Fotografias de Londres feitas em dois momentos separados por vinte anos de intervalo. Este é o material que a mostra "Mind the Gap" exibe a partir de hoje, dia 31 de agosto, na Ímã Foto Galeria, em São Paulo. Ao todo, a fotógrafa Ana Lucia Mariz oferece 32 fotos, resultado de sua experiência na cidade em 1989 e 2009.
A mostra "Mind the Gap" exibe duas séries fotográficas --são 15 imagens em preto e branco e outras 17 coloridas, que revelam situações cotidianas, como pessoas passeando pelas ruas, andando de bicicleta e usando o metrô londrino. Este, por sinal, inspirou o título, que se refere a uma expressão em inglês associada ao espaço livre entre o trem e a plataforma de embarque, também interpretada como o intervalo em que as fotos foram feitas.
A curadoria e o texto de apresentação são de Juan Esteves. Já a expografia é de Miguel Paladino.
Serviço
"MIND THE GAP"
Quando: de 1º de setembro (abertura dia 31/8, às 19h) a 10 de outubro de 2010. Horário: De segunda a sexta, das 10h às 19h; e sábados, das 10h às 16h
Onde: Ímã Foto Galeria
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1.239, Vila Madalena, São Paulo-SP
Quanto: Grátis
Informações: 0/xx/11/3816-1290 ou pelo site da Ímã Foto Galeria.
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Londres 20 anos depois é tema de exposição de fotografias em São Paulo
São Paulo recebe exposição fotográfica com as enchentes do passado
Fonte: Estado
Inundações que hoje provocam estragos em São Paulo já faziam parte do cotidiano da cidade muito antes da canalização dos rios Tietê, Tamanduateí e Pinheiros. O histórico fotográfico dessas enchentes na capital paulista pode ser conferido na exposição Inundações em São Paulo, que abriu semana passada, na Galeria Olido.
Com cerca de 45 fotografias em preto e branco do período entre 1862 a 1975, a mostra apresenta parte do acervo iconográfico do Museu da Cidade de São Paulo - Departamento do Patrimônio Histórico. São registros de autores desconhecidos e de profissionais como Benedito Junqueira Duarte e Militão Augusto de Azevedo, primeiro fotógrafo de paisagem urbana da cidade. É dele a imagem de uma enchente na região do Rio Tamanduateí em 1862, a mais antiga do acervo.
"É o primeiro registro fotográfico conhecido de uma inundação", explica o curador Henrique Siqueira. A imagem, junto com outras duas do século XIX, integra o primeiro dos quatro módulos da exposição.
No segundo módulo, dez imagens mostram as enchentes do Rio Tamanduateí quando já havia sido canalizado. "Antes ele serpenteava em volta do que é hoje a rua 25 de março. Isso provocava muitas inundações", conta Siqueira. "Com a canalização no fim do século XIX e a transformação da Várzea do Carmo em Parque Dom Pedro, a região acabou se tornou muito atraente."
No terceiro módulo, uma grande enchente ocorrida em 1929 é retratada em 14 imagens. Segundo Siqueira, é a inundação mais documentada no acervo. "Acho que como essa enchente provocou uma grande comoção social à época, fizeram uma boa documentação. O nível da água subiu 3,45 metros acima do Rio Tietê e inundou praticamente toda a parte baixa do Parque Dom Pedro e do entorno do Tietê e do Rio Pinheiros."
O quarto módulo apresenta fotografias do Rio Tietê. Entre elas, a construção da Ponte das Bandeiras no lugar da Ponte Grande, a enchente de 1943, que atingiu o Bom Retiro, as obras de retificação do rio e o transbordamento do Tietê em vários momentos.
As imagens da exposição, segundo o curador, mostram como a documentação iconográfica sobre as inundações se amplia à medida que a cidade cresce e se desenvolve. "A mostra não contempla toda a problemática das enchentes, mas pontua alguns desses momentos ao longo dos últimos 150 anos."
SERVIÇO
Inundações em São Paulo
Galeria Olido
Espaço expositivo - 1º andar - Avenida São João, 473
Até 3/10 - terça a domingo, das 13h às 20h. Grátis.
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
DVD ensina a gravar vídeos com a Canon 5D Mark II
Uma grande revolução das câmeras digitais, além de fotografar, foi a capacidade de gravar vídeos. A tecnologia da captação de vários quadros por segundo assumiu, ao longo dos anos, a qualidade de alta definição. A Canon 5D Mark II é hoje o exemplo de um dos mais poderosos equipamentos em gravação HD no segmento. E para ajudar profissionais da imagem a aproveitar o potencial da câmera, o fotógrafo Toni Martin Giles lança o DVD Como gravar filmes com a Canon 5D Mark II.
A obra é específica para a captação em Full HD com o modelo Canon 5D Mark II, tanto para fotógrafos, cineastas ou videomakers. O autor alia técnicas com exemplos práticos da utilização do equipamento, para despertar nos espectadores uma preocupação quanto a linguagem cinematográfica. Para um melhor entendimento, Toni Giles divide suas explicações em cinco grandes grupos, que exploram os detalhes quanto ao desempenho e resultados de gravação.
O primeiro tópico, Tendências e Idéias, serve como uma apresentação geral, com idéias de utilização e uma introdução aos conceitos de cinefotografia. Nele o autor chama a atenção das várias utilizações do equipamento, que permite qualidade de cinema na captação, como na gravação do último episódio da série de TV House (feita com câmeras Canon 5D Mark II). Além disso, são evidenciadas as diferenças de pensamento do profissional de vídeo e de foto.
Em Câmeras e Técnica, Toni Giles parte para a prática da utilização da câmera, a exploração dos menus e a demonstração do potencial de cada uma das funções. Em cada um dos exemplos, o autor ilustra com trabalhos da área da publicidade ou de videoclipes. Na seqüência, em Acessório da Câmera, são mostradas adições como lentes, iluminação e áudio. Essa parte serve como um complemento para a anterior, uma expansão de acordo com os recursos dos profissionais.
O quarto tópico, Acessórios de Movimento, mostra as facilidades do uso de outros equipamentos, como o Steadicam, para tornar a captação um processo com maior qualidade. Também são mostradas várias situações e idéias de equipamentos para conseguir filmar o resultado esperado. E, por fim, a parte Criando uma Cena, Toni Giles ensina como um processo de construção de um audiovisual depende do “contar uma história”.
O DVD Como gravar filmes com a Canon 5D Mark II tem 120 minutos de duração e é o primeiro na América Latina. A obra é um lançamento exclusivo da iPhoto Editora. O autor, Toni Martin Giles, é formado pela Vancouver Film School, do Canadá. Trabalha há mais de 15 anos como fotógrafo e diretor de cena. Vencedor de prêmios de cinema no Brasil, também expôs seus trabalhos fotográficos em várias partes do mundo.
Principais tópicos abordados:
- Que tipos de acessórios você precisa;
- Configurando a câmera para gravar;
- Criando a melhor qualidade de imagem em sets específicos;
- Som: características, sincronização, equipamentos e acessórios;
- Configurando exposição;
- Uso correto de lentes;
- A linguagem cinematográfica, planos e movimento;
- O follow focus;
- Profundidade de campo.
Ficha Técnica:DVD Como gravar filmes com a Canon 5D Mark II
Data lançamento: 26 de Agosto de 2010
Autor: Toni Martin Giles
Editora: iPhoto Editora
Duração: 120 minutos
Mídia: DVD/PC
FOTODIÁRIA - Pepe Mélega
Por: Armando Vernaglia
Confira todos os posts do colaborador na seção: FOTODIÁRIA
Também gosto do jogo entre luz e sombras, são várias linhas criando ângulos e guias para nossos olhos, fechando a composição e dando estrutura para a imagem.É sem dúvida uma ótima fotografia.
A imagem recebeu 31 votos.
Resultado da Votação:
Excelente: 06 (19%)
Òtima: 11 (35%)
Boa: 13 (41 %)
Pouco Criativa: 01 (03%)
FOTODIÁRIA agora é com Armando Vernaglia. Participe!
Mande um email para: contato@fotocolagem.com.br
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Graficamente Palpável
Por: Rodrigo Favero - @rodrigofavero
Confira todos os posts do colaborador na seção: LOMOGRAFIA
Caro leitor,
A cada semana que passa venho aqui conversar um pouco com vocês sobre lomografia como devem saber, mas confesso que mais do que falar desse tema eu gosto é de falar sobre linguagem principalmente e tudo que ela representa e implica consequentemente.
Que tal inverter e deslocar seu ponto de vista?! Jogar a câmera em frente ao que será fotografo, aproximar ela ao máximo, clicar por dentro, em ângulos inusitados é algo que fará sua mente quebrar para conseguir montar a imagem depois; se torna divertido e animador conseguir atingir resultados satisfatórios nesse tipo de relação que você tem com a cena e com a ação principalmente. Não será de primeira, de quarta ou de quinta vez que conseguirá um resultado satisfatório, mas fotografia é antes de tudo (muita) repetição e prática. Em algum momento o que sua mente imagina se tornará palpável e real para todos.
Fotos em festas são o exemplo mais gráfico disso que to falando, afinal o que tem de mais divertido que ver um monte de gente torta pelas beiradas, jorrando bebida em imagens coloridas e animadoras?! (Sim, existem coisas mais divertidas, mas não vem ao caso agora) o que importa é que essa linguagem é muito boa para experimentar sem medo de ser feliz até mesmo para quem não está na festa, afinal permite que você entre rapidamente naquele ambiente, é extremamente imersiva. Quando consegue-se criar fotos que retratam bem o ambiente, elas são imbatíveis até mesmo para os mais calmos e anti-sociais. Tudo que você precisa é de cara de pau e jeito para conseguir fazer parte do ambiente acima de tudo, se tornar parte daquela inquieitação é primordial afinal, toda animação passa por você também e isso fica claro no momento da relevação das imagens.
Toda oportunidade é para ser aproveitada, não importando o tamanho do evento, ele se dara pela grandeza de seu olhar...o que é muito mais ilustrativo. Sexta-feira está aí então olhos abertos, ouvidos atentos e dedos preparados, vá para a esbórnia, e volte aqui para me dizer o que ficou de uma boa noite com amigos, mas não exagere, quero que você volte inteiro ok?!
Valdemir Cunha orienta safari fotografico no pantanal
O fotógrafo Valdemir Cunha vai orientar um workshop de fotografia no Pantanal. A estadia é na Fazenda Barra Mansa, junto ao Rio Negro - um dos lugares mais preservados da região. O roteiro mescla caminhadas, safáris, passeios de barco e aprendizado em paisagens marcantes e a natureza selvagem.
Quem é Valdemir Cunha
Valdemir Cunha trabalhou durante seis anos na Editora Abril como editor de fotografia das revistas Terra e Viagem & Turismo. Viajou por mais de oitenta países produzindo imagens para aquelas revistas e outros títulos da editora. Conquistou várias premiações de fotografia, entre elas três prêmios Abril.
De 2001 a 2009 foi editor executivo na Editora Peixes e criou e coordenou o departamento de fotografia da empresa, além de ter acumulado o cargo de editor executivo da revista Caminhos da Terra.
Em 2007, lançou o livro Pantanal: O Último Éden. No ano seguinte publicou mais um livro e fotografou para outros dois. Atualmente é publisher da Editora Origem, empresa que fundou com o objetivo de viabilizar projetos ligados ao Brasil.
Expedições
Localizada em uma área isolada e muito especial, considerada a região mais rica e preservada do Pantanal, a Fazenda Barra Mansa oferece atendimento personalizado e uma série de passeios e atividades únicas pelas paisagens pantaneiras. A pousada está localizada às margens do belíssimo Rio Negro, onde é possível realizar expedições de barco e canoa para observar a incrível natureza e vida selvagem da região, como jacarés, ariranhas, lontras, capivaras e até mesmo a onça-pintada. Além dos passeios fluviais, a pousada oferece também trilhas exclusivas de cavalgada, caminhadas em matas e campos abertos, observação de aves, pesca esportiva e o tradicional manejo de gado pantaneiro. A programação oferecida nesse roteiro será especial e teremos dois safáris fotográficos por dia com Valdemir Cunha. Todos os passeios contam ainda com o suporte de experientes guias locais.
O Pantanal
E falando em cenário, vale a pena destacar que o Pantanal é a maior planície inundável do mundo. Localizada na área de transição entre a floresta amazônica, o cerrado e os campos abertos do sul, forma um ecossistema único. Esse santuário ecológico é especialmente representado pela abundância de sua riquíssima fauna. São aproximadamente 650 espécies de aves encontradas em bandos numerosos, 89 de mamíferos, 230 de peixes e 52 de répteis. Cervos do pantanal, veados campeiros, tuiuiús, garças e tatus são vistos com facilidade. O jacaré é a maior atração e o animal mais evidente. Até mesmo animais ameaçados de extinção, como a onça pintada e a ariranha, são comuns na região. {
O pacote inclui
Passagens aéreas a partir de São Paulo
Todos os traslados - veículo privativo: Campo Grande-Aquidauana-Campo Grande; traslado aéreo em monomotor no trecho Aquidauna-Fazenda Barra Mansa-Aquidauna;
03 noites de hospedagem na Fazenda Barra Mansa;
pensão completa na pousada (café da manhã, almoço e jantar);
5 safáris fotográficos com Valdemir Cunha;
acompanhamento de guias locais especializados;
seguro viagem e kit viagem Cia Eco.
Preços: pacote a partir de 4 X R$ 1.010,00 por pessoa, em apartamento duplo.
Opcional - safári fotográfico aéreo – valor adicional: R$ 265,00
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Uma questão de ponto de vista
Por: William Oliveira - @i9photoworks
Olá amigos do @fotocolagem.
Hoje vamos conversar um pouco sobre o olhar. Vou logo de inicio usar uma pergunta feita a Henri Cartier-Bresson, que dá uma ótima introdução ao nosso assunto de hoje:
Entrevistador:
- E o que o olho busca?
Bresson:
- Essa é a questão.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=cqzT0W_KLUw&feature=fvsr
Esse curto diálogo é a resposta correta para a melhor definição, de como treinar o olhar. Ou seja, quais são os objetivos do fotografo? Qual é a questão abordada? Qual sensação daquele momento? Qual é o ponto de vista? Qual o assunto representado? Qual linguagem? Enfim, são inúmeras as questões a serem consideradas nesse momento do briefing particular do fotografo.
Creio eu, que a estética, e os conceitos técnicos são conseqüência dessa objetividade do olhar, da intenção da imagem representada. Pois o olhar, esse sim é o conceito artístico da construção fotográfica do autor, isso é a beleza da fotografia, essa é a principal assinatura que marca o trabalho autoral, e não um conjunto de técnicas, mas sim o olhar. Com relação a isso ainda Bresson complementa:
Entrevistador:
- As pessoas podem aprender a olhar?
Bresson:
-Podem aprender a fazer sexo? (risos)
- Um dia vão ter professores para tudo.
- O que importa é o amor.
A meu ver o olhar, relacionado à fotografia, é algo instintivo que nasce conosco, não é fruto de treino ou de especialização, é simplesmente natural, concordo com Bresson.
O estudo é conseqüência do amor pela fotografia, isso gera interesse na pesquisa, a busca por conteúdo é um ato que virá acontecer a medida que o interesse cresce. A técnica é laboral, fruto de seguidas experimentações, e de muito estudo.
A técnica e o sentimento devem sim, caminhar juntos para conquistar um bom resultado, mas o fotografo deve ter uma pré-disposição a fotografia, ver o momento de uma forma especial, e é claro saber operar o equipamento para reproduzir na maquina o seu ponto de vista. A arte da fotografia consiste nesse processo que une amor e experimentação, dom e especialização.
A arte parte da percepção do artista, que esse usa da sua concepção humana para representar seu olhar sobre a sua existência e tudo o que o envolve.
Obrigado a todos, e deixo aqui uma reverencia a Bresson, ele merece ;).
Americano descobre que fotografias compradas de Ansel Adamns por R$80 valem R$360 milhões
Fonte: BBC Brasil
Um apreciador americano de fotografia alega que uma coleção de negativos comprada dez anos atrás pelo equivalente a R$ 80 é do renomado fotógrafo americano Ansel Adams e vale US$ 200 milhões (R$ 360 milhões).
Os 65 negativos em vidro retratam paisagens supostamente do Parque Nacional Yosemite, na Califórnia, onde Adams, que também era ambientalista, fez grande parte das imagens em preto-e-branco que lhe tornaram famoso em meados do século passado.
Usando técnicas na câmara escura, Adams enfatizava as sombras e os contrastes de suas fotos.
O material vem sendo dado como perdido desde que um incêndio em 1937 atingiu o estúdio do fotógrafo localizado dentro do parque, destruindo cerca de 5 mil placas. Desde então, as fotos de Adams têm sido vendidas por somas astronômicas.
Rick Norsigian, que é pintor profissional e um amador de fotografia, disse que passou os últimos dois anos investigando a origem dos negativos, comprados de um vendedor que improvisara um brechó na própria garagem do ano 2000.
Este, por sua vez, contara que havia adquirido o material de uma oficina de restauração nos anos 1940.
Os negativos ficaram quatro anos guardados em duas caixas na casa de Norsigian em Fresno, na Califórnia, até o pintor se dar conta de que poderiam valer milhões de dólares.
Polêmica
Em uma entrevista coletiva em Berverly Hills na terça-feira, os advogados de Norsigian apresentaram evidências para sustentar a conclusão de que as fotos são de Adams "além de qualquer dúvida razoável".
Segundo os representantes de Norsigian, a investigação envolveu especialistas em arte, fotografia, caligrafia e até meteorologia – esses últimos, para comparar as condições climáticas do parque nacional na época em que as fotos foram tiradas com as condições sob as quais Adams trabalhou.
As conclusões são de que as fotos foram tiradas entre 1919 e o início dos anos 1930, em locações familiares a Adams, como o parque de Yosemite. As evidências foram colocadas em um site.
As fotos começaram a ser expostas em uma mostra itinerante, que vai acompanhada de um documentário retratando o percurso de Norsigian na tentativa de autenticar o material.
O colecionador, que pretende se aposentar nos próximos anos, disse que quer vender impressões feitas a partir de 17 dos negativos com preços que variam de US$ 45 (R$ 80) a US$ 7,5 mil (R$ 13,5 mil).
Os esforços para tentar comprovar que as fotos são de Adams não convenceram a família do renomado fotógrafo, para quem as fotos são "uma fraude infeliz".
Bill Turnage, diretor-gerente da fundação que cuida dos direitos autorais de Adams, disse que está avaliando a possibilidade de processar Norsigian por empregar o nome do artista para uso comercial.
O neto de Adams, Matthew Adams, também afirmou que está "cético".
"Não há evidências concretas", ele afirmou.
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Saída fotográfica aproxima colecionadores e promete criar novo vínculo com profissionais
15ª Saída Fotocultura: Foto Escambo 06/09/2010
Para quem vai ficar em Sampa no feriadão!
Foto Escambo: segunda-feira, 06/09/2010
"Gentileza gera gentileza. Fomente o escambo, troque uma foto sua por outra, crie o hábito de possuir e colecionar fotografia. Uma demonstração de apreço pela imagem."
Inspirados por esta idéia e para aproveitar o feriadão o fotógrafo Yuri Bittar realiza a 15ª Saída Fotocultura: Foto Escambo! As saídas fotográficas tem por objetivo aproximar alunos e interessados em fotografia da prática. "Nestes eventos treinamos aspectos técnicos mas também subjetivos da fotografia", comenta Bittar.
Proposta:
1. Cada um pode levar uma ou mais fotos para trocar com os outros participantes.
2. As fotos tem que ser em papel, de qualquer tamanho, desde 10x15 até 24x30.
3. Não é obrigatório levar fotos, quem não puder pode comparecer mesmo assim.
4. Sobrando fotos é possível tentar trocar por outras coisas durante o caminho.
5. A troca será feita no meio da saída (provavelmente no Páteo do Colégio).
6. Roteiro da saída: Sé, Páteo do Colégio, Rua do Tesouro, Rua Direita, Viaduto do Chá, Teatro Municipal.
História: Realizamos essas saídas desde 2008. No começo eram apenas para os alunos do curso Fotografia e Cultura Visual, ministrado por Yuri Bittar. Depois de pedidos foi liberada a
participação dos ex-alunos, e depois de qualquer pessoa, o que se mostrou extremamente interessante, pois quanto mais gente maior é o aprendizado.
Quem pode participar: As Saídas Fotocultura são totalmente livres e gratuitas, qualquer pessoa pode participar, com qualquer tipo de câmera.
Como funciona: Para se inscrever basta apresentar-se na hora do evento! Mas é bom deixar recado para termos idéia de quantos irão.
Ponto de encontro: Metrô Sé - 10:00h
Estação Sé do Metrô - Dentro da estação, no Mezanino central (andar superior), sem sair dos bloqueios, entre o elevador instalado no vão central e a escultura de Alfredo Ceschiatti (uma mulher deitada).
4ª Edição da Semana de Fotojornalismo começa em agosto na USP
O evento, destinado a estudantes e interessados em fotografia, contará com a presença de profissionais da área. Durante cinco dias acontecerão palestras, workshops e atividades.
Amantes da fotografia têm compromisso marcado entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro, quando acontece na Universidade de São Paulo (USP) a 4ª Semana de Fotojornalismo. As palestras deste ano terão “Contrastes” como tema.
João Roberto Ripper, Iatã Cannabrava e Cristiano Mascaro serão alguns dos palestrantes da Semana. O público poderá interagir fazendo perguntas aos profissionais e participando de workshops com a Escola de Fotografia Techimage.
No dia 1º de setembro ocorrerá a “saída fotográfica”, ocasião na qual a platéia é convidada a participar de um concurso pela melhor foto. A premiação será na sexta feira, dia 3, seguida pelo encerramento do evento.
A Semana de Fotojornalismo se consolida a cada ano como um dos mais esperados eventos na área de comunicação social da USP. É uma experiência que reúne grandes conhecedores da arte de fotografar e propicia momentos de conhecimento sobre o assunto ao público.
O evento é organizado pela J. Júnior, empresa júnior de jornalismo da ECA-USP, e é gratuito. Os interessados em receber certificado no final do evento devem se inscrever no site aqui , onde também se encontra a programação completa da Semana.
PROGRAMAÇÃO
30/08 - Segunda
14h Workshop de Fotografia Digital para Iniciantes com Adriano Escanhuela
17h Fotografia e Direitos Humanos, com João Roberto Ripper
31/08 - Terça
14h Sobre contrastes de luz, com Bete Savioli
17h Do analógico ao digital, com Ed Viggiani e Ormuzd Alves
01/09 - Quarta
Saída Fotográfica
02/09 - Quinta
14h Da notícia à arte, com Iatã Cannabrava e Anderson Schneider
17h Workshop com Escola de Fotografia Techimage
03/09 - Sexta
14h Do ecológico ao urbano, com Cristiano Mascaro e Luciano Candisani
17h Premiação da Saída Fotográfica e Coffee End
Serviço
O que: 4ª Semana de Fotojornalismo
Data: de 30 de agosto a 3 de setembro de 2010
Local: Auditório Ariosto Mila, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP
Rua do Lago, 876 – Cidade Universitária
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Fotógrafo explora vida de animais em família
Fonte: BBC
O fotógrafo de vida selvagem sul-africano Steve Bloom está lançando seu mais recente trabalho, um livro de fotografia para crianças com idade entre sete e 11 anos.
My Favourite Animal Families (Minhas Famílias Animais Favoritas, em tradução livre), traz fotos de 14 espécies diferentes em 70 páginas e explora a semelhança de comportamento entre animais e humanos.
Com texto do autor infantil David Henry Wilson, o livro detalha as particularidades de cada espécie e seu comportamento em família, como o orangotango, por exemplo, que tende a passar entre seis e sete anos com a mãe antes de ir "morar sozinho".
A obra, publicada pela editora Thames & Hudson, reúne 14 anos de trabalho do fotógrafo, baseado na Grã-Bretanha, e traz imagens de vários continentes, variando entre savana, selva e Antártida.
Revista Foto Grafia chega a sua terceira edição em versão on-line
A LAPIS Comunicação e Cultura lançou a terceira edição da Revista Acadêmica Foto Grafia. O projeto novamente contou com a colaboração de estudantes universitários e renomados profissionais como: Adriano Gambarini (NatGeo, WWF...), Altair Hoppe (iPhoto) e Wander Roberto (Placar, Caras, Playboy).
A grande novidade é que agora todas as edições da revista são disponibilizadas gratuitamente na versão digital (www.revistafotografia.com.br), iniciativa que tornou a LAPIS a primeira editora a publicar um periódico digital de fotografia no Brasil.
O periódico está diminuindo cada vez mais a barreira entre profissionais e universitários, resultando em uma mistura de experiência com experimentação. Profissionais ou instituições interessados em colaborar com a Revista Foto Grafia podem entrar em contato pelo e-mail contato@grupolapis.com.br. Sugestões, críticas ou dúvidas também podem ser encaminhadas para esse endereço.
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Fotógrafo Ivan Padovani ensina como comprar uma câmera digital compacta
Qual câmera eu levo? Essa é uma pergunta freqüente feita pelos consumidores no momento em que vão adquirir uma câmera digital. Como há muitos atributos nos produtos que, muitas vezes, são desconhecidos pelo público, a maioria opta por comprar a câmera que tiver mais Megapixels. Porém, nem sempre é esse critério que vai ajudar o consumidor a levar para casa o produto que atenda às necessidades dele.
Para ajudá-los nessa difícil missão, o fotógrafo consultor da Olympus Ivan Padovani explica o que significam as principais especificações das câmeras digitais compactas:
Megapixel e qualidade de imagem
Muitas pessoas acreditam que a qualidade da imagem tem relação somente com a quantidade de Megapixels que a câmera oferece. Porém, essa analogia não é verdadeira. Existem outros fatores que devem ser levados em consideração, como fidelidade de cor, pouco ruído em situações de baixa luminosidade e um bom conjunto óptico.
Estabilizador de imagem
A maioria das câmeras oferece esse recurso e é muito útil para evitar que a foto saia tremida, principalmente em situações de baixa luminosidade ou quando se usa muito zoom.
Zoom óptico
Esse é um fator importante a ser considerado, pois diz respeito à capacidade que a lente tem de aproximar o assunto fotografado.
Shutter Delay
É o tempo entre o ato de pressionar o botão de disparo e o registro da foto propriamente dito. É importante que não haja um shutter delay grande para que não se perca as cenas espontâneas devido à demora na tomada da fotografia.
“Para que o consumidor encontre a câmera ideal para ele, é importante que leve em consideração as situações em que pretende submeter o produto, os recursos que realmente vai utilizar e se a ergonomia do modelo é boa para a mão dele”, explica Ivan Padovani.
Pensando nisso, a Olympus tem em sua linha de produtos um modelo de câmera compacta para cada necessidade:
T-100: 12MP de resolução, zoom óptico de 3x, possui quatro Filtros Mágicos (Arte Pop, Olho Mágico, Olho de Peixe e Desenho), é vendida nas cores preta, prata e vermelha pelo preço sugerido de R$ 399
Stylus 550 WP: 10MP de resolução, zoom óptico de 3x, é à prova d’água (3m) e pode ser encontrada nas cores preta, azul e verde, pelo preço sugerido de R$ 499.
Stylus Tough 3000: 12MP de resolução, zoom óptico de 3,6x, é resistente ao choque (1,5m), frio (-10ºC) e água (3m) e é comercializada nas cores metálicas rosa, vermelha, azul e verde a R$ 1.299.
Ivan Padovani
É fotógrafo profissional desde 2001 e desenvolve trabalhos nas áreas de fotografia documental, esportes de aventura e natureza. Suas fotos vêm sendo publicadas na Revista da Folha, Trip, TPM, Espresso, entre outras. Em 2008, foi premiado pelos concursos Itaú BBA e SOS Mata Atlântica. Contato pelo e-mail foto@ivanpadovani.com.
Resultado da Promoção: O que a fotografia representa para você?
Em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, no ultimo dia 19 de agosto, o FOTOCOLAGEM e a EDITORA PHOTOS perguntou o que é fotografia para você?
O autor da melhor definição em 140 caracteres ganhou uma assinatura anual da revista Photo Magazine. O ganhador é o Rafael Vinicius Habermann (@camera4)
“A fotografia representa o estado puro da arte. Um elo entre o fotografo e o fotografado ! Um estado de espírito”.
Parabéns Rafael
Muitas definições boas chegaram em nosso e-mail, vamos postar as melhores diariamente no perfil do @fotocolagem. Não percam!
Obrigada a todos os participantes e aguardem novas promoções.
FOTODIARIA - Luciana Castilho
Por: Armando Vernaglia
Confira todos os posts do colaborador na seção: FOTODIÁRIA
Gosto da simplicidade desta imagem, a composição bem feita e bem distribuída faz com que possamos olhar cada elemento da fotografia, podemos dedicar algum tempo à silhueta das árvores, outro tanto às pessoas que estão no parque, nada está sobreposto e há um equilíbrio entre os diversos personagens. É como se esta fotografia tivesse dentro dela diversas fotografias, várias histórias acontecendo ao mesmo tempo agrupadas em uma única cena.
A escolha do preto e branco foi bastante feliz, que somado ao contra luz permitiu a existência de silhuetas e de áreas de bom contraste entre luz e sombra. Curiosamente a votação popular considerou esta imagem como sendo boa, mas em meu voto ela está entre ótima e excelente. Parabéns pelo ótimo registro, isso mostra que mesmo em um tema aparentemente batido, que é um parque num dia de sol, é possível fazer ótimas fotografias.
A imagem recebeu 34 votos.
Resultado da Votação:
Excelente: 07 (20%)
Ótima: 08 (23%)
Boa: 12 (35 %)
Pouco Criativa: 07 (20%)
FOTODIÁRIA agora é com Armando Vernaglia. Participe!
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sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Composição, arte e técnica
Por: Ranieri Ribeiro
Confira todos os posts do colaborador na seção: Simplicidade da Luz
Regras e Padrões de Equilíbrio e Harmonia
Composição refere-se a colocação ou distribuição dos elementos que conformam a superfície do quadro.uma fotografia, de uma forma perfeita e equilibrada.
Seja qual for o estilo artístico e técnico a que pertence uma obra, a técnica de execução da mesma ou a vertente artística do autor, todas elas têm em comum certos elementos como: linhas, tons, cor, luz, sombras, etc.
É a correta e equilibrada organização desses elementos sejam eles objetos ou espaços vazios, seguindo certos padrões e princípios, o que denominamos composição. Poderíamos dividir a composição em dois tipos básicos: clássica e livre.
Composição Clássica
Consiste em elementos estáticos procurando o seu equilíbrio através das linhas de simetria. (fotos com simetria. Ex: edifícios com linhas simétricas)
Composição Livre
Supõe uma ruptura do equilíbrio estático das obras (Ex: edifícios com linhas simétricas “quebradas” por algum elemento.que desvie o olhar para fora da simetria).
O principal ponto a considerar ao compor uma foto é definir se os elementos que a conformam serão realistas ou não e a seguir, procurar fazer um conjunto harmonioso de tons, texturas e cores, colocando os objetos em diferentes planos de forma a obter o efeito de profundidade e jogar com todos esses elementos seguindo certas regras e padrões a fim de obter um peso visual harmonioso e equilibrado.
Os elementos cásicos dentro de uma composição são:
O ponto, a linha, o contorno e a forma, a textura, o tom, a cor, a luz. (Tiramos esses exemplos da pintura, que antecede em milhares de anos a fotografia).
O equilíbrio na composição
Todos os elementos que conformam uma composição, devem ser colocados de maneira que se relacionem entre eles, e dentro do conjunto criando ritmos, tensões, direções. Para obter o equilíbrio numa composição há vários atributos que devem ser conseguidos com sucesso, O ritmo, o peso, a tensão, a direção, o tamanho ,o ponto de vista e a proporção.
Harmonia na Composição
Harmonia pode ser consequência da correta aplicação que padrões que aplicados a fotografia de forma correta fará dela uma pintura, uma obra de arte. (UM QUADRO)
- Equilíbrio simétrico ou assimétrico, aplicação da regra dos terços, movimento sugerido, ênfases, unidade, repetição, escala e contraste. Tudo isso se aplicado corretamente,dentro das luzes e sombras,com certeza a conseqüência será uma bela fotografia
De uma forma geral podemos dizer que há certos princípios que definem:
- Cada obra(fotografia) é um conjunto de elementos que conformam uma unidade.
- Cada elemento tem um valor.
- O valor de cada elemento depende da sua força de atração.
- Um elemento perto da borda é mais atraente.
- Cada seção da fotografia tem um poder de atração.
- E cada seção tem um peso visual.
- Um elemento num espaço vazio tem mais força quando colocado junto a outros elementos.
- Um elemento preto num espaço branco tem muita mais força.
- O valor do branco ou do preto é proporcional ao tamanho do espaço que faz contraste com ele.
-Um elemento em primeiro plano tem menos peso que o mesmo elemento colocado á distancia. (2º Plano )
- Dois ou mais elementos associados podem ser reconhecidos como um.
Nesta breve introdução ao tema, enumeramos os elementos básicos de uma composição, as regras do equilíbrio e a harmonia e certos princípios gerais,que podem elucidar algumas dúvidas sobre composição, já que este tema é bastante extenso, por isso resolvi condensá-lo, para que não ficasse demasiadamente longo e cansativo.
“ A Luz não é culpada, se nossos olhos se recusam a recebe-la”. (Vercors)
Até o próximo post.
Morreu Herman Leonard, o fotógrafo do jazz
Fonte: Público P
Herman Leonard, o norte-americano conhecido como o fotógrafo do jazz, morreu no sábado, em Los Angeles, aos 87 anos. Fotografou Ellington, Gillespie, Davis ou Fitzgerald e o seu lema era: “Above all, enjoy the music”
Leonard começou a sua carreira nos anos 1940 por ser amante da música jazz - como não tinha dinheiro para entrar nos clubes de Nova Iorque (como os Royal Roost, Birdland ou Bop City) foi através da fotografia que conseguiu assistir a concertos. Viveu em Nova Iorque, depois em Paris, e fotografou todos os nomes importantes do jazz. Captou para a posteridade Dexter Gordon, Charlie Parker, Dizzy Gillespie, Billie Holiday, Duke Ellington, Miles Davis, entre outros. Durante algum tempo foi o fotógrafo pessoal de Marlon Brando, e também fotografou para a revista “Playboy” norte-americana.
Uma das fotografias mais famosas do autor e um dos melhores retratos de Herman Leonard mostra a cantora Ella Fitzgerald a cantar em Paris em 1960, com os olhos fechados e em absoluta concentração, com uma gota de suor a descer-lhe pelo pescoço.
Em 2006, o fotógrafo perdeu grande parte dos seus bens por causa do furacão Katrina que atingiu a sua casa em Nova Orleães e destruiu mais de 8 mil fotografias. Mas os negativos foram salvos, pois estavam depositados no Ogden Museum of Southern Art. O fotógrafo trabalhava agora com o músico Lenny Kravitz.
Leonard (6 de Março de 1923 – 14 de Agosto de 2010) é autor do livro “The Eye of Jazz” (editora Viking) e de “Jazz” que sera publicado em Novembro pela Bloomsbury nos Estados Unidos.
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
19 DE AGOSTO - DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA
Por: Prof. Dr. Enio Leite
Foi numa manhã, mais precisamente no dia 19 de agosto de 1839, que a fotografia se tornou de domínio público em território francês. O anúncio oficial foi feito na Academia de Ciências e Artes de Paris, pelo físico François Arago, que explicou para uma platéia espantada os detalhes do novo processo desenvolvido por Louis Jacques Daguerre. O físico apresentava e doava ao mundo o daguerreótipo.
Naquele momento o ato parecia uma mágica. Uma caixa escura, ferramenta capaz de captar e fixar numa superfície o mundo "real". Dizem as lendas que em seguida à cerimônia várias pessoas saíram as ruas em busca de uma máquina de fazer daguerreótipos e essa vontade de produzir imagens nunca mais cessou.
Daguerre não perdeu tempo. Antes de doar seu invento a França já havia patenteado o mesmo nas Ilhas Britânicas, Estados Unidos e nos quatro cantos do mundo.
"De hoje em diante, a pintura está morta" declarava o pintor Paul Delaroche. Nos círculos mais conservadores e nos meios religiosos da sociedade, "a invenção foi chamada de blasfêmia, e Daguerre era condecorado com o título de "Idiota dos Idiotas''".O pintor Ingres, ainda que utilizasse os daguerreótipos de Nadar para executar seus retratos, menosprezava a fotografia, como sendo apenas um produto industrial, e confidenciava: "a fotografia é melhor do que o desenho, mas não é preciso dizê-lo".
Baudelaire, um dos mais expressivos representantes da cultura francesa, negava publicamente a fotografia como forma de expressão artística, alegando que "a fotografia não passa de refúgio de todos os pintores frustrados", e, sarcasticamente, celebrava a fotografia "como uma arte absoluta, um Deus vingativo que realiza o desejo do povo. e Daguerre foi seu Messias. Uma loucura, um fanatismo se apoderou destes novos adoradores do sol".Com estas declarações, Baudelaire refletia o impacto causado pela fotografia na intelectualidade européia da época".
Um artigo publicado no jornal alemão Leipziger Stadtanzeiger, ainda na última semana de agosto de 1839, ajuda a compreender melhor este confronto:"Deus criou o homem à sua imagem e a máquina construída pelo homem não pode fixar a imagem de Deus. É impossível que Deus tenha abandonado seus princípios e permitido a um francês dar ao mundo uma invenção do Diabo".(Leipziger Stadtanzeiger ,26.08.1839, p.1) A nova concepção da realidade conturbou o mundo cultural e artístico europeu.
Como entender que a fotografia viesse para ficar, a não ser em substituição das tradicionais formas de representação? Já se havia gasto vãs sutilezas em decidir se a fotografia era ou não arte, mas preliminarmente, ainda não se perguntara se esta descoberta não transformava a natureza geral da arte e da cultura.
A nova invenção teve importância mais filosófica do que científica. Nasceu dentro do germe da sociedade industrial e a partir desta data o mundo nunca mais seria o mesmo.
FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA
http://www.focusfoto.com.br
http://www.escolafocus.net
Promoção: O que a fotografia representa para você?
Em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, o FOTOCOLAGEM e a EDITORA PHOTOS quer saber o que é fotografia para você? Como você define esta arte na sua vida, o que ela representa para você ou a sociedade.
Escreva sua definição em até 140 caracteres. A melhor frase irá ganhar uma assinatura anual da Revista Photo Magazine.
As melhores frases também serão postadas todos os dias no twitter do @fotocolagem com o seu nome. As frases podem ser enviadas para o email: contato@fotocolagem.com.br
Esta promoção é valida até às 23h59 do dia 21 de agosto (sábado). O resultado será anunciado na segunda-feira dia 23/08.
PS: Não se esqueça de enviar no corpo do email seu perfil no twitter para nós darmos um RT.
Participe!
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Instituto Internacional de Fotografia promete especialização em nu editorial
Amanhã é o dia mundial da fotografia, mas a comemoração no Instituto Internacional de Fotografia dura até o final do ano com a presença internacional do fotografo italiano Settimio Benedusi que estará no Brasil exclusivamente para ministrar cursos ao IIF.
No workshop de FOTOGRÁFIA SENSUAL E NU EDITORIAL, os alunos terão a oportunidade de perceber que não à toa Benedusi é reconhecido também como O Caçador de Beleza, pois uma das grandes atrações serão as demonstrações exclusivas do fotógrafo revelando suas técnicas, aos olhares atentos dos alunos, enquanto fotografa modelos nas mais diferentes situações. Além de aulas teóricas os alunos também terão um dia inteiramente voltado para atividades práticas, com uma competente equipe de produção, maquiadores e produtores profissionais integralmente dedicados para a organização do ensaio, que será realizado com belíssimas modelos que ficarão exclusivamente a disposição dos alunos simulando a realização de um verdadeiro editorial em locação.
O segundo workshop ministrado por Benedusi será FOTOGRÁFIA DE NU AUTORAL, um curso desafiador no qual os alunos serão estimulados a fotografar de maneira autêntica, tanto estética como tecnicamente transferindo profundas emoções para suas imagens. Serão debatidas ideias para que cada aluno possa criar um enredo próprio, que será praticado com uma modelo e a assistência exclusiva do fotógrafo durante todo o ensaio e a participação dos outros integrantes da turma. Este workshop foi gerado a partir da coluna semanal que Benedusi tem no Max Settimio Itália Magazine. (http://max.rcs.it/girls/ max-castingthe).
Cada um dos Workshops ocorrerá em um local diferente. O curso de Nu Editorial, que tem 22 horas de duração, será realizado na Ilha do Breu, um paraíso exótico pouco explorado e que possuí incríveis belezas naturais em sua fauna e flora, situado a 30km de Paraty/ RJ e a cerca de 500km da rodovia Rio/Santos e estará fechado exclusivamente para receber as aulas de Settimio. O curso de Nu Autoral, que terá carga horaria de 32 horas ocorrerá em um elegante Hotel no interior de São Paulo, enquanto o curso Editorial de Moda em Prática que terá 22 horas será executado na cidade consagrada internacionalmente pela sua beleza natural, a cidade do Rio de Janeiro.
Ao final de todos os cursos Benedusi analisará as fotografias produzidas durante as aulas pelos alunos e para a maior comodidade dos alunos todas as aulas terão tradução para o português.
Intituto Internacional de Fotografia
Tel. – 11 3021 3335
E-Mail: cursos@iif.com.br
Endereços:Rua Eusébio de Paiva, 68 – Alto da Lapa
CEP: 05054-080 – São Paulo – SP
Exposição da Pinacoteca do Estado é atração em São Bernardo do Campo
Secretaria de Estado da Cultura leva o trabalho de seis fotógrafos para a Pinacoteca da cidade a partir de 23 de agosto; a entrada é gratuita
A partir do dia 23 de agosto, os moradores de São Bernardo do Campo poderão conferir a exposição “Um Acervo em Preto e Branco”, da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Com 60 imagens de seis dos mais representativos fotógrafos brasileiros, selecionadas pelo curador Diógenes Moura, a mostra é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), a Pinacoteca do Estado e a prefeitura. A entrada é gratuita.
A exposição é composta por um conjunto de imagens assinadas por profissionais premiados no país e no exterior: Boris Kossoy (1941), Claudia Andujar (1931), Cristiano Mascaro (1944), Carlos Moreira (1936), German Lorca (1922) e Thomaz Farkas (1924), reunidos pela primeira vez para essa montagem. As fotos, captadas entre 1940 e 1980, são uma oportunidade rara para se perceber a evolução e as experiências por meio da visão desses seis fotógrafos, que, ao se encontrarem, confirmam que a fotografia é capaz de eternizar os momentos mais significativos da memória.
A mostra fica em cartaz na Pinacoteca de São Bernardo do Campo (rua Kara, nº 105 - Jardim do Mar) até o dia 25 de setembro e pode ser vista às terças, quartas, sextas e sábados das 9h às 17h. Toda quinta o museu estende seu horário de funcionamento até 20h30.
Serviço:
Exposição “Um Acervo em Preto e Branco”
Abertura: 21/8, às 17h
Período: de 23/8 a 25/9/2010
Local: Pinacoteca de São Bernardo do Campo (rua Kara, nº 105 - Jardim do Mar – São Bernardo do Campo/SP)
Horário: terça, quarta, sexta e sábado, das 9h às 17h; às quintas, das 9h às 20h30
Entrada: gratuita
Informações: (11) 4125-4056 ou 4125- 2466
Desconstruindo o mito. Cerca de 500 fotografias de Marilyn Monroe vão a leilão nos EUA
Nem os 50 anos sem Marilyn Monroe são suficiente para ofuscar a loira fatal da memória. Só nesta semana, a diva maior dos 60 voltou às manchetes em duas ocasiões. Primeiro com a versão cinematográfica da sua biografia. E agora, com uma série de fotos inéditas e inusitadas dela que vão a leilão em breve. São oito imagens do ícone Monroe, tiradas pela fotojornalista Eve Arnold durante o set de filmagem de Os Desajustados, seu último filme, em 61.
O lance inicial é de US$ 550 para cada uma das 495 cópias das oito originais. Mas especula-se que para arrematar uma das fotos é preciso desembolsar alguns dígitos a mais. O frisson em torno do leilão tem explicação. Além de ser cada vez mais rara uma imagem inédita da atriz, as fotos de Eve desconstroem o mito provocante que ela se tornou. De trancinha, camisa branca e bem longe do glamour hollywoodiano ou do cote de fêmea fatal.
Após exposição no MoMA em NY, fotógrafo Cartier-Bresson ganha ensaio ilustrado
Fonte: Livraria da Folha
Em parceria com o Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA, a Cosac Naify prepara para a segunda quinzena de agosto o livro "Henri Cartier-Bresson: O Século Moderno".
Cartier-Bresson (1908 - 2004) iniciou sua carreira na fotografia em 1932, quando teve contato com sua primeira máquina fotográfica. As imagens capturadas por suas lentes formam uma história visual do século 20. Voltado para as artes, também dedicou tempo ao desenho e à pintura, além de colaborar com os filmes do diretor Jean Renoir.
A edição é organizada por Peter Galassi, curador-chefe de fotografia do MoMA, que teve acesso irrestrito à coleção e aos arquivos da Fundação Henri Cartier-Bresson, em Paris.
Galassi faz um ensaio a respeito da vasta obra do fotógrafo, das produções mais artísticas até as que entraram para a história do fotojornalismo. As ilustrações do volume, ao todo mais de 450, correspondem à sua produção consagrada e a fotografias inéditas até mesmo para os especialistas.
Complementa a edição um mapa com os roteiros das viagens de Cartier-Bresson, bibliografia de suas publicações na imprensa, filmografia e cronologia de exposições e livros.
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Escola Riguardare recebe inscrições para o curso de Fotometria + Flash mais tradicional de SP. Participe!
Em tempos onde o fotógrafo precisa economizar tempo e dinheiro com pós-produção, o ideal é - e sempre foi - que a fotografia esteja o mais perto possível da perfeição no que diz respeito à luz desejada, composição e enquadramento. Este curso busca dar ferramentas para que os alunos, no momento do clique, saibam fazer as escolhas certas para que a exposição corresponda ao resultado desejado e que o flash, quando utilizado, entregue um resultado esteticamente adequado, sem surpresas para o fotógrafo.
Esta será a versão INTENSIVA do já tradicional curso oferecido em 5 dias. O conteúdo é absolutamente igual, mas com tudo concentrado em um único fim-de-semana para atender aos alunos que não têm muitos dias disposníveis. Os alunos aprenderão a trabalhar em situações onde o fotômetro deixa de ser confiável e onde as luzes ambientes, além de complexas, desafiam os limites do mundo digital. Confira o conteúdo abaixo.
Objetivos: Espera-se que ao final do curso os alunos tenham segurança para tomar decisões de super ou sub-expor a fotografia para atingir os resultados imaginados. Da mesma forma, espera-se que os alunos tenham segurança para decidir os melhores ajustes da câmera e flash quando este for utilizado.
Conteúdo:
- O que é fotometria
- Como funciona o fotômetro da câmera
- Os modos de medição (pontual, ponderada, parcial e matricial)
- O funcionamento do fotômetro de mão
- Vantagens e desvantagens entre o fotômetro de mão e o da câmera
- Histograma - o que é, como funciona e como ser interpretado
- Latitude de exposição e contraste
- Flash TTL - o que é e como funciona
- Flash em modo manual
- Como fotometrar quando se usa flash
- O flash como luz principal e como luz de enchimento
- Acessórios para flash - coisas úteis e inúteis
- Luzes mistas
- Filtrando a luz do flash: “truques” que agregam valor à sua foto
Carga Horária: 19 horas/aulas.
FIM-DE-SEMANA (sexta, sábado e domingo) em Agosto/2010
dias 20 (sexta) das 19:30 às 22:30 horas
21 e 22 (sábado e domingo) das 14:30 às 22:30 horas
INVESTIMENTO:
R$ 550,00
POLÍTICA DE PREÇOS - escolha a melhor opção para você:
Pagamento à vista antecipado = 10% de desconto
Parcelamento do valor em 4x sem acréscimo
Ex-aluno = desconto de 10% e pode parcelar em até 4x sem acréscimo
INFORMAÇÕES E MATRÍCULAS:
(11) 3105-7792
Exposição em Guarulhos mostra a passagem do tempo sob olhar de Julio Ricco
As obras fotográficas presentes nesta exposição, resultam de alguns recortes de momentos presenciados do artista durante todo seu percurso artístico e criativo, e de processos e procedimentos que tendem a um olhar poético sobre os diversos temas que compõem estas obras, confluindo em uma uniformidade singular. Entrada franca. Praça Cícero Miranda, s/n°,
Lago dos Patos, Vila Galvão.
Vias de Tempo
Centro Permanente de Exposições de Arte "Prof. José Ismael"
Praça Cicero Miranda, s/nº - Lago de Vila Galvão
Guarulhos - São Paulo
De 15/08 à 05/09 - Abertura - 14/08 - 19h
8h às 17h diariamente (exceto feriados)
Entrada Franca
Lançamento do livro “Um olhar eterno”
Hoje, às 19 horas, acontece a vernissage e lançamento do livro “Um olhar eterno”, onde quatro renomados fotógrafos exibirão fotos autorais do Parque do Ibirapuera. Um convite ao belo sob o prisma de Cássio Vasconcelos, Daniel Klajmic, Kadu Niemeyer e Renato Elkis.
Serviço
Coquetel de lançamento do livro “Um olhar eterno”
Horário: 19horas
Data: 17/08/2010
Endereço: Rua Hermano Ribeiro da Silva, 155 – Ibirapuera (esquina com a Rua Pirapora)
Informações: 3894-1189 e 3894-0311
Jornada Fotográfica registra Parque Ibirapuera
O fotógrafo André Douek vai realizar no próximo domingo, 22 de agosto, das 09h00 às 17h00, a Jornada Fotográfica no Museu da Cidade de São Paulo.
Programação
Das 09h00 às 12h00: Saída Fotográfica
Saída para documentar fotograficamente locais e eventos interessantes da cidade de São Paulo. As imagens devem refletir o interesse de cada participante pela fotografia, pelo assunto ou pelo local fotografado. Podem ser paisagens, imagens de ação ou retratos, na área delimitada para o passeio e no prazo de três horas. A sugestão é a realização de 30 imagens para um período de três horas.
Das 12h00 às 14h00: Laboratório / Almoço
Enquanto os fotógrafos almoçam, as imagens são reveladas e ampliadas por um laboratório profissional. Cada participante arca com as despesas de revelação e ampliação de suas próprias imagens.
Das 14h00 às 17h00: O grupo de fotógrafos faz a seleção e a edição das imagens sob coordenação do professor e fotógrafo André Douek, em vista de uma exposição.
Exposição das imagens selecionadas: No Arquivo Histórico Municipal
Serviço
Evento: Jornada Fotográfica – O Parque Ibirapuera
Quando: Domingo, 22 de agosto de 2010, das 09h00 às 17h00
Onde: Pavilhão das Culturas Brasileiras, Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n
Quanto: Atividade gratuita
Inscrições: Enviar nome, e-mail e telefone de contato para: andredouek@uol.com.br, até 19/08
Informações: www.andredouek.blogspot.com ou pelo telefone (11) 9113-5311 com André Douek
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Participe da seção FOTODIÁRIA
Pessoal está afim de ver sua fotografia exposta aqui no blog e ainda receber uma análise do nosso colaborador Armando Vernaglia sobre a sua imagem?
Para participar é fácil, basta enviar sua melhor imagem do portfolio para o email: contato@fotocolagem.com.br. Caso sua foto for selecionada por nós, a postaremos na seção Fotodiária e lá todos os leitores poderão votar na sua fotografia expondo uma opinião pessoal.
Ao final de uma semana de votação, encaminhamos sua imagem para nosso colaborador, o fotógrafo Armando Vernaglia, ele irá analisar, e toda segunda-feira postamos as análises com as criticas construtivas detalhadas do fotógrafo.
Para conferir algumas análises feitas pelo Vernaglia clique aqui!
Fotografia urbana contemporânea é tema de palestra para amadores e profissionais com Cássio Vasconcellos
Nesta palestra, que está inserida no curso "1 Semestre de Fotografia - coord. Claudia Jaguaribe", Cássio Vasconcellos faz um depoimento sobre sua trajetória e sua relação com a fotografia urbana. É voltado para artistas, fotógrafos, publicitários, designers e o público interessado em cultura.
Cássio Vasconcellos
Fotógrafo. Iniciou sua trajetória na fotografia em 1981, na Escola Imagem-Ação. Sua carreira e trabalho pessoal estiveram sempre voltados a projetos artísticos. Percorreu muitas galerias e museus, no Brasil e no mundo. Frequentemente é convidado a desenvolver novos projetos, como o "Arte/Cidade", em 1994 e 2002.
Nível: Intermediário
Data: dia 23 de Agosto (2ª feira)
Horário: 19h
Duração: 90 minutos
Preço: R$ 90,00
Local: Escola São Paulo
Rua Augusta, 2239
Informações e Reservas: (11) 3060.3636
www.escolasaopaulo.org
Concurso de fotografia promete resgatar cultura italiana em SP. Vencedor ganha passagem para a Europa
Se você tem entre 18 e 35 anos de idade, gosta de fotografia e deseja concorrer a uma viagem ida e volta à Itália, participe do “Workshop de Fotografia e Cultura Italiana em São Paulo”, organizado pelo Com.it.es (Comitato degli italiani all´estero) e Instituto Italiano de Cultura, com apoio e coordenação da escola Riguardare de fotografia.
O evento faz parte da "2º Settimana Giovaner d´Arte e Cultura Italiana a San Paolo", e é voltado para quem é iniciante na área e deseja aprender um pouco mais sobre esta arte.
Em um fim de semana, um professor de fotografia vai ensinar as noções básicas sobre enquadramento, composição e linguagem fotográfica, além de monitorar os participantes em uma saída fotográfica por alguns dos bairros de tradição italiana de São Paulo. As fotos produzidas durante o workshop, dentro do tema: “Uma Itália Paulista”, concorrerão a uma exposição fotográfica itinerante que passará por diversos espaços culturais da cidade, além de serem exibidas em uma galeria virtual. As melhores fotos também concorrerão a prêmios.
O evento têm apoio também da Livraria Cultura do Shopping Market Place, Conjunto Nacional e IED (Instituto Europeu de Design) (onde acontecerão as exposições).
Entrada: 1 Kg de alimento não perecível.
RESUMO, clique aqui!
REGULAMENTO, clique aqui!
Inscrições pelo email: fotografia.comites@gmail.com
Corram, pois são apenas 100 vagas para quem deseja participar do workshop e da saída fotográfica onde serão produzidas as fotografias que concorrerão aos prêmios.
Programação:
- Início das Inscrições: 02/07
- Término das Inscrições: 25/08
- Workshop: 28/08
- Saída Fotográfica: 29/08
- Entrega das Obras: Do dia 30/08 até 08/09 às 23:59
- Reunião dos Jurados: de 08/09 a 12/09
- Divulgação das 30 obras escolhidas e das 3 premiadas (por email e através do site do comites): 17/09.
Horário: Das 9:00 às 20:00 (sábado e domingo).
Local: Istituto Italiano di Cultura.
Endereço: Avenida Higienópolis, nº 436, São Paulo.
Telefone: (11) 3360-8888
FOTODIARIA - Leonardo Zaneti
Por: Armando Vernaglia
Confira todos os posts do colaborador na seção: FOTODIÁRIA
O tema da foto de nosso colega Leonardo é interessante, máquinas antigas sempre rendem boas imagens, só acho que o tratamento da fotografia ficou um pouco pesado. Há uma forte vinhetagem nos cantos da fotografia, que não parece natural, foi feita via software e criou uma linha muito dura no céu. Vendo fotos em sites de relacionamento vemos que é comum este erro, muitas pessoas fazem vinhetas muito escuras que criam um aspecto estranho na imagem, e é o que aconteceu com a foto de nosso colega.
A foto em si, tirando o tratamento, é simples, mas agradável, a luz parecia bonita gerando contrastes interessantes na máquina, o pecado fica mesmo por conta do tratamento muito pesado. Na parte de cores o tratamento parece certo, as tonalidades escolhidas estão boas. Fica a dica, cuidado com essas vinhetas tão forte e escuras, raramente elas rendem um resultado agradável.
A imagem recebeu 36 votos.
Resultado da Votação:
Excelente: 10 (27%)
Ótima: 05 (13%)
Boa: 11 (30 %)
Pouco Criativa: 10 (27%)
FOTODIÁRIA agora é com Armando Vernaglia. Participe!
Mande um email para: contato@fotocolagem.com.br