Fonte: BBC Brasil
Voluntários foram escolhidos para representar diversos tipos e formas de corpos
Centenas de pessoas tiraram a roupa para uma sessão pública de fotos que marcou os dez anos de uma galeria de arte em Manchester.
O fotógrafo americano Spencer Tunick quer captar os movimentos dos indivíduos em seu dia-a-dia. Para isso, ao longo do sábado e do domingo, ele vai levar mil voluntários em ônibus aquecidos para oito locações "secretas", onde registrará seu trabalho.
Os primeiros 500 posaram neste sábado em quatro locações diferentes em Manchester, no norte da Inglaterra, e em Salford, nos arredores.
Os trabalhos serão expostos a partir de junho na mostra Everyday People (algo como "Pessoas no dia-a-dia"), na galeria Lowry, que completa dez anos neste ano.
Tunick tem experiência em fotografar pelados: já trabalhou com centenas de pessoas em diversos projetos e países. O mais recente, no mês passado, foi uma foto conjunta de cinco mil pessoas nuas nos degraus da Ópera de Sydney, na Austrália.
O fotógrafo americano disse que "levou mais ou menos dez anos para conquistar a confiança do público inglês", mas que agora o trabalho é manter o número de voluntários sob controle.
"Muita gente se ofereceu, mas tivemos de limitar o número de participantes a mil", afirmou. "Na Inglaterra o meu trabalho é aceito como arte, o que leva as pessoas a querer posar."
Spencer Tunick
O curador de artes visuais da galeria, Michael Simpson, elogiou os trabalhos de Tunick por "retratar as pessoas comuns fazendo as suas coisas no dia-a-dia".
"As pessoas que participam deste projeto estão fazendo algo extraordinário, sem roupas, mas ao mesmo tempo são apenas gente comum, de todas as cores e formas e tamanhos diferentes."
Uma das voluntárias, Victoria Denning, da cidade de Birmingham, descreveu o projeto como "uma grande experiência".
"Você se acostuma com um certo tipo de forma de corpo presente nas revistas, e ninguém aqui se parece com aquilo", disse.
Ela afirmou que, mesmo sendo a primeira experiência do tipo, tirar a roupa em público foi "normal, porque todo mundo estava fazendo a mesma coisa e ninguém estava olhando".
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Centenas posam nus para foto na Inglaterra
Concurso da Goodyear de Fotografia 2010 muda as regras do jogo e garante prêmio aos fotógrafos
Depois de muito contestar e algumas trocas de emails com a equipe do FOTOCOLAGEM um tanto quanto confusas, a organização do Concurso Goodyear de Fotografia 2010, garante uma parceria com a Samsung e oferece prêmio para os fotógrafos com as melhores colocações.
Com um novo layout e apelando para o esforço em demonstrar a participação de inúmeros fotógrafos o engajamento da Goodyear em melhorar sua imagem é notável. Em abril o FOTOCOLAGEM denunciou o concurso como sendo explorador e totalmente irreal ao oferecer ao ganhador na categoria amadora um vale-brindes, enquanto o vencedor da categoria profissional um troféu especialmente desenhado. Faltou só o jogo de pneus!
No mesmo mês a MasterMidia Marketing Ltda enviou uma carta de reclamação para o blog e defendeu-se das acusações dizendo que estavam sim pleiteando a oportunidade de novas parcerias para o concurso.
Tanto se fez que agora as coisas parecem andar! Confira abaixo a descrição de prêmios postada no site Portal Fator Brasil:
"Ao final do Concurso Goodyear de Fotografia - Stock Car 2010, a Samsung dará ao primeiro colocado da categoria Profissional uma TV de LCD de 32 polegadas e uma câmera fotográfica modelo WB 650, da linha profissional da marca. O segundo colocado e o vencedor da melhor foto por voto popular também serão agraciados com uma câmera WB 650 cada.
Já na categoria Amador, a Samsung dará ao primeiro lugar um notebook modelo R 430 e uma câmera fotográfica modelo PL 100. O segundo colocado e o vencedor da melhor foto por voto popular também levarão para casa uma câmera PL 100 cada um".
Apostem suas câmeras, ou então, ligue a TV!
FOTODIÁRIA - Eve Horn
Por: Armando Vernaglia
Confira todos os posts do colaborador na seção: FOTODIÁRIA
Este é sem dúvida um retrato cercado de algum mistério. A expressão forte do olhar emoldurado pela maquiagem domina a cena e causa curiosidade, queremos saber quem é a pessoa, qual o motivo da maquiagem, será um cerimonial típico ou algo assim? Essas dúvidas são positivas, pois retém o olhar do espectador que ficará na foto em busca de detalhes que possam entregar mais significados para a imagem.
O único ponto que causa uma sensação negativa é o fato de que há uma divisão na fotografia, na metade esquerda temos o rosto, o olhar e todo esse mistério, mas na metade direita temos apenas um monte de cabelos, um pouco bagunçados, e que não somam mais informações para a leitura da imagem.
Graças a esse enquadramento, o olhar ficou muito fechado no canto esquerdo da imagem, penso que poderia haver alguma folga do lado esquerdo e menos cabelo na fotografia, o que traria maior equilíbrio. É uma boa foto, necessitando apenas de pequenos ajustes para atingir seu máximo em termos de harmonia. A tonalidade PB também está ótima.
A imagem recebeu 70 votos.
Resultado da Votação:
Excelente: 30 (42%)
Ótima: 17 (24%)
Boa: 18 (25 %)
Pouco Criativa: 05 (7%)
FOTODIÁRIA agora é com Armando Vernaglia. Participe!
Mande um email para: contato@fotocolagem.com.br
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Linguagem é tudo
Por: Rodrigo Favero
Confira todos os posts do colaborador na seção: LOMOGRAFIA
Muito maior do que conhecimento técnico, aprendizado teórico e prático, equipamento usado, e outros fatores de segunda ordem a linguagem para mim é o ítem mais importante no trabalho e na vida de um artista. Sem ela você não ganha identidade, reconhecimento, comunicação com o público e DNA...a falta dela faz com que tudo fique muito vago, sem força e chego a dizer sem graça também.
Definir, ou melhor dizendo, achar seu estilo é algo que vem com o tempo e naturalmente, mesmo que você não perceba logo de cara, acontece, e quanto antes você se der conta disso melhor será; assim tudo que produzir fará parte de uma trajetória linear e bem construída. Com lomografia não é diferente, afinal lomografia é antes de tudo fotografia, ou seja, expressão artística, portanto suas fotos feitas com Lomo também podem ter uma linguagem específíca, seja de cor, enquadramento, tema, corte, formato, enfim...o mais importante é você se identificar ao olhar tais imagens e notar uma característica sua que mais ninguem tem, é por ela que será lembrado.
Apesar de por natureza as fotos feita com Lomo serem mais “largadas” e sem tanta preocupação você pode achar seu nicho no meio disso e acrescentar mais detalhes e informações relevantes a uma imagem. Quando você faz isso, apesar de parecer que está diminuindo as paredes de seu quarto na verdade você está ampliando o mesmo, delimitar é na verdade expandir, sua criatividade tem que trabalhar muito mais para conviver com aquele limite por assim dizer, que de limite não tem nada na verdade. Olhe ao redor e note o trabalho de grandes fotógrafos, todos tem uma linguagem própria e característica, isso com certeza faz você entrar muito mais na imagem e entender seu significado.
Se disserem que está errado, que não tem sentido, que você não sabe o que está dizendo
e falando, não se importe, que se dane o que os outros pensam as vezes, fazer o que você
acredita ser o certo é o certo no fim das contas.
Como disse Paulo Leminski “...não é precisar justificar isso (a linguagem) a luz de nada...isso aí é que é fundamental, outras coisas é que tem se justicar.”
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Acessórios feitos de comida: Você usaria ou os comeria?
O livro "A Matter of Taste" ("Uma Questão de Gosto"), do fotógrafo italiano Fulvio Bonavia, traz fotos magníficas sobre o mundo fashion e a gastronomia, em uma junção inusitada dos temas. O fotógrafo é bastante conhecido pelos seus cliques no mercado publicitário internacional de grifes de luxo. Já registrou marcas como a Swatch, Jaguar e a BMW.
A publicação mostra que frutas, legumes e outros alimentos podem tomar formas de sapatos cobiçados, bolsas, cintos e outros acessórios. Fulvio Bonavia foi eleito o melhor do ano pelo prêmio Mobius Awards. Suas imagens chegam com força ao mundo da moda, impactando pela beleza das cores e pela criatividade da ideia.
Conheça a maior câmera fotográfica do mundo
No início do século XX, a maior câmera do mundo foi construída, a Mammoth Câmera, idealizada pelo fotógrafo George Raymond Lawrence. Custava cerca de $5,000 (o suficiente para comprar uma casa substancial no início do Séc.XX!), pesando uns 640 kg, media mais de quatro metros de comprimento, usava negativos de 1.35m x 2.40m, era transportada num vagão especial e eram necessários 15 homens para a mover e operar. A câmera era grande o suficiente para que a sua limpeza pudesse ser feita por um funcionário no interior da mesma. Tendo sido construída apenas uma placa de negativo, o inventivo fotógrafo teve apenas uma única oportunidade para fotografar. Foi bem sucedido.
A revelação da cópia medindo 1.35 x 2.40m necessitava, além de papel especialmente feito para o efeito, 45 litros de soluções químicas. Três imensas cópias foram expostas com grande êxito na Exposição Universal de Paris de 1900, onde, por aquela única fotografia, Lawrence recebeu o Grande Prémio Mundial para a Excelência Fotográfica.
Leia a história completa da câmera mamute aqui!
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Brasília promove o I Encontro da Rede de Produtores da Fotografia no Brasil
Amanhã, dia 27 de maio acontece o I Encontro da Rede de Produtores da Fotografia no Brasil e a abertura da Exposição: Brasília 50 anos, na galeria “A Casa da Luz Vermelha”. Entre palestras, exposições e atividades culturais, oito grupos de trabalho (GTs) irão discutir e fazer propostas no sentido de fomentar o fazer cultural da fotografia em todas as regiões do país. Serão várias iniciativas a serem discutidas no encontro. Saiba mais sobre a rede aqui!
Serviço
Centro de Convenções Israel Pinheiro
SHIS – conj. A / EPDB – Lago Sul
Localizado às margens do Lago Paranoá, na altura da QI 29 do Lago Sul, ao lado da Ermida Dom Bosco
www.ccip.com.br
Exposição: Brasília 50 anos
A Casa da Luz Vermelha
Dia 27 de maio, 19:30h
Curadoria: Rosely Nakagawa
ASBAC – Setor de Clubes Sul; Trecho 2; Conjunto, 31
Telefone +55 61 3878-9100
www.acasadaluzvermelha.com
Consoles de videogames viram edifícios em trabalho do fotógrafo Joseph Ford
Fonte: Globo
O fotógrafo Joseph Ford, com apoio do diretor de arte Mohamed Bareche, criou telas que chamou de "If I were a president" ou, em português, "Se eu fosse um presidente". O conceito brinca com a ideia de quais seriam os sonhos dos gamers transpostos para uma linguagem arquitetônica. As telas são uma mistura de tratamento e criação em 3D com fotografias, e o resultado são edifícios com forma de consoles de videogames. Estão ilustrados o Nintendo DS, o NES e o Playstation 3.
Joseph Ford é inglês natural de Londres e estudou línguas modernas na Universidade de Cambridge. O fotógrafo mudou de área depois de trabalhar em Londres e Paris como assistente de fotografia de propaganda. Desde 2004, trabalha como autônomo executando trabalhos para empresas diversas na França e na Inglaterra, com peças voltadas principalmente para marketing.
Celebridades ilustram o livro de Tom Munro
O fotógrafo das estrelas, Tom Munro, acaba de lançar um livro intitulado com seu nome que reúne vários registros do seu trabalho ao longo da sua carreira. A publicação, que tem a cantora Madonna na capa, traz várias celebridades dos palcos e telões posando como simples modelos em ensaios bastante característicos.
Além da diva do pop, que é amiga pessoal do fotógrafo, o livro conta com imgens de Lady Gaga, Beyoncé, Jude Law, Keanu Reeves, Jennifer Lopez, Tom Cruise, Victoria Beckham, Colin Farrell, Johnny Depp, Ashton Kutcher, Leonardo DiCaprio e muitos outros nomes de peso. Parte dos lucros serão revertidos para o projeto beneficente africano de Madonna. O livro pode ser comprado aqui!
terça-feira, 25 de maio de 2010
A fotografia nas artes gráficas
Por: MOA
Confira todos os posts do colaborador na seção: MOA
Desde que Gutemberg inventou a prensa, as artes gráficas deram um salto gigantesco nas comunicações e com a chegada do processo fotográfico e da offset, a realidade ficou mais próxima das pessoas através das imagens.
Para entender o processo fotográfico nas artes gráficas é preciso estudar um pouco sobre cores e suas funções. Há duas sínteses para as cores, uma delas é a Síntese Aditiva que vem da família da energia eletromagnética que é a luz e seu campo visível está nos comprimentos de onda que vão de 400 a 700 nanômetros que corresponde a décima milionésima parte de um milímetro, é aí que se formam as ondas as quais nossa retina entende como cor. A outra síntese reside nos pigmentos e que damos o nome de Síntese subtrativa. Enquanto a luz, seu processo se inicia no preto que é a ausência de luz(cor) e seu fim é o branco que seria o comprimento de todas as cores, a síntese subtrativa é o contrário, ela se inicia no branco que é a ausência de cor e seu processo final é o preto que é a somatória de todas as cores.
Para o processo fotográfico as consideramos como RGB(vermelho, verde e azul) e CMYK(ciano, magenta, amarelo e preto) ambas são chamadas de cores primárias.
A soma de duas cores primárias no processo da síntese aditiva, resulta em uma cor primária no processo de síntese subtrativa.
Ex.
verde+vermelha = amarela
verde+azu l= ciano
azul+vermelha = magenta
a somatória de todas as cores dará o branco.
Esse é o processo de filtragem que irá gerar os fotolitos para imprimir as fotografias e para isso teremos que recorrer a um processo de retículas onde todas as cores que fazem parte da imagem serão fragmentadas em pontos que no final nos dará a sensação da fotografia impressa.
Esses pontos são microscópicos, só permitindo ver através de lupas(conta fios) e como a tinta é translúcida, a mistura delas nos propiciam todas as cores que nossos olhos podem detectar.
Para que a foto mantenha as qualidades na impressão, deveremos seguir algumas regras básicas.
O arquivo deve ser entregue em 300 dpis quando a mídia for impressa, onde o bureau irá pegar seu arquivo e providenciar os fotolitos que no caso se for colorido, teremos 4 filmes para o processo CMYK que abrange as 3 cores primárias mais o preto. Somente as 3 cores primárias seriam o suficiente, mas com a filtragem das cores, a fotografia acaba perdendo um pouco das sombras e do contorno, é ai que entra o preto na recuperação dos detalhes que sem ele as fotografias ficariam esmaecidas.
A seqüência de impressão é: Ciano, amarelo, magenta e preto. Já na primeira combinação das duas primeiras cores já poderemos ver o verde que é a soma do amarelo com o ciano e quando acrescentarmos o magenta, perceberemos os tons vermelhos, laranjas, marrons etc e quando colocamos o preto, ele dará o acabamento na impressão.
As retículas também devem obedecer a inclinações para evitar o efeito Moirê, caso não se utilize as inclinações certas, as imagens ficarão cheias de figuras geométricas tirando a qualidade da fotografia.
Cerca de mil fotografias formam o logo do Google
O logotipo foi criado usando 984 fotografias 4×6 impressas individualmente. O vídeo foi registrado usando uma câmera que disparava a cada 7 segundos, totalizando 5,5 horas de trabalho, que estão compactadoas no vídeo abaixo:
Concurso fotográfico revela a cultura nordestina
A segunda edição do concurso fotográfico “Um Olhar sobre a Cultura Popular Nordestina” tem inscrições gratuitas abertas até o próximo dia 10 de julho. O concurso é aberto à participação da população em geral, maior de idade e residente no país, desde fotógrafos profissionais e amadores a pessoas que tenham interesse na arte de fotografar. O regulamento do concurso com todas as informações está disponível aqui.
O principal objetivo é valorizar a cultura popular da região Nordeste através dos olhos das pessoas no espaço em que elas vivem. A cultura nordestina é caracterizada pela riqueza de suas crenças, musicalidade, história e culinária, que constitui o rico patrimônio cultural do povo do Nordeste. Os participantes deverão focalizar essas características através das lentes de suas câmeras, despertando o olhar e o interesse pela cultura popular nordestina e suas manifestações.
Para participar do concurso o candidato deve enviar, no máximo, três fotografias medindo 20x30cm em papel fotográfico fosco para o seguinte endereço: Concurso Fotográfico “Um Olhar sobre a Cultura Popular Nordestina” – Caixa Postal 1653, CEP 59078-970 – Natal (RN). As fotografias deverão ser enviadas, obrigatoriamente, com etiquetas informando: nome do fotógrafo, local, data e título da foto, preenchidas e coladas no verso das mesmas.
Para as inscrições será levada em conta a data do carimbo postal dos Correios, por carta registrada. Não serão aceitas fotografias no formato digital, enviadas por CD ou outro dispositivo de armazenamento similar.
Premiação - Os prêmios serão concedidos aos 10 primeiros colocados. A novidade desta edição é que a comissão julgadora concederá também 10 menções honrosas, e os fotógrafos selecionados receberão, além do certificado, um prêmio em dinheiro no valor de R$100, cada. No total, as 20 melhores fotografias serão premiadas com valores em dinheiro num total de R$4.900.
As 20 fotos selecionadas serão transformadas em cartões postais e distribuídas de forma gratuita. Faz parte da premiação também a realização de uma mostra virtual no site do concurso e uma Mostra itinerante que percorrerá os Centros Culturais do BNB. Além disso, as fotografias serão distribuídas de forma gratuita através de cartões postais que difundirão as imagens selecionadas.
O concurso é patrocinado pelo Banco do Nordeste, sendo promovido pelo grupo potiguar de produtores independentes Caminhos Comunicação & Cultura. Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas pelos telefones: (84) 9977-6464 (Alexandre Santos) e (84) 9138-7111 (Dayana Oliveira) ou pelo e-mail: olharcultural@gmail.com
segunda-feira, 24 de maio de 2010
FOTOCOLAGEM está concorrendo ao Top Blog 2010
Mais um ano e o FOTOCOLAGEM está na disputa do Top Blog 2010, concorrendo na categoria de Comunicação. Para quem não conhece, o prêmio é um sistema interativo de incentivo cultural destinado a reconhecer e premiar, mediante a votação popular e acadêmica os Blogs Brasileiros mais populares, que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, com melhor apresentação técnica específica a cada grupo (Pessoal, Profissional e Corporativo) e categorias.
A primeira parte da votação já está rolando, e vai até o dia 07/10/2010, todos podem votar. Encerrada a primeira fase, os mais bem votados serão avaliados por um Júri Acadêmico no período de 10/10/2010 a 10/11/12. Os vencedores serão anunciados no dia 27/11/2010, numa cerimônia realizada na cidade de São Paulo.
No ano passado, cerca de três milhões de blogs participaram por todo o Brasil, concorrendo nas áreas de: Celebridades, Cultura, Comunicação, Esportes, Games, Humor, Música, Política, Saúde, Sustentabilidade, Tecnologia e Variedades. O FOTOCOLAGEM ficou entre os 100 blogs mais bem votados na área de Comunicação, recebendo o selo do top 100. Esse ano estamos na disputa novamente, para votar basta acessar aqui e colocar seu nome e email.
FOTODIÁRIA - João Machado
Por: Armando Vernaglia
É bastante raro encontrar fotografias não óbvias, fotógrafos que tenham coragem de ir além do banal e do comum, e este felizmente é o caso do colega João Machado com esta fotografia. Vários são os fatores positivos desta imagem, sendo que o uso do contra-luz é o mais chamativo para mim.
Trabalhar com silhuetas é desafiador, a foto terá grandes áreas escuras e pouca informação visual, então se o fotógrafo não caprichar fica tudo muito ruim, mas aqui não, está na medida certa, o garoto e sua sombra dominam a foto, a porta e as paredes servem apenas como moldura daquilo que sabemos ser uma figura humana, e mais ainda de uma criança, identificamos a realidade da vida difícil, de um lugar sem recursos, mas a silhueta nos impede de ver as feições do garoto, nos mantém afastados da personalização, assim sabemos que ele pode ser um entre tantos garotos na mesma situação, a fotografia se torna assim um símbolo ou um ícone de uma situação, e não um retrato de um garoto. Ótima foto, parabéns.
A imagem recebeu 40 votos.
Resultado da Votação:
Excelente: 20 (50%)
Ótima: 13 (32%)
Boa: 07 (17 %)
Pouco Criativa: 0 (0 %)
FOTODIÁRIA agora é com Armando Vernaglia. Participe!
Mande um email para: contato@fotocolagem.com.br
sábado, 22 de maio de 2010
SP recebe workshop com o melhor da fotografia editorial, fashion e beauty
A fotografia está segmentada. Profissionais buscam na especialização uma oportunidade de encontrar melhores condições de trabalho. Um dos setores que mais cresce no país é a Fotografia Editorial, que neste caso, é mesclada com o trabalho de book e moda fashion.
A criatividade é o ponto alto para apresentar um portfólio rico e diferenciado. Cenários, produções, estilo, figurinos e maquiagens são os recursos que fazem a diferença na hora de fechar o negócio com o cliente. Mas será que os fotógrafos estão preparados?
Para responder esta pergunta o fotógrafo Fernando Lessa abre as portas do seu estúdio e realiza o workshop: “EDITORIAL ABERTO: o melhor da fotografia comercial, fashion e beauty”, durante os dias 4, 5 e 6 de junho em São Paulo.
Os fotógrafos interessados em participar do encontro terão uma estrutura fantástica. O workshop oferece aos profissionais a oportunidade de montar um portfólio com a ajuda especializada de uma modelo fashion e outra comercial / beauty, dois maquiadores e um produtor. O staff é, sem dúvidas, de primeira.
Clique aqui e aqui para conferir a primeira versão do workshop! Clique aqui e veja um dos trabalhos do fotógrafo FERNANDO LESSA nas páginas do FOTOCOLAGEM
Além das aulas práticas onde os alunos poderão tirar dúvidas sobre iluminação, direção de modelo, técnicas e truques, o curso ainda reserva um tempo destinado à parte teórica. “É necessário compreender como tudo acontece antes de partir para o estúdio. O fotógrafo precisa entender a mecânica do trabalho para poder criar e ousar na hora do trabalho editorial”, comenta Lessa que ainda contará com a participação do jornalista e fotógrafo Eduardo Chaves para uma palestra sobre: “A divulgação do trabalho do profissional de fotografia nas redes sociais”, o tema foi um dos encontros mais aguardados na Campus Party deste ano.
Para participar do workshop o fotógrafo precisa de:
* Câmera reflex;
* Leitor de cartão;
* Lente;
* Cartões de memória;
* Pendrive com grande capacidade ou HD externa;
Investimento: R$650,00*
* o valor pode ser dividido em até 2x no cheque.
No caso de pagamento à vista o valor é R$600,00
Uma novidade do curso é que toda a experimentação dos alunos será gravada e também fotografada formando assim um material de making of que estará também à disposição dos alunos após o término dos três encontros.
Serviço:
“EDITORIAL ABERTO: o melhor da fotografia comercial, fashion e beauty”
Datas: 4, 5 e 6 de junho de 2010
Endereço: Rua Alvarenga, 396 - São Paulo - SP
Inscrições e informações por meio do email: fernando@fernandolessa.com.br
Telefones para contato:
(11) 9126-1712 / Eduardo ou (11) 8385-1558 / Fernando
sexta-feira, 21 de maio de 2010
6 por vez. FOTOCOLAGEM publica portfólio de leitores
150 pessoas viram alvo de fotógrafa que abre exposição sobre o cotidiano de SP e São Bernardo do Campo
Fonte: Adriana Feder
Especial para o Diário do Grande ABC
A fotógrafa Bia Ferrer ganha exposição individual na Câmara de Cultura Antônio Assumpção, em São Bernardo. A mostra "Authentic Portrait" retrata as tribos urbanas da cidade. A abertura é hoje, às 20h, quando também haverá palestra da artista sobre o processo criativo desse projeto. A entrada é franca.
Bia sempre desenvolveu um trabalho voltado à moda. Há dois anos, deixou o universo das fotos produzidas em estúdio para descobrir a realidade das ruas. "A fotografia de moda é produzida. Surgiu em mim a curiosidade de saber quem são as pessoas que compram a moda e como elas se vestem no dia a dia", conta.
O projeto, que inicialmente era focado em estilo, mudou de caráter quando Bia se deu conta da diversidade de tipos urbanos que compõem a cidade. "Foi me gerando uma curiosidade antropológica sobre o assunto. Conforme fui fotografando as pessoas, percebi que isso poderia se transformar em um registro dos nossos tempos e da sociedade que habita a cidade atualmente", diz.
Em São Paulo, fotografou cerca de 3.000 pessoas. Começou a fazer exposições e publicar o trabalho em um blog (www.authenticportrait.wordpress.com).
Foi por meio dele que a Secretaria de Cultura de São Bernardo conheceu o trabalho de Bia e sugeriu que o projeto fosse feito na cidade. Durante dois meses, a fotógrafa fez uma ‘investigação'', fotografando diversos lugares, em pontos de grande circulação como pista de skate e a Rua Marechal Deodoro.
As 150 pessoas fotografadas estarão na mostra em grandes banners, como um mosaico de rostos. Bia diz ter sentido muita diferença entre fotografar nos dois municípios. "A maior diferença é a desconfiança das pessoas de São Bernardo. Percebi que em São Paulo, com a cultura da internet, de blogs e de fotografia, há mais abertura. Quando eu cheguei na cidade da região não era tão normal para eles serem abordados na rua para fazer uma foto que vai parar em uma exposição e na internet", conta.
A intenção de Bia é publicar o projeto. "O livro poderia gerar registro histórico de pessoas da cidade para as próximas gerações", entende.
Authentic Portrait - Exposição fotográfica. Abertura hoje, às 20h. Na Câmara de Cultura Antonino Assumpção - Rua Marechal Deodoro 1.325, São Bernardo. Tel.: 4125-0054. Entrada franca.
Campos do Jordão é o foco em concurso de fotografia. Fotos de celular concorrem a prêmio
Em comemoração a Semana Camargo Freire, pintor que retratou a cidade e toda a sua beleza em telas reconhecidas em todo o país, a Secretaria de Cultura de Campos do Jordão realizará o 1º Concurso de Fotografia denominado "Paisagens Jordanenses" entre os dias 31/05 à 25/06 de 2010. Mas atenção as inscrições só vão até o dia 28 de maio.
O tema do concurso, como não poderia ser diferente, é a cidade de Campos do Jordão e suas magníficas paisagens, onde concorrerão as fotos em duas categorias: Foto celular (iniciantes) e Foto câmera digital (profissionais).
Poderão participar todas as pessoas que tenham afinidade com a nossa "Suíça Brasileira", residentes do município ou não, e que queiram demonstrar o seu talento fotográfico por meio das belezas naturais que a cidade oferece.
Os participantes deverão preencher a ficha de inscrição que estará disponível até o dia 28 de maio, na Secretaria da Cultura, no Espaço Cultural Dr. Além, e no IPHACV (antigo Museu de Imagem e Som). Junto à ficha, também deverá apresentar o comprovante de residência e/ou comprovante de vínculo artístico com o município, caso não seja morador da cidade.
Cada participante deverá apresentar até cinco fotografias, com tamanho mínimo de 18 X 24, com tema livre (montanhas, paisagens - em preto e branco ou colorido). As fotos que incluir imagens de pessoas, somente serão aceitas se acompanhadas de um termo de veiculação de imagem assinado pelo fotógrafo e pela pessoa em questão.
Atrás de cada peça deverá conter: relato técnico (câmera, filme e data), nome da fotografia ou do conjunto de fotos, número da sequência, e o nome do fotógrafo e da cidade.
Expedito Camargo Freire foi um pintor e professor brasileiro, nasceu em Campinas em 1908. Devido à tuberculose adquirida, em 1941 chegou a Campos do Jordão para se tratar e desde então, apaixonou-se pela cidade e nela permaneceu até o fim de seus dias, vindo a falecer em 1991.
Estudou belas artes no Rio de Janeiro e integrou um reconhecido grupo de talentos da época chamado de "Núcleo Bernardelli", onde também fizeram parte artistas de renome como Pancetti, Bustamante Sá, Takaoka, Dacosta entre outros.
O notável artista expressava em suas obras a beleza contagiante da cidade e a simplicidade do povo, de maneira esplendorosa e inconfundível. Seu amor pela cidade era retratado com maestria, portanto as homenagens ao artista são sempre merecidas.
Mais informações clique aqui!
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Olympus lança adesivos para personalizar câmera com tema Copa do Mundo
A cada quatro anos, todos os olhares se fixam na TV para acompanhar os jogos da Copa do Mundo. O que não pode faltar quando o Brasil entra em campo é torcida e, por isso, o encontro com os amigos é essencial nesse momento. Para registrar essa festa de uma torcida só, a Olympus acaba de lançar adesivos da promoção FotoSkin com o tema Copa. São onze figuras novas que se unem às mais de mil já disponibilizadas no banco de dados e, se preferir, o consumidor ainda poderá fazer o upload de uma imagem pessoal.
Para participar da promoção FotoSkin, basta comprar uma câmera Olympus modelo T-100, X-920, X-40 ou Stylus 550 WP, entrar no site da Customizar www.fotoskin.com.br e inserir os dados solicitados. O skin será enviado gratuitamente para o endereço cadastrado.
Divirta-se com as cores da nova Pentax!
Se customizar a sua câmera era apenas colocar alguns adesivos e marcas de eventos, ta na hora de rever seus conceitos. Que tal apostar no lançamento da PENTAX, a K-x DSLR. Colorida. Assim podemos definir o hitphoto do momento.
A câmera tem 12MP, grava vídeos em HD, tem auto foco e mais um monte de coisas que as câmeras digitais hoje possuem. O modelo estará disponível na Europa até a metade deste ano. No Brasil o lançamento previsto está marcado para outubro. O valor? Algo em torno de R$7.850.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
FOTOCOLAGEM seleciona colaboradores
O FOTOCOLAGEM está recrutando mais colaboradores que queiram acrescentar idéias e um conteúdo bacana neste blog. Você é antenado, gosta de escrever, pesquisar novidades sobre o universo da fotografia? Este pode ser o espaço para você divulgar suas idéias e seu trabalho conosco.
Recentemente postamos uma chamada no twitter sobre este assunto, vários emails chegaram, então resolvemos fazer uma postagem para explicar melhor como funciona. Para ser um colaborador do blog, em primeiro lugar precisa gostar do tema fotografia.
O colaborador vai tratar de algum tema especifico, em cima deste tema será a abordagem de todos os seus textos. Sendo assim, é importante que ele seja fotógrafo, ou especialista em alguma área. Essa pessoa pode escrever sobre novidades tecnológicas, fazer indicações de vídeos, falar sobre exposições ou concursos.
Deve enviar um texto sobre o tema a cada 10 dias, totalizando três textos no mês. Para iniciar é importante que ele já tenha os três primeiros textos escritos. Ser maior de idade, ser leitor do FOTOCOLAGEM, ter controle sobre diferentes mídias sociais como orkut, facebook, twitter e afins é fundamental.
Se você já tem um blog pode ser colaborador também, nós damos os créditos ao seu blog, mas o texto escrito é importante que seja inédito, precisa aparecer primeiro no FOTOCOLAGEM e depois em outros veículos.
O FOTOCOLAGEM quer agir como uma vitrine na divulgação do trabalho, das idéias e opiniões de pessoas que assim como nós, gostam de fotografia. O intuito é acrescentar informação, dar espaço a quem tem o que falar e agregar conhecimento a todos.
Está afim de fazer parte da nossa equipe? Então entre em contato pelo email: contato@fotocolagem.com.br
Câmera mais cara e antiga do mundo vai a leilão
Fonte: WestLicht Auctions com Fórum PC
No dia 29 de maio, a WestLicht Photographica Auction em Viena, Áustria, vai leiloar uma sensação histórica: um 'Daguerreótipo' - a primeira câmera produzida em escala comercial!
A câmera em caixa de madeira deslizante foi fabricada em Paris em setembro de 1839 por Alphonse Giroux, cunhado de Louis Jacques Mande Daguerre. Daguerre, o inventor do primeiro processo fotográfico praticável, batizou a câmera para comprovar sua autenticidade. Somente cinco dias após o primeiro anúncio público da fotografia em 24 de agosto de 1839, o primeiro anúncio para o 'Daguerreótipo' foi impresso no 'Journal des Debats'. Não há registro do número total de câmeras que Giroux produziu, mas pelo fato de câmeras mais baratas e aprimoradas terem entrado no mercado com relativa rapidez, supões que a quantidade delas foi muito limitada. Sabe-se que apenas poucas dessas câmeras existem no mundo, e todas elas estão em coleções de museus públicos.
O 'Daguerreótipo' de Giroux em leilão foi encontrado recentemente. Estava em posse privada no norte da Alemanha por gerações e nunca tinha sido documentada antes. A condição original impecável do aparato de 170 anos é impressionante. Jamais uma câmera desse tipo foi colocada à venda em um leilão. Um manual original em alemão de 1839 também está incluído nessa venda sensacional. Espera-se que o próprio preço recorde mundial da WestLicht Auctions de 576.000 euros por uma câmera seja superado significativamente. O preço inicial é de 200.000 euros, mas a estimativa é de que atinja algo em torno de 500.000 a 700.000 euros.
terça-feira, 18 de maio de 2010
Macrofotografia: passo-a-passo sem mistérios
Por: Adiraphaeli
Aprender usar o recurso macro de sua câmera, tanto na câmera ou em sua lente, vai abrir um novo mundo mediante a fotografia. Já aviso, ela pode se tornar um vício e te levar a comprar equipamentos caros. Mas acima de tudo, é divertido e fácil de fazer.
Entrei no mundo do macro não faz muito tempo, minhas primeiras fotografias macros foram realizadas com analógicas. Utilizei métodos simples e que não precisam grandes recursos ou investimentos, usei um filtro Close-Up 52mm pois não tinha uma lente Macro, mas ainda assim foi muito divertido. Vou tentar passar algumas dicas vividas para ajudar os amantes desse tipo de fotografia.
PASSO 1:
Pode até parecer brincadeira, mas muitos iniciantes na fotografia pecam por não conhecer o que é fotografia Macro e principalmente por não conhecer o seu equipamento em mãos, ler o manual é um passo importante para começar a entender o que é fotografia Macro e o que sua câmera oferece. Mas máquinas é simbolizada por uma FLOR. Está configuração, permite que você traga sua lente mais próxima do assunto.
PASSO 2:
Tripé, muitos falam que devem ser usados em fotografias Macros, eu digo que deve ser usado sempre, tanto para Macros ou para qualquer outro tipo de fotografia (mas isso é muito pessoal). Mas em macro é fundamental, ela vai te ajudar a eliminar qualquer tipo de vibração induzida por você ou por fatores da natureza mesmo. A sua imagem terá uma nitidez muito maior do que o uso sem tripé. Um bom Tripé é fundamental.
PASSO 3:
Use o Flash, mesmo que tenha luz natural, pois nesse tipo de fotografia as sombras são inimigas mortais dos fotógrafos. Tente sempre usar luz, natural ou artificial, se precisar usar acessórios como rebatedores, difusores, abuse deles para criar uma boa composição.
PASSO 4:
O foco manual é um grande aliado para fotografias macros. Você está trabalhando com uma profundidade de campo limitada no foco, assim você determina o que quer como foco. Se mudar o foco para Automático, a câmera vai determinar o que focar, e isso pode atrapalhar sua idéia de composição. Sempre aconselho a usar o foco manual para esse tipo de fotografia, você vai ver a diferença.
PASSO 5:
A capacidade que você tem em definir manualmente a abertura é uma grande vantagem, pois assim permite você a controlar a profundidade de campo, o que determina o quanto a sua imagem está em foco em primeiro plano ou não. Algumas câmeras não permitem a regulagem manual da abertura quando essa é mudada para o modo macro. Caso consiga usar a abertura manual, bem provável que você vai usar uma abertura grande para desfocar bem o fundo o que é muito eficaz para close-up.
PASSO 6:
Jamais esqueça das regras de composição, bem como as Regras dos Terços. Em uma composição colocar o assunto em primeiro plano é essencial para uma boa fotografia macro.
A fotografia Macro é muito divertida, mas como falei na introdução, pode se tornar um vício e um vício bem caro. É sempre uma excelente idéia experimentar. Faça seus testes e tire suas conclusões.
Adiraphaeli: um dos mais influentes fotógrafo do Brasil é o mais novo colaborador do FOTOCOLAGEM
O FOTOCOLAGEM está de colaborador novo, o fotógrafo Ângelo Rafael L. Coffy mais conhecido como ADIRAPHAELI, a partir de agora vai fazer parte da nossa equipe. Quinzenalmente, vocês poderão ler textos inéditos sobre o mundo dos click, escritos por esse profissional.
Adiraphaeli pode ser descrito como um fotógrafo da nova geração, apaixonado pela arte de escrever com a luz. Na bagagem, milhares de quilômetros percorridos pelos quatro cantos do Rio Grande do Sul, e a admiração pelas pessoas, paisagens e figuras que são a marca deste Estado.
Sedento por informação e novas tecnologias, sabe a medida certa entre o novo e o tradicional, e utiliza essa fusão para exprimir singularidade a seus trabalhos. Música, nudez, família: a diversidade tem espaço garantido no portfólio deste jovem fotógrafo.
Sem vaidade ou pretensão, seu desejo é transmitir, por meio das imagens, um pouco do seu olhar sobre as coisas do mundo. E se a beleza está nas pequenas coisas, são esses detalhes que fazem toda a diferença.
A partir de agora você poderá conferir os posts do ADIRAPHAELI na coluna IDÉIAS! Gostou? Converse com o nosso fotógrafo: contato@fotocolagem.com.br
Contatos
Site: www.angelocoffy.com
Twitter: www.twitter.com/adiraphaeli
Blog: www.angelocoffy.com/blog
Flickr: www.flickr.com/adiraphaeli
Baixe o arquivo e construa sua PINHOLE REBEL
O Designer checo Jaroslav Jurica desenvolveu duas câmera de papel que podem ser impressas e montadas em casa. É a técnica PINHOLE cada vez mais ativa em tempos de grandes inventos e tecnologia.
O Arquivo se encontra sobre a licença de Creative Common e o PDF pode ser baixado livremente aqui. O documento ensina o passo-a-passo para você construir a sua câmera.
Veja algumas impressionantes imagens capturadas com a “Pinhole Rebel” como é chamada pelo autor:
Capital brasileira é retratada com ares cubista pelas lentes de Thomas Kellner
Está em cartaz a exposição fotográfica “Brasília 50 anos de uma utopia moderna”, do alemão Thomas Kellner. A mostra retrata a capital brasileira em ares cubistas, os monumentos parecem inclinados em ângulos surreais e distorcidos.A cidade é totalmente remodelada aos olhos do fotógrafo.
As imagens estão expostas para visitação no Espaço Cultural Contemporâneo (Ecco), até o dia 25 de julho. O fotógrafo veio a Brasília pela primeira vez em 2004, a convite da curadora Karla Osório, diretora do Ecco. Há 20 anos Kellner registra arquiteturas do mundo todo, mas quando viu o traço de Oscar Niemeyer e o planejamento urbano de Lucio Costa, ficou fascinado pelos ícones arquitetônicos da capital e passou a visitar o Brasil pelo menos uma vez por ano para fazer seus registros.
O fotógrafo prefere retalhar o que vê em centenas de pequeninos quadros e reconstruir tudo de um jeito desconjuntado.Kellner trabalha também como artesão. Fotografa cada canto do quadro imaginário traçado em volta da paisagem para construir uma imagem única.
Todo o trabalho é feito com câmera analógica e na sequência observada no conjunto. Fotoshop e retoques digitais são opções desconsideradas pelo fotógrafo. "Não há nada de novo no fotoshop. Não preciso dele."É um processo minucioso e metódico, possível apenas graças aos desenhos e cálculos previamente realizados, como as linhas imaginárias traçadas no quadro para indicar a mudança de ângulo a cada disparo. "A sequência de frames é o próprio movimento da câmera, mas o ângulo nunca é o mesmo. Não posso lembrar exatamente os mesmos ângulos, então preciso seguir meu instinto e sentir minha emoção no momento", revela Kellner.
Serviço
Exposição “Brasília 50 anos de uma utopia moderna”
Fotógrafo: Thomas Kellner
Curadoria : Paulo Wombell
Local: Espaço Cultural Contemporâneo - Ecco (SCN Q.3, Lt. 5)
Visitação até 25 de julho, de terça a domingo, das 9h às 19h
Adiraphaeli: um dos mais influentes fotógrafo do Brasil é o mais novo colaborador do FOTOCOLAGEM
O FOTOCOLAGEM está de colaborador novo, o fotógrafo Ângelo Rafael L. Coffy mais conhecido como ADIRAPHAELI, a partir de agora vai fazer parte da nossa equipe. Quinzenalmente, vocês poderão ler textos inéditos sobre o mundo dos click, escritos por esse profissional.
Adiraphaeli pode ser descrito como um fotógrafo da nova geração, apaixonado pela arte de escrever com a luz. Na bagagem, milhares de quilômetros percorridos pelos quatro cantos do Rio Grande do Sul, e a admiração pelas pessoas, paisagens e figuras que são a marca deste Estado.
Sedento por informação e novas tecnologias, sabe a medida certa entre o novo e o tradicional, e utiliza essa fusão para exprimir singularidade a seus trabalhos. Música, nudez, família: a diversidade tem espaço garantido no portfólio deste jovem fotógrafo.
Sem vaidade ou pretensão, seu desejo é transmitir, por meio das imagens, um pouco do seu olhar sobre as coisas do mundo. E se a beleza está nas pequenas coisas, são esses detalhes que fazem toda a diferença.
Contatos
Site: www.angelocoffy.com
Twitter: www.twitter.com/adiraphaeli
Blog: www.angelocoffy.com/blog
Email: contato@angelocoffy.com
Flickr: www.flickr.com/adiraphaeli
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Lula improvisa como fotógrafo em Teerã. Assista vídeo
Fonte: UOL Vídeos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quebrou o protocolo e improvisou como fotógrafo em Teerã, onde conseguiu o compromisso do regime iraniano de realizar troca de combustível nuclear no exterior.
O presidente brasileiro acabou arrancando risos dos repórteres quando pegou uma das câmeras e passou a fotografar outros líderes e os jornalistas no recinto, como mostra o video acima.
A brincadeira de Lula simbolizou o alívio final depois de quase 30 horas de tensas negociações em busca de um acordo que ajudasse a destravar o impasse entre o Irã e a comunidade internacional sobre o polêmico programa nuclear iraniano, acusado de ter fins bélicos pelas potências ocidentais, o que é negado por Teerã.
Sharp anuncia câmera 3D para celulares
Fonte: Folha Online
da Reportagem Local
A Sharp anunciou ter desenvolvido um sistema de câmera 3D para ser usado em dispositivos móveis, segundo informou a agência de notícias France Presse na quarta-feira (12).
A produção está prevista para começar ainda no final de 2010.
O sistema da marca usa duas pequenas lentes que capturam, simultaneamente, imagens separadas para o olho direito e o olho esquerdo.
Essas imagens são, então, sincronizadas, formando o 3D. As imagens capturadas devem ser em alta definição.
A produção deve começar, em menor escala, em julho.
A produção em grande escala está prevista para ocorrer até o final do ano.
Outras informações, como preços e demais, detalhes ainda não foram fornecidos.
Fotógrafo registra insetos dormentes no orvalho; veja
Fonte: BBC
O fisioterapeuta polonês Miroslaw Swietek fotografou imagens da face de insetos coberta de orvalho.
Para conseguir o efeito desejado ele entra em uma floresta perto de sua casa no vilarejo de Jaroszow, na Polônia, por volta das três horas da manhã.
Usando uma lanterna, o fotógrafo amador de 37 anos procurou insetos imóveis, que pareciam dormir, e colocou sua câmera e flash a poucos milímetros deles.
Swietek disse que fotografia é um hobby há dois anos e meio e que gosta de registrar especialmente imagens de insetos e lagartos, segundo o jornal britânico Daily Mail.
"Entre às três e quatro horas da manhã os insetos estão dormindo e é fácil tirar fotos deles. O difícil é encontrá-los", afirmou.
"Precisa fotografar muito rápido porque o orvalho desaparece rapidamente."
O fotógrafo amador disse que tem livros que o ajudam a identificar os insetos. "Como estão cobertos de orvalho eu acho quase impossível saber o que são."
Embora insetos não "durmam" da mesma forma que os seres humanos, eles entram em um estado de entorpecimento em que ficam praticamente imóveis e menos sensíveis a estímulos externos.
Confira algumas imagens e veja a galeria completa aqui:
FOTODIÁRIA: Ana Elisa Novais
Por: Armando Vernaglia
Belo retrato, bem dentro daquilo que venho chamando de escola brasileira de fotografia, ou seja, a fotografia voltada ao povo brasileiro, seus costumes, suas origens étnicas e seu trabalho. O retrato enviado pela leitora e fotógrafa Ana Elisa tem cores fortes e vibrantes, o que é muito positivo visto que muitas pessoas que escolhem essa temática adotam o preto e branco, mas a cor, quando bem trabalhada, acrescenta muito à leitura da imagem, e este é o caso deste rico retrato. Não vejo defeitos nesta imagem, não vejo nada de negativo que pudesse ser mencionado, é uma grande foto que merece os parabéns.
A imagem recebeu 54 votos.
Resultado da Votação:
Excelente: 13 (24%)
Ótima: 26 (48%)
Boa: 15 (27 %)
Pouco Criativa: 0 (0 %)
FOTODIÁRIA agora é com Armando Vernaglia. Participe!
Mande um email para: contato@fotocolagem.com.br
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Imerso em vontade
Por: Rodrigo Favero
Esses dias em casa, pesquisando, olhando revistas, livros, sites na internet e vendo televisão de repente me deparei com uma idéia que acho que até hoje não foi colocada em prática: fotografar com lomo em baixo d’água. Ok ok, fotografar embaixo da água não é nenhuma novidade eu sei, mas com Lomo eu acredito que seja sim e mesmo que não seja é uma práica pouco vista em todo caso.
De qualquer maneira o interessante é se entregar e partir pra foto, experimentar e ver como você e suas fotos reagem a essa nova linguagem...o fundo do mar, a imensidão azul, um cenário completamente adverso ao que seus olhos estão acostumado, a maneira como a luz incide nos objetos e as nuances de cores e formas reveladas deve ser algo magnífico de registrar ainda mais com uma máquina que tem por característica distorcer a realidade criando uma completamente diferente e única.
Nunca fiz esse experimento confesso mas tente fazer uma gambiarra, colocar sua máquina dentro de uma caixa com algum dispositivo para conseguir mexer no botão de disparo e veda-la bem para que não entre água logicamente; utilize filme com alta sensibilidade como os de ISO 800 ou maior (se voc ê conseguir por milagre achar aqui no Brasil) e mãos a obra, boa diversão. Faça um tanque caseiro, utilize seu aquário, vá para a praia, alto mar ou mesmo a piscina mais perto de você e coloque sua criatividade em prática, use, abuse e ouse, não fique preso a padrões definitivamente; arriscar vale muito mais.
Enviem seus resultados para contato@fotocolagem.com.br, sejam bons ou ruins, aposto que muitos gostarão de ver, afinal a inspiração de outros parte disso.
Fotógrafos apresentam portfólio direto do iPhone
O mercado está em alta para os fotógrafos. Editoriais cada vez mais sofisticados estão pedindo dos profissionais sensibilidade na hora de apresentar o portfólio. No entanto, não são efeitos em flash que mostram competência. Na hora do "vamos ver", além de talento, o profissional de fotografia precisa estar alinhado com as novidades do mercado.
Pensando nisso, o Programador Web Leonardo Lima, sai na frente e conquista uma fatia do mercado que está carente. "Fotógrafos normalmente precisam de referências de projetos para web. Meu trabalho inclui assessoria e manutenção do website", comenta @leolima77. A nova demanda de projetos inclui um sistema de programação capaz de interagir o site do fotógrafo com uma plataforma direto para o IPHONE!
Muita novidade para você? Então prepare-se: segundo divulgação da própria Apple foram vendidos no mundo mais de 1 mihão de unidades do aparelho, isso corresponde a 13.500 iPhones vendidos por dia. 560 por hora. 9 por minuto. Entenderam?
Confira a entrevista exclusiva que o FOTOCOLAGEM fez com o Léo Lima:
FOTOCOLAGEM: Como tem sido esta migração dos fotógrafos para o uso de redes móveis para apresentação do portfólio?
LÉO LIMA: Essa migração tem sido lenta, conheço poucos profissionais que disponibilizam esse canal para o público que procura ou gosta de fotografia, mas isso tende a mudar, pois o numero de acessos vindos de celulares tem crescido muito nos ultimos anos e os melhores e mais antenados profissionais vão ter essa preocupação com seu publico.
Alguns exemplos que conheço são o EV Chaves, o Alexandre Machado criados por mim e Everton Rosa
FOTOCOLAGEM: Quais são as vantagens de apresentar o portfólio em IPHONE?
LÉO LIMA: A maior vantagem é o número de acessos que vem dos iPhones e Smartphones, além de uma nova forma de apresentar seu portfólio para um cliente em locais sem um computador ou acesso a internet
FOTOCOLAGEM:O seu trabalho ele é inovador. Isso é fato. Mas quais são os pontos que você destacaria como convencimento para que outros fotógrafos pudessem usar seus serviços?
LÉO LIMA: Numero de acessos vindos desses dispositivos / Novo canal para apresentação do portfolio / Integração com o site principal / Otimização para sites de busca
FOTOCOLAGEM: Existe a possibilidade de criar um portfólio exclusivo para a plataforma do IPAD? Quais são os celulares compatíveis com o seu serviço?
LÉO LIMA: Sim, assim como o iPhone é possivel criar sistemas especificamente para o iPad. Esse novo aparelho da Apple vem para revolucionar, estamos muito anciosos para o lançamento aqui no Brasil.
Geralmente tento criar uma plataforma que se adapte tanto no iPhone quanto para Smartphones em geral, mas há casos que o cliente quer um desenvolvimento especifico para o iPhone, com as rolagens de tela, com os botões padrões e etc, enfim vai do gosto do cliente.
FOTOCOLAGEM: Comente o que quiser sobre o trabalho.
LÉO LIMA: É um trabalho inovador, os primeiros profissionais a aderir a essa tendência tendem a ser referencias no mercado, as estatisticas mostram que o crescimento do acesso via celulares é grande e quem estiver preparado irá crescer também.
Como o volume e a demanda de trabalho é grande estou criando junto com um sócio uma empresa voltada para o desenvolvimento mobile, em breve estaremos lançando nosso site e produtos voltados para o mercado mobile visando um melhor atendimento e desenvolvimento da área no Brasil.
Os leitores do Fotocolagem serão os primeiros a saber sobre o lançamento dessa nova empresa e seus produtos. Agradeço ao Eduardo Chaves e a Déborah Silva pelo espaço, desejo sucesso ao Fotocolagem.
Confira algumas imagens do portfólio do Programador Web Léo Lima: