Fonte: Monitor Mercantil
Enquanto a norte-americana Kodak pede concordata para entrar novamente no foco, a japonesa Canon, fabricante de impressoras e câmeras fotográficas, anunciou lucro líquido de 61,4 bilhões de ienes (o equivalente a US$ 800 milhões) no quarto trimestre de 2011, crescimento de 13,9% quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
O resultado foi impulsionado por cortes de custos realizados pela companhia após o enorme terremoto seguido por tsunami, ocorrido no Japão, em março de 2011.
A receita líquida de vendas teve uma queda de 9,7% no período analisado, ao somar 964,8 bilhões de ienes (o equivalente US$ 12,6 bilhões). Esse resultado foi provocado, principalmente, pela pressionada valorização da moeda japonesa.
Vendas caem
Com o fraco desempenho do exterior, o efeito do terremoto e as inundações na Tailândia, as vendas líquidas diminuíram 9,7%, para 1,07 trilhões de ienes (ou US$ 13,37 bilhões); as vendas para consumidores sofreram recuo de 5%, para 373 bilhões de ienes (ou US$ 4,9 bilhões).
Já as vendas para o segmento industrial apresentaram queda de 12,8%, para 95 bilhões de ienes (US$ 1,2 bilhão). Houve um crescimento de 1,6% nas vendas no Japão, mas quase todas as outras localidades registraram queda: as Américas recuaram 9,2%; na Europa, 15%; e Ásia e Oceania, 11,7%.
Renúncia
O presidente e CEO da Canon, Tsuneji Uchida, anunciou que vai renunciar a seu cargo após a maior fabricante de câmeras fotográficas do mundo anunciar que seu lucro para este ano fiscal deverá aumentar menos de 1%, pelo segundo ano consecutivo.
Uchida deixará o cargo a partir do dia 29 de março, quando será substituído por Fujio Mitarai, atual presidente do Conselho de Administração. A Canon anunciou também que planeja contratar uma equipe de gestão mais jovem nos próximos meses.
O lucro líquido este ano provavelmente vai aumentar para 250 bilhões de ienes (o equivalente a US$ 3,3 bilhões), resultado bastante perto dos 248 bilhões de ienes do ano passado, disse a Canon, em comunicado, que também falou sobre um "futuro que está cada vez mais incerto em meio à crescente preocupação com uma desaceleração econômica global".
No entanto, para 2012, a companhia projeta um incremento de 5,4% na receita anual total, para 3,75 trilhões de ienes (US$ 48,9 bilhões), com recuperação das vendas em todos os segmentos (escritórios, consumidores e indústrias), estimulado pelo crescimento das economias emergentes.
As vendas mundiais de câmeras digitais caíram 35 % em termos unitários, em novembro do ano anterior, de acordo com a Camera & Imaging Products Association.
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
Tsunami ajuda Canon a lucrar
Agências procuram fotógrafos para cruzeiros internacionais. Inscreva-se agora e viaje pelo mundo!
Viajar pelo mundo, conhecer novas culturas, aprimorar o olhar e ainda ganhar em dólares para isso. Parece fácil mas trabalhar em cruzeiros internacionais não é uma tarefa para amadores. O ritmo forte de atividades e a quantidade de eventos dentro do navio pode assustar quem está começando. Fotógrafos amadores precisam aprimorar o portfólio para impressionar e, claro, os fotógrafos experientes precisam definir se querem mesmo mirar a lente da sua câmera para outras terras. Oportunidades existem e o mercado brasileiro comemora. Confira abaixo o perfil necessário para este profissional atuar no mercado e ainda os links para as principais agências de seleção.
Divulgue para os amigos!
Perfil:
Mínimo 18 anos para trabalhar em companhias brasileiras e européias. Companhias norte americanas exigem minimo de 21 anos;
Companhias norte americanas e européias remuneram melhor.
Ter concluído ensino médio e curso técnico de fotografia;
Fluência em língua inglesa;
Estar disposto a trabalhar em média 10 horas por dia;
Estar com passaporte em dia;
Onde procurar:
Royal Caribbean
E-mail: recrutamento@rccl.com.br (currículos em inglês)
Tel: (021) 2718-5109
Infinity Brazil
Tel: (13) 3224-7734
Ship Jobs (Pulman Tour)
Tel: (22) 3105-0766
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
Fotógrafo revela mundo de cores em gotas d'água
O alemão Markus Reugels captura o mundo em gotas d'água. O fotógrafo amador, que trabalha como instalador de pisos de madeira, diz que suas imagens mostram coisas belas nas quais não pensamos na nossa vida diária ou que não conseguimos ver com nossos próprios olhos.
A ideia para a série de imagens "Refração" surgiu quando Reugels viu uma foto do homem-aranha refletido em uma gota. Ele decidiu que queria produzir o mesmo tipo de fotografia.
"Achei que seria incrível colocar a Terra em uma única gota", disse ele à BBC Brasil.
Para alcançar o resultado, ele usa fotografia em alta velocidade e captura o momento exato em que a gota cai em frente a uma imagem, que pode ser a fotografia de um planeta, do símbolo de um super-herói ou uma imagem abstrata.
"A luz, a distância do mapa, tudo precisa estar perfeito. O elemento mais importante é a luz, porque ela dá profundidade à gota."
Reugels, de 33 anos, começou a fotografar três anos atrás porque queria tirar boas fotos para os álbuns de família. Com o tempo, a fotografia virou um hobby importante em sua vida, especialmente a macrofotografia.
Recentemente, ele tem experimentado com cores e com outros tipos de fotografias com água. Para ver mais imagens de Reugels, visite o site http://www.markusreugels.de/
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
Cliques de viagem e técnicas de fotografia de arquitetura são os curingas do IIF. Atualize-se!
É tempo de começar novos cursos e se especializar no que você mais gosta de fazer: fotografar. E a programação do Instituto Internacional de Fotografia, uma das escolas mais reconhecidas do mercado no país, está cheia de novidades para o mês de fevereiro. Não dá pra perder. Confira:
FOTOGRAFIA DE VIAGEM – 09 a 12 de fevereiro
Como o próprio nome diz, este curso ensina técnicas para produzir fotografias de viagens. Portanto, além das aulas teóricas, os alunos também farão saídas fotográficas com o intuito de produzir um pequeno ensaio. E ainda terão a oportunidade de editar e avaliar o material produzido.
INTENSIVO DE FOTOGRAFIA DE ARQUITETURA – 10 a 12 de fevereiro
Para produzir a fotografia de arquitetura é preciso conciliar diversos aspectos, como a área em si, os estilos de arquitetura, a história local, entre outros. É o conjunto de tudo que está em volta que orienta o fotógrafo. Além disso, é preciso conhecer diversas lentes para obter enquadramentos adequados, dominar a luz – natural, artificial, flash – para obter o melhor registro, seja de uma fachada de um prédio ou de uma sala decorada.
FOTOGRAFIA DIGITAL – 27 de fevereiro a 28 de maio
Este curso é direcionado para qualquer pessoa que goste de fotografia, seja ela como hobby ou como profissão. As aulas são dinâmicas e práticas e trazem uma base consistente para entender os princípios e conceitos da fotografia digital.
Gostou? Então papel e caneta na mão e entre já em contato com o IIF!
Instituto Internacional de Fotografia
Rua: Engenheiro Francisco Azevedo, 807. Vila Madalena
(11) 3021-3335
Estúdio
Rua Eusébio de Paiva, 68 – Alto da Lapa
Uma nova revolução para a fotografia
Jornal da Tarde
Primeiro você tira a foto. Depois, acerta o foco. Quem vê a caixa metálica tão simples não imagina que ela possa abrigar uma tecnologia revolucionária que, talvez, represente um salto equivalente àqueles representados pela da câmera Polaroid ou da foto digital.
Assim é a câmera Lytro, que utiliza um conceito totalmente diferente de registrar a imagem, baseado no campo de luz (ou Light Field), em que os raios luminosos são capturados por um sistema de sensores totalmente novo. Seu nome pode não ser dos mais felizes, mas seus resultados vão agradar a todos que gostam de fotos quase perfeitas.
Entre as incontáveis inovações apresentadas no Consumer Electronics Show (CES) de 2012, de Las Vegas, a câmera Lytro foi a vencedora do Last Gadget Standing, um dos prêmios para a maior inovação tecnológica da área da fotografia, votado e definido pelos visitantes como de maior impacto em suas vidas.
O grande diferencial da Lytro é permitir que o usuário aprimore o resultado final depois de capturar a cena, quando tudo já estaria definido e irreversível para as câmeras convencionais. Desse modo, a câmera Lytro evita a perda de fotos por falta de foco ou de nitidez, mesmo no caso de fotos feitas com pouquíssima luminosidade. Depois do clique, a câmera armazena as imagens com todas as cores e formas e, só então, o usuário começa a corrigir o foco e todos os detalhes.
A câmera revolucionária foi inventada por Ren Ng (pronuncia-se Ing), pós-graduado da Universidade de Stanford, nascido na Malásia, hoje com 35 anos. Ele desenvolveu sensores que captam milhões de raios de luz, num trabalho equivalente ao de supercomputadores.
Ren Ng acaba de fundar sua empresa, a Lytro Co., de Redwood, Califórnia, e transformar seu invento em produto comercial, ao lançar a câmera no CES de 2012. O preço de lançamento não parece nada absurdo: US$ 399. Quem quiser entender melhor os fundamentos científicos dessa câmera, pode visitar o site www.lytro.com.
A ideia da fotografia de campo de luz não é nova. Outras empresas, incluindo a Adobe e a Pelican Imaging, de Mountain View, tentaram sem sucesso chegar aos mesmos resultados que Ren Ng. Além de tirar fotos com uma rapidez incrível, a câmera pode usar a informação do campo de luz para criar imagens tridimensionais (3D) e com mais dados.
Tudo isso soa como algo mágico, dizem os fotógrafos mais experientes. Mas, na realidade, como funciona? A premissa básica da câmera de campo de luz é coletar todos os dados sobre a luz visível no campo de visão da câmera para que o software possa manipular a foto mais tarde.
Ren Ng explica que, enquanto o conceito era usado no passado para criar imagens como as dos efeitos especiais de “bala do tempo” no filme Matrix, era necessária uma sala cheia de câmeras e a potência computacional de um supercomputador. Utilizando um óptica especial e sensores, a câmera Lytro reproduz toda essa técnica em um dispositivo portátil e simples.
Na descrição do inventor, “as fotos tradicionais não nos contam a história completa; considere que a totalidade da luz que entra através da lente da câmera é muito mais do que a da foto.” E mais: “O campo de luz é toda informação adicional que é perdida numa foto comum, tradicional. Quando nós registramos toda essa informação, isso nos permite atuar com o software após o fato (a captura da imagem).”
O que acontece “após o fato” é o pulo do gato, a grande novidade: uma vez capturados os dados do campo de luz, os algoritmos da Lytro podem fazer truques impressionantes. O primeiro e maior deles é ajustar o foco em qualquer ponto em que o observador desejar.
Efeito
Se o leitor quiser ter uma ideia de como funciona na prática a nova fotografia baseada no campo de luz, pode usar o link específico www.lytro.com) e clicar duas vezes com a tecla esquerda do mouse. Cada trecho da foto ganha foco, mesmo os que estão no fundo.
A tecnologia de campo de luz também pode ser usada em fotos tridimensionais. Nesse caso, o processo funciona de forma semelhante, com as informações completas do campo de luz, que podem ser manipuladas por software, de modo que uma cena deve aparecer como se tivesse sido fotografada por duas câmeras.
Aliás, é dessa forma que são feitas as fotos 3D, com informação para o olho esquerdo e para o olho direito. Os algoritmos separam a luz de cada olho, do lado esquerdo e do direito da câmera, para criar o efeito 3D. E melhor ainda: a câmera de campo de luz consegue aprimorar a qualidade das fotos tridimensionais.
Blog de fotografia OLHAVÊ abre inscrições para oficina sobre dinâmica da imagem na web. Participem!
O blog Olhavê do fotógrafo e jornalista Alexandre Belém é um marco para a história da fotografia na web. Fonte de informação de qualidade, jornalismo sério, investigativo e de inúmeras vertentes, o canal é o endereço certo de quem busca o que rola de melhor na web quando o assunto é foto-arte.
Diante dos seus inúmeros leitores, Belém abre as portas do seu universo criativo e procura dialogar com navegantes da rede para conversar sobre a blogosfera e suas inúmeras possibilidades. O encontro promete ser muito bacana e despertar novos olhares! Vale conferir!
1ª OFICINA TEÓRICA-PRÁTICA OLHAVÊ
A dinâmica fotográfica através da Web
* Reflexões e desconstruções sobre a fotografia na internet
* O ofício invisível da edição fotográfica
* A experiência webcoletiva
OBJETIVO: A web é um local no qual a fotografia se estabelece de várias formas. Partindo deste princípio, a oficina tem como objetivo introduzir e debater sobre as aplicabilidades da internet como espaço de difusão, fomento e expansão da linguagem fotográfica. Também, abordaremos o desencadeamento da ideia, do conceito, da narrativa e da edição fotográfica.
PÚBLICO ALVO: Fotógrafos e artistas visuais que utilizem a linguagem fotográfica como suporte.
AULA: Encontros semanais às sextas-feiras – 19h30 ~ 22h00.
INÍCIO: 2 de março
CARGA HORÁRIA: 30h/aula
DURAÇÃO: 4 meses
LOCAL: Rua General Jardim, 633 – CJ. 61 – Vila Buarque – São Paulo/SP (próximo ao Mackenzie)
VALOR: 4 parcelas de R$ 300,00 (dinheiro, cheque ou depósito em conta).
NÚMERO DE VAGAS: 12
INFORMAÇÕES: contato@olhave.com.br
Estúdio de fotografia é invadido pela sétima vez em um ano na Paraíba
Fonte: G1
Um estúdio de fotografia localizado no Centro de João Pessoa foi invadido por um criminoso na madrugada desta sexta-feira (27). De acordo com o proprietário, este é o sétimo arrombamento na casa no intervalo de um ano. O crime aconteceu na Avenida Princesa Isabel, em frente ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, e foi filmado pelas câmeras do circuito de segurança.
Com base nas imagens fornecidas pelo proprietário do estúdio, é possível ver que a ação durou poucos minutos. A porta de vidro do estabelecimento é quebrada por um homem com o auxílio de uma pedra. Em seguida, ele força a queda dos estilhaços, entra na recepção da casa e rouba um monitor de LCD.
Em entrevista à TV Cabo Branco, o empresário Otacílio Rodrigues Júnior disse estar indignado com a insegurança na região. Ele ainda informou que acredita que o responsável pelo arrombamento já sabia onde estava o aparelho que queria roubar.
A Polícia Militar foi comunicada sobre o caso e fez buscas pela cidade, mas nenhum suspeito foi preso até a manhã desta sexta-feira. O vídeo será entregue à Polícia Civil para ajudar na identificação dos envolvidos.
Clique aqui para ver o vídeo da entrevista!
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
FinePhoto abre inscrições para curso de HDR. Técnica é novo frison entre fotógrafos e editores de imagens!
Este inovador processo diz respeito ao registro de uma gama de valores de exposição mais extensa pelo sensor. A técnica é utilizada para melhorar a qualidade visual em diversos tipos de imagens, como fotografia de arquitetura, publicidade, retratos e principalmente fineart. Neste Workshop William Oliveira irá ensinar passo-apasso como conseguir a imagem "perfeita" utilizando Photomatix e Photoshop CS5.
Pré-requisito: ter câmera fofográfica com ajustes manuais, tripé, conhecimentos básicos de fotografia e Photoshop
Programa:
Parte Teórica
- O que é HDR
- Alcance Dinâmico em capacidade de bits e Arquivos Fotográficos
- Diferenças na gravação em JPG e RAW
- Análise do Histograma
- Diferenças entre Photoshop e Photomatix
- HDR é efeito ou correção de exposição?
- Utilizando AEB (Auto Exposure Bracketing)
- Captura com 3 ou mais pontos de exposição
- HDR com temperaturas de cor diferente
- HDR em Preto e branco para retratos
- A escolha da melhor cena
Parte Prática:
- Saída fotográfica ao Jd. Botânico para captura captura das imagens
Fluxo de trabalho:
- Edição e análise das melhores imagens a partir do Histograma
- HDR Utilizando o Photomatix
- HDR com Photoshop
- Efeitos especiais com Photoshop
- Dicas sobre Luz e sombra para um melhor aproveitamento da cena
Solicite informações sobre curso VIP
Observação.: Leve seu Notebook com Photoshop CS5 para a prática.
William Oliveira, é fotógrafo e videografista com mais de 20 anos de experiência em manipulação de imagens. Inicialmente trabalhou como aerografista e apartir de 2000 se dedica ao tratamento de imagens com Photoshop para diversos fins comerciais.
Gostou? Quer participar? Inscreva-se aqui!
Escola FinePhoto
Av. Eng. Armando A. Pereira, 441
conj 4 - 2º andar - Jabaquara - São Paulo
Fone: (11) 3831-1386
Sonho e realidade dividem espaço em exposição fotográfica na Argentina
Uma exposição que reúne 310 fotos de 220 fotógrafos e artistas de 40 países, incluindo Brasil, Estados Unidos e França, foi inaugurada na semana passada no Centro Cultural Borges, em Buenos Aires.
As imagens serão leiloadas no dia 14 de fevereiro no Museu de Arte Latino-Americano (Malba), na capital argentina.
A arrecadação será destinada às fundações Save the Children, que é internacional, e FLENI (Fundação para a Luta contra Doenças Neurológicas), de Buenos Aires, como contou à BBC Brasil o curador da Bienal Internacional de Fotografia Artística e Documental, o fotógrafo argentino Julio Hardy.
Hardy integra a Worldwide Photography Gala Awards, organizadora da mostra.
"Entendemos que pelo número de participantes e de países esta é a maior exposição fotográfica, e com fins beneficentes, realizada na América Latina", disse Hardy.
Ele observou que cerca 70% dos participantes da mostra são mulheres e que a variedade entre o fotojornalismo e o artístico marca a bienal.
"Notamos que a presença feminina no mundo da fotografia, entre outros setores, tem se intensificado nos últimos tempos e a bienal confirma esta tendência", disse.
Ele contou que os fotógrafos doaram pelo menos uma imagem para a exposição que antecipará o leilão que será aberto ao público.
"É um gesto de generosidade de grandes fotógrafos de nome internacional e uma forma de também promover os trabalhos que realizam", afirmou.
A primeira mostra foi realizada em junho de 2010, em Madri, na Espanha, e reuniu número inferior de obras e de artistas – cento e sessenta imagens e participantes de trinta e cinco países.
A diversidade da mostra inclui trabalhos de fotojornalismo, muitas vezes com tom humanista, como observou o curador, e surrealistas.
Entre as fotos jornalísticas destaca-se, por exemplo, a de Stephen Hall, chamada 'Natural numbers village school', que retrata a realidade de crianças nuas em uma aula de matemática, em um povoado da Etiópia.
"Crianças nuas são fato normal, fazem parte da cultura da Etiópia. Para eles, a roupa não tem a mesma conotação que a do mundo ocidental e foi o que Hall retratou", afirmou o curador.
A seleção de imagens revela a criatividade dos artistas ou simplesmente a realidade mostrada, por exemplo, nas fotos das crianças trabalhando em Bangladesh, no estilo de vida de religiosos americanos ou na tristeza da mãe que abraça o filho que enfrenta problemas de saúde – caso do autorretrato da fotógrafa americana Joni Kabana, com o filho Darian, nome da obra.
"É uma foto humanista, que revela a dor e o amor de uma mãe por seu filho", disse.
As imagens que integram a mostra foram selecionadas por alguns dos maiores especialistas do mundo, em um júri que incluiu nomes da Magnum, da revista Zoom, da Itália, e da Associação de Fotógrafos da Dinamarca, entre outros.
A exposição seguirá até o dia 27 de fevereiro, mesmo após o leilão.
Para ver mais imagens, clique aqui!
Brasileiros estão convidados a participar de concurso internacional de fotografia. Vencedores ganham voucher da Amazon e divulgação de portfólio
Um concurso de fotografias sobre energia eólica, aberto a todas as pessoas, foi lançado hoje. Rumo ao Dia Mundial do Vento, em 15 de junho – o dia anual promovendo a força do vento em todo o mundo – fotógrafos estão convidados a deixarem sua imaginação tomar a frente e mostrar a tecnologia de energia eólica de um novo modo, em alinhamento com o título da competição "Wind in Mind" (Vento no Pensamento).
Os seis vencedores receberão o voucher da Amazon no valor de EUR1.000, ou um dos cinco vouchers de EUR250, e serão escolhidos por um júri especializado e anunciados brevemente depois do Dia Mundial do Vento. Todas as fotos vencedoras serão exibidas ao ar livre na área da UE de Bruxelas.
A foto vencedora do primeiro lugar também se tornará parte de uma coleção online de fotos profissionais e será publicada no jornal de energia renovável 'Recharge' e na revista do setor europeu da indústria eólica, Wind Directions.
"Eu não posso imaginar um assunto melhor para um concurso de fotografias contemporâneas do que a energia eólica", disse Julian Scola, diretor de comunicações da Associação Européia de Energia Eólica (EWEA, sigla em inglês), organizadora do Dia Mundial do Vento junto com o Conselho Mundial de Energia Eólica (GWEC, sigla em inglês). Turbinas eólicas são ícones: símbolos da luta contra as mudanças climáticas, da sustentabilidade, de nossa era moderna. Enquanto algumas pessoas ruidosamente se opõem às turbinas eólicas, há muitas outras que as adoram e consideram-nas um gracioso acréscimo às nossas paisagens".
Lauha Fried, diretora de comunicações da GWEC, destacou a natureza mundial da competição: "A energia eólica é uma fonte essencial de energia limpa em mais de 80 países hoje em dia – nós gostaríamos de ver fotos de todas as partes do mundo e incentivamos todas as pessoas a participarem, enviando-nos suas melhores imagens. Uma nova modalidade para a edição deste ano é a subcategoria continental, onde um vencedor para cada continente será escolhido".
A competição está aberta até 6 de maio; para mais informações a respeito do concurso sobre o Dia Mundial do Vento e para enviar fotos, clique aqui!
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
Parabéns São Paulo. Leitores do FOTOCOLAGEM homenageiam os 458 anos da capital paulista. Confira!
Wedding Brasil promove workshop sobre técnicas eficazes de iluminação de pessoas em estúdio
Nikon promove concurso cultural pelo Facebook
Criado e desenvolvido pela Tritone, o App “Nikon: Eu sou tudo isso e muito mais!” permite que o usuário organize fotos e descreva cada momento antes de compartilhar com os amigos da rede social. O concurso cultural “Eu sou a Melhor História” entra no ar amanhã, 25 de janeiro.
A Nikon do Brasil quer saber a história dos nikonzeiros. Por isso, criou o concurso cultural “Eu Sou a Melhor História”, pelo Facebook. Para participar, o concorrente tem que entrar na página da Nikon do Brasil no site de relacionamento e utilizar o app “Nikon: Eu sou tudo isso e muito mais!”.
Criado e desenvolvido pela Tritone, esse aplicativo permite ao usuário ter a experiência de organizar suas melhores fotos em uma linha do tempo, que é exibida em uma sequência animada. Ainda, para descrever as sensações vividas, é possível incluir frases em cada uma das fotos, seguindo o conceito “EU SOU”. Concluída a produção, é só dividir a experiência com os amigos, e também convidá-los a utilizar o aplicativo.
A Nikon do Brasil, que está no país desde abril de 2011, resolveu criar o aplicativo para que as pessoas pudessem contar a sua história através de suas melhores fotos e dividir com seus amigos suas experiências e melhores momentos de maneira divertida e inovadora. Trata-se de mais uma iniciativa da Nikon para se aproximar dos fãs e consumidores da marca.
Para participar, basta o usuário criar o seu vídeo e depois postar ou publicar o link na Fan Page Nikon Brasil.
Os 15 vídeos com o maior número de “Curtir” na página da Nikon Brasil (não no post publicado) passarão para a próxima fase do concurso, onde a banca julgadora especialmente escolhida pela Nikon irá determinar a Melhor História:
Newton Medeiros
Publicitário e fotógrafo profissional nas áreas de moda, publicidade e stiil. Professor e palestrante de fotografia.
AYRTON360
Fotógrafo especializado em panorâmica, GigaFoto e fotografia 360º.
William Silveira
Fotógrafo profissional e professor de fotografia desde 1997, produziu trabalhos em diversas áreas, como publicidade, moda, esportes aquáticos, foto aérea e fineart. Nos últimos sete anos leciona fotografia em um dos estúdios mais renomados do Brasil e integra desde Março de 2011 o grupo de profissionais que iniciaram o projeto Nikon do Brasil, sendo um dos responsáveis pelo desenvolvimento e aplicação do conceito Nikon School e NPS no País.
Os usuários têm de amanhã, 25 de janeiro, até 24 de fevereiro para montar o seu vídeo, e os quinze mais “curtidos” serão anunciados no dia 27/02/12. A partir de então, a banca examinadora julgará e o vencedor será anunciado no dia 05/03/12.
O prêmio será a COOLPIX S4100, que tem monitor LCD de 3” sensível ao toque e dá vida às imagens com detalhes em 460 mil pontos. Compacta, grava vídeos em alta definição (720p) ao toque de um botão, além de oferecer diversos efeitos de filtro que possibilitam agregar um toque pessoal às fotos, incluindo Foco Suave, Cor Seletiva, Opções de Cor, Olho de Peixe, Miniatura e Estrela. Vem equipada com sensor CCD de 14 megapixels e lente de cristal NIKKOR.
Acesse o vídeo de demonstração da COOLPIX S4100 no Canal Nikon @ Brasil no You Tube:
O regulamento do concurso será postado na Fan Page da Nikon Brasil, está aqui!
Mostre sua paixão por São Paulo!
A cidade de São Paulo completa, nesta quarta-feira, 458 anos de lutas, vitórias e transformações. São inúmeros os registros históricos sobre a metrópole, seus habitantes, paisagens e esconderijos. Mas qual seu olhar favorito da capital paulista?
O FOTOCOLAGEM vai publicar no blog ainda hoje 10 belas imagens enviadas por você para o nosso canal. Mas atenção: envie apenas uma imagem, ok? Vamos selecionar as 10 melhores e divulgar seu portfólio. Não esqueça de incluir no email um link para divulgar sua arte, seu olhar, sua estética.
Siga o FOTOCOLAGEM no FACEBOOK e no TWITTER!
Email: contato@fotocolagem.com.br
PARABÉNS SÃO PAULO!!!
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
Casal viaja pelo mundo fotografando os próprios pés
Um casal britânico decidiu documentar suas viagens pelo mundo ao longo de seis anos fotografando os próprios pés. O resultado é uma série que já conta com mais de 90 imagens e que agora passou a incluir um pequeno par de pés extra: o da bebê Matilda, que nasceu no ano passado.
O fotógrafo londrino Tom Robinson teve a ideia quando estava em uma praia, em Brighton com a então namorada Verity e achou que seus pés e o mar dariam uma boa foto.
"Começamos a viajar juntos de férias e repeti a fotografia. Logo percebi que daria uma boa série", disse Robinson à BBC Brasil.
Até agora, os dois já visitaram 31 países juntos, em vários continentes.
"Eu pretendo continuar a série (batizada de Feet First, ou Pés Primeiro, em tradução livre) pelo resto da vida, documentando o crescimento de Matilda, e outros filhos que tenhamos, e todas as aventuras que viveremos juntos."
Robinson conta que as fotos mostram lugares bonitos que eles visitaram ou alguma atividade da qual estão participando. Em média, ele diz que tira duas ou três fotos de pés por semana, quando está viajando.
"O único problema que temos agora é que Matilda às vezes está dormindo quando estamos em um lugar perfeito. Mas se for muito bom mesmo, a gente a acorda", diz Robinson.
Depois de viajar por grande parte da América Latina, Ásia, Oceania e Europa, o casal visita o Marrocos este mês e pretende fazer uma viagem de van pela costa italiana no verão europeu.
Confira mais imagens do casal, aqui!
Mais informações sobre a série Feet First em Clique www.tomrobinsonphotography.com
Sony estuda comprar até 30% da Olympus
Fonte: EFE
A Sony estuda comprar entre 20% e 30% da fabricante japonesa de material óptico e fotográfico Olympus, que atualmente enfrenta um escândalo financeiro, informou nesta terça-feira o diário econômico "Nikkei".
Com a aliança, a Sony buscaria equilibrar as deficiências em seu segmento eletrônico através do reforço na área de saúde, com o aumento de seus produtos de imagem e endoscópios e das vendas de material médico como monitores de alta resolução.
A Olympus necessita, por sua vez, reestruturar seus negócios após encontrar-se sob a vigilância da comissão reguladora da Bolsa de Valores de Tóquio depois de admitir ter encoberto perdas desde a década de 1990.
O escândalo financeiro veio à tona em outubro, após a destituição do então presidente, o britânico Michael Woodford, que após ser desligado denunciou irregularidades em várias aquisições feitas pelo grupo no passado.
As pesquisas descobriram uma trama financeira destinada a "maquiar" perdas em investimentos no valor de 117,7 bilhões de ienes (US$ 1,543 bilhão). Desde o início do escândalo, a Olympus perdeu 4,5% das participações em seu capital.
Além da Sony, há outras empresas interessadas em investir na empresa japonesa, como a Fujifilm Holdings, acrescentou o diário.
Já a fabricante de dispositivos médicos japonesa Terumo, que no final de setembro contava com 2,5% da Olympus, manifestou a possibilidade de ampliar sua participação na companhia.
A Olympus, que realizará uma junta de acionistas extraordinária em abril para eleger uma nova direção e analisar os rumos da empresa, busca alianças empresariais para incrementar seu capital e reconduzir a companhia nesta difícil situação, concluiu o diário "Nikkei".
Há uma semana a Olympus apresentou um processo contra 19 altos executivos da empresa, entre eles o atual presidente, Shuichi Takayama, por sua suposta responsabilidade na fraude.
Paris expõe fotos do México dos anos 30 visto por Cartier-Bresson e Strand
A visão imediata da realidade captada pela Leica do francês Henri Cartier-Bresson e a preparação minuciosa da imagem pelo americano Paul Strand coincidiram nos anos 1930 em retratar um México agitado, de onde saíram dezenas de fotografias expostas agora em Paris.
Entre 1932 e 1934, os dois fotógrafos imortalizaram com suas particulares formas de trabalhar um país em plena ebulição, receptor de todas as vanguardas que contrastaram com suas arraigadas tradições.
"Essa exposição revela um encontro de dois olhares que ocorreu no início da década de 1930 em um México pós-revolucionário, dois fotógrafos com um ideal social e político intenso em um país que acolhia intelectuais e artistas de muitos lugares do mundo", disse à Agência Efe o diretor de assuntos visuais da Fundação Televisa, Mauricio Maillé, colaborador da mostra.
A Fundação Henri Cartier-Bresson recolheu uma centena de imagens feitas por ambos os artistas na ocasião, que podem ser vistas a partir desta semana até o dia 22 de abril na capital francesa.
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Faltou inovação para a Kodak?
A Kodak entrou com pedido de proteção contra falência em Nova York. Tudo bem isso é notícia velha, mas o que mais chama atenção nisso tudo é que como uma empresa fundada em 1888 com um slogan que poderia ser mais atual ainda poderia afundar? Quando começou, a Kodak se tornou conhecida sob a égide - “Você aperta o botão, nós fazemos o resto” - para uma câmera analógica isso se torna realidade depois que o filme sensibilizado, passa por um processo químico de revelação e fixação e de forma não tão rápida, a imagem chega às mãos estampada em um papel fotográfico. O bordão da Kodak poderia renascer com o advento das câmeras digitais, e ai sim, seria a mais pura realidade, já que a tecnologia dá forma instantânea à imagem retratada, não precisa mais de química, uma simples impressora e uma sulfite pode transformar a imagem captada e colocá-la na sua mão, no final o “você aperta o botão, nós fazemos o resto”.
Faltou inovação para a Kodak. Mesmo que tenha sido pioneira em fotos ou inventado, em 1975, a primeira câmera digital cujo projeto ficou na gaveta, já que era necessário proteger o negócio dos rolos de filmes. Mesmo que tenha ajudado a documentar os astronautas no primeiro passeio na Lua, em 1969. Faltou inovação, criatividade.
A Kodak sucumbiu e esqueceu principios básicos de empreendedorismo e liderança. Esqueceu que o medo é inimigo do crescimento e da mudança. Esqueceu que se precisa estar sempre em avaliação e análise e, que o negócio só existe se houver sempre o paradigma da mudança estampado na lista de obrigações diárias.
As empresas precisam estar preparadas para os desafios, para perceberem as mudanças de forma rápida e precisam de líderes e empreendedores inovadores que identifiquem e desenvolvam oportunidades de crescimento rentáveis. Não se pediu para inventar a máquina fotográfica, mas a Kodak precisava de um líder que tivesse a capacidade de transformar a cultura corporativa vigente, para que ela fosse mais inovadora e empresarial, ágil e competitiva.
“Líderes e empreendedores inovadores são apaixonados e enxergam os desafios como oportunidades para provar que podem sobressair dentro das áreas que escolhem. Eles superam obstáculos todos os dias e, ocasionalmente, movem montanhas” afirma Stefan Lindegaard no livro “A Revolução da Inovação Aberta – a chave da nova competitividade nos negócios”, publicado no Brasil pela Editora Évora.
No livro, Stefan defende que “mesmo desafiadora, a Inovação Aberta traz consigo um mundo de possibilidades para novas ideias e para um crescimento de negócios”. Inovação Aberta é um conceito vital em todas as companhias, já que o assunto de combinar recursos externos e internos para aumentar o talento e a produtividade é uma proposta muito atraente. O autor de “A Revolução da Inovação Aberta” ressalta sobre a necessidade de construir confiança como base para uma mudança criativa bem sucedida, que significa que é mais relevante olhar para o lado inovador das pessoas, do que se concentrar em processos muitas vezes burocráticos dentro das empresas. Para inovar é preciso coragem e força de trabalho.
O livro “A Revolução da Inovação Aberta – a chave da nova competitividade nos negócios” de Stefan Lindegaard, é uma publicação da Editora Évora e está disponível em todas as livrarias ou pelo site.
Cantores que foram vítimas do Photoshop!
TAYLOR SWIFT
JUSTIN BIEBER
Escritores e cinco fotógrafos mostram como veem SP
No aniversário de 458 anos da cidade, a edição deste domingo (22) da revista sãopaulo convidou cinco escritores e cinco fotógrafos para mostrar como veem as cinco regiões da metrópole.
O escritor Fabiano Calixto e o fotógrafo Felipe Morozini retratam o centro; o poeta Sergio Vaz fala sobre a zona sul, com imagens de Rogério Velloso; e o romancista Michel Laub escreve sobre a zona oeste, com fotos de Tomaz Viola.
Para a zona norte foram chamados a colunista da Folha Vanessa Barbara e o repórter fotográfico Rubens Cavallari. Já a zona leste, captada pelas lentes de Filipe Redondo, ficou a cargo do cantor e compositor Marcelo Jeneci.
Confira mais imagens na galeria.
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
Fotógrafo brasileiro revela vídeo com sucuri gigante que virou hit no Facebook e Twitter. Confira!
Blog Sobre as Águas
Frametastic cria montagens com as fotos do seu iPhone
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
Mostra em Paris recupera meio século de produção fotográfica brasileira
Fonte: Camila Molina
O Estado de São Paulo
Uma história recente da fotografia brasileira traçada em espirais: é possível, por exemplo, relacionar a repetição das formas e sombras das flores em Anturius Cruzadus fotografados em 1960 por German Lorca com a imagem colorida da série Desejo Eremita, do artista Rodrigo Braga, de 2009, na qual aparece, em primeiro plano, um amontoado de orelhas de bois? A mostra O Elogio da Vertigem - Coleção Itaú de Fotografia Brasileira, que se abre hoje para o público na prestigiada Maison Européenne de la Photographie (MEP) de Paris, coloca em diálogo o modernismo fotográfico brasileiro das décadas de 50 e 60 com obras contemporâneas justamente para "criar faíscas", como diz o curador Eder Chiodetto, e ressaltar o "experimentalismo" tupiniquim.
É uma visão "de risco", afirma Chiodetto, misturar dois períodos da produção fotográfica no Brasil separados pelo "hiato" da Ditadura Militar, podadora de uma efervescência experimental das criações formais, especialmente pelos integrantes do então Foto Cine Clube Bandeirante (Lorca, Thomaz Farkas, Geraldo de Barros), ou pelo carioca José Oiticica Filho. "Trata-se de uma orquestração mais poética do que voltar a restituir a história de uma maneira linear", diz Chiodetto.
Como se vê em O Elogio da Vertigem, que ficará em cartaz até 25 de março, a ressonância de uma vontade de "testar os limites da fotografia", elementar nas imagens modernistas, se faz nas obras do fim dos anos 1980 em diante de uma maneira diferente. Não como uma "filiação direta" do modernismo, explica o diretor da MPE, Jean-Luc Monterosso, mas como uma "questão de pele" relacionada a uma criatividade brasileira.
"O Brasil e a América Latina têm uma tradição documental apresentada na Europa de uma maneira que me incomoda, a partir de um olhar hegemônico, perverso e repleto de clichês", afirma Chiodetto, chamando atenção para o apelo que se faz de imagens de cunho social. O Elogio da Vertigem traça, assim, um panorama da fotografia brasileira por meio de cerca de 90 imagens que incorporam o onírico e a subjetividade com semente conceitual. "Temas como a pobreza, a escravidão e o regionalismo são subvertidos da visão historicista para chegar à questão da transcendência", diz o curador, destacando o território do mito nos retratos de Mario Cravo Neto ou a fusão da temática indígena com a representação de uma ideia de cosmos nas obras de Claudia Andujar.
Acervo. Resultado de processo de um ano, O Elogio da Vertigem marca não apenas a realização de uma mostra brasileira de peso numa instituição europeia (as parcerias entre o Itaú Cultural e a MEP datam de desde 2009), como uma etapa do programa de sistematização e exposição do acervo de fotografia do banco. Esse segmento da coleção da instituição financeira tinha sua força no "modernismo na imagem" datado dos anos 40 e 50, com destaque para as obras da sofisticada visão geometrizada de José Yalenti e para as criações dos anos 60 assinadas por Georges Radó e Gertrudes Altschul. Trata-se de uma fotografia "preocupada mais com a forma do que com o conteúdo", afirma o fotógrafo e curador Iatã Cannabrava, consultor das aquisições do período para a Coleção Itaú.
O acervo, hoje com 308 fotografias, já contava com imagens contemporâneas, mas a atual exposição levou a um curioso processo de compras de obras recentes, indicadas por Chiodetto. Praticamente, duplicou-se o segmento contemporâneo.
Depois de apresentada na MEP, a exposição da Coleção Itaú vai itinerar, em versão ampliada, por cidades brasileiras até ser mostrada em São Paulo, em 2013. O curador fala da possibilidade de serem feitas novas aquisições para o acervo, citando lacunas como as obras do período ditatorial criadas por Anna Maria Maiolino e Boris Kossoy ou as do "documentário imaginário" de Maureen Bisilliat e Nair Benedicto.
Museu une imagens a vídeos. Criada em 1996, a Maison Européenne de la Photografie (MEP) reúne um acervo de 20 mil fotografias, vídeos e livros. "Há 15 anos, quando propus esse projeto, a ideia era reunir no mesmo lugar essas três vertentes", diz o diretor da MEP, Jean-Luc Monterosso. A relação da MEP e de Monterosso com o Brasil é antiga. Além de a instituição francesa ter realizado, em 2009, mostra com seu acervo no Itaú Cultural, há parcerias com o Instituto Moreira Salles e com o Foto Rio. "Não quisemos concorrer com os acervos de museus como o Orsay ou o Centro Pompidou", afirma o diretor. Destaque para representações, no acervo, de França, EUA, Japão, Itália e Brasil. Sobre O Elogio da Vertigem, Monterosso afirma que o público francês pouco conhece o modernismo brasileiro dos anos 50 e elogia artistas como Vicente de Mello, Rodrigo Braga e Rafael Assef.
Transforme fotos do Instagram em imãs decorativos
Quem ainda não tá no Instagram? Bom, a rede social de fotos foi destaque em 2011 e virou até o app do ano na App Store. Agora, tem mais novidade por aí: o Insta-imã, uma loja brasileiras que transforma suas fotos em imãs!
Confeccionados à mão, você pode comprar os seus imãs pela página no Facebook da loja. 15 imãs sai por R$ 39,99, 3 imãs por R$ 9,99, 6 por R$ 16,99 e 9 imãs por R$ 24,99.
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Photoshop deixa Beyoncé com síndrome de Michael Jackson. Cantora aparece branca na divulgação de CD
Fonte: Daily Mail
Uma foto do último CD de Beyoncé, lançado no ano passado, tem chamado atenção da mídia. A cantora aparece com um tom de pele bem mais claro do que o seu natural, o que levantou suspeita de manipulação no Photoshop. Na foto, tirada antes de Beyoncé engravidar, ela está de peruca loira, quase irreconhecível.
De acordo com o jornal The Sun, especialistas atribuem a palidez da pele à iluminação usada durante a sessão de fotos.
Não é a primeira vez que a cantora enfrenta esse tipo de controvérsia. Em 2008, o alvo foi uma campanha da L’oreal, em que ela aparece bem mais pálida. Na época a marca também se defendeu das acusações e disse que não houve clareamento virtual.
Aplicativo conserta fotos direto do iPhone ou iPod
Fonte: Blog do iPhone
Há muitos aplicativos de fotos na App Store para aplicação de efeitos e mudança de cor, mas poucos que aproveitam realmente da tecnologia multi-touch para tirar proveito funcional para o usuário. Felizmente, vez ou outra, exceções aparecem, como é o caso do aplicativo GroupShot.
Sabe quando você tira várias fotos de um grupo de pessoas e numa o menino piscou e outra foi você que olhou para o lado e depois acharia o máximo juntar a parte boa de uma com a da outra? Pois este aplicativo faz exatamente isso: ele coloca a parte boa de uma foto em outra, “arrumando” distrações ou erros no momento de tirar a foto.
O GroupShot está disponível na App Store pelo preço de $0,99. É compatível com iPhone e iPod touch.
Fotografia com celular começa a ser levada a sério
Os fotógrafos que utilizam celulares para fotografar dispõem de novas possibilidades, de aplicativos que permitem retocar negativos analógicos até a escolha de lentes objetivas intercambiáveis. Apesar disso, os grandes nomes da fotografia se mantêm longe desta tecnologia.
A Apple lançou em outubro seu iPhone 4S, valorizando a capacidade de sua câmera fotográfica integrada com 8 Mpixels e uma objetiva com uma abertura de campo mais ampla, dotada de um "sistema óptico novo que pode se transformar no único aparelho necessário".
Para Elodie Macquet, responsável pelo marketing da empresa americana Xshot, que produz tripés (entre outros acessórios) para iPhone, esta evolução "significa a morte de todas as câmeras de pequeno porte de pouca qualidade".
"Pessoalmente, eu não utilizo mais a minha pequena câmara de fotos, pois o 4S funciona como uma verdadeira câmera e com (os aplicativos) Instagram e Hipsmatic é possível fazer fotos artísticas", ressalta.
Contudo, o iPhone ainda é limitado pela falta de uma lente grande angular e uma objetiva macro.
Para preencher este vazio, já existe uma gama de equipamentos intercambiáveis, alguns dos quais foram expostos na CES (Consumer Electronics Show), feira que ocorreu em Las Vegas (Nevada, oeste dos Estados Unidos) durante a semana passada.
A empresa Kogeto tem uma espécie de lupa, batizada de Dot (ponto), que custa US$ 79. O acessório é capaz de transformar o celular em uma câmera que pode filmar vídeos em 360 graus, sem equipamentos caros nem a necessidade de uma especialização em filmagem.
Por sua vez, a taiuanesa Ozaki lançará dentro de dois meses, por US$ 139, um conjunto de três objetivas fotográficas: uma grande angular, macro e olho de peixe.
No entanto, Patrick O'Neill, criador do acessório Olloclip, diz que é preciso muito cuidado com os equipamentos que prometem mais do que podem proporcionar. "O problema para uma teleobjetiva é que falta um tripé, senão é impossível fazer uma fotografia correta, o dispositivo é muito sensível a tremores", afirmou.
A Olliclip propõe um pequeno acessório três-em-um (grande angular, macro e olho de peixe), que se fixa diretamente no iPhone, sem nenhuma caixa. Será vendido nos EUA por US$ 70.
"Temos que aumentar a produção, provavelmente abrir um segundo local na China e depois nos Estados Unidos", disse O'Neill, que ainda está surpreso com o grande interesse despertado por sua invenção: em maio ele publicou um pedido de financiamento no site Kickstarter para obter US$ 15 mil dólares e conseguiu US$ 68 mil.
O'Neill espera estar presente na Apple Store na Europa nesta primavera.
Na Fujifilm, que este ano ganhou o prêmio de melhor câmera na feira (quem decide é um júri do site CNet), o porta-voz Matt Schmidt assegura que apesar da concorrência, os modelos de média gama, que custam cerca de US$ 90 dólares, "ainda são muito importantes para os novos fotógrafos".
"De certa forma o mercado pode diminuir" sob o efeito da concorrência dos celulares, afirmou. Mas, "por outro lado, smartphones atraem um novo público para a fotografia" e ele vai "diretamente para o mercado de câmeras de média gama".
A Fujifilm, que se distingue pelo seu X-Pro1, um aparelho de qualidade profissional, equipado com um novo tipo de sensor óptico que utiliza um filtro (que será lançado em fevereiro por US$ 1.700 para o corpo e mais US$ 650 pela objetiva), até o momento não prevê fornecer equipamentos para iPhone.
O mesmo vale para Canon e Nikon, cujos representantes na CES não tinham dúvidas sobre a superioridade de seus equipamentos, incluindo os de baixa gama, já que seus resultados são melhores em locais com baixa luminosidade, têm uma melhor "sintonização" e também pode trabalhar com zoom
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
Livro reúne dez anos de fotografias de São Paulo
Livro do fotógrafo Fausto Chermont reúne 67 imagens da cidade de São Paulo. São Paulo Século XXI traz registros feitos ao longo de dez anos, de 1999 a 2009 e expõe o crescimento da maior metrópole do hemisfério sul.
A obra será lançada neste dia 23 de janeiro, dois dias antes da data em que a capital paulista comemora 458 anos.
Com rigor técnico, Chermont utiliza uma variedade de equipamentos na captura das imagens, de câmeras analógicas convencionais a customizadas por lentes adaptadas e filtros que criam efeitos óticos e distorções. A diversidade de máquinas e acessórios possibilita enquadramentos diferenciados da paisagem urbana.
O livro apresenta textos de autores convidados, como Roberto Pompeu de Toledo, o crítico e pesquisador de fotografia Rubens Fernandes Junior e a pesquisadora e crítica portuguesa de fotografia Tereza Siza. As passagens refletem sobre recortes do trabalho de Chermont e sobre a Metrópole. Há ainda escritos do autor que contextualizam diversas imagens.
Escola Focus abre curso individual de fotografia. Instituição já formou mais de 300mil alunos
É da Focus o orgulho de ser uma das mais tradicionais escolas de fotografia de São Paulo. Reconhecida no Brasil e também no exterior como uma das únicas escolas a fornecer diploma profissional ao aluno, a Focus, investe agora em cursos individuais para atender a nova demanda do mercado: falta tempo e sobra talento.
"Fomentar a pesquisa, ampliar o conhecimento, a criatividade e o aprendizado da fotografia, privilegiando aulas práticas. Este é o diferencial da FOCUS Escola de Fotografia, que desde 1975, qualifica novos profissionais para ingressar no mercado de trabalho pela porta da frente", destaca o fundador da escola Enio Leite
Quer começar e não sabe por onde? Então prepare-se e encare o desafio para começar a estudar o módulo: Câmeras compactas. Descubra um mundo de possibilidades sob seus olhos!
O curso possibilita ao fotógrafo amador fazer melhor uso do seu equipamento digital. Ensina a fotografar com qualidade, sem recorrer aos programas de edição de imagens. 100% prático, rápido e apostilado. Aulas personalizadas e individuais. Ou em grupos formados pelos próprios alunos. Ideal para fotografar viagens, família, lazer, etc.
Pré-requisito
É necessário possuir câmera digital compacta.
Dias e horários
Curso individual: agende seu dia.
Toda segunda, terça, quarta ou quinta das 14:00h ás 18:00h
Método
100% pratico, apostilado e com apoio de áudio visual.
Saídas a campo pelo centro histórico de São Paulo e plantão de duvidas após o curso durante 30 dias.
Valores e formas de pagamento:
Matrícula + Curso completo: R$ 65,00 + R$ 380,00
Consulte sobre outras modalidades de pagamento:
e-mail cursos@focusfoto.com.br
telefone: (11) 3107-2219/ (11) 3104-6951.