveis”). Dessa maneira, a NX10 é maior e compartilha maior número de semelhanças com as reflex – inclusive a pegada melhor.
0 comentários:
Postar um comentário